Estamos vivendo uma mudança?
Amigos
Muitos
podem achar que eu estou errado ou louco, mas como sempre digo, a grande graça
da propaganda é que não tem uma única resposta, uma única
certeza e nós, profissionais de planejamento, trabalhamos com percepção e
provocação.
Hoje
eu fiquei muito feliz com 2 marcas. Saraiva e Playboy. A Saraiva, uma parceira da
2ª edição do meu livro de Planejamento Estratégico Digital que vou lançar em
Abril de 2015, a Playboy uma revista de conhecimento mundial e uma marca admirada. O que eles
fizeram nas Redes Sociais nesse 23/12/2014 espero, do fundo do meu coração, que
seja uma mudança no comportamento das marcas nas Redes Sociais.
Entendemos
que nada e ninguém é perfeito, mesmo que o consumidor se coloque, em muitas
vezes acima do bem e do mal, onde ele, nunca erra, nunca faz nada, mas as
marcas sempre estão errando e querendo "ferrar a vida deles"! Há marcas que não ligam para o consumidor mesmo, acabam errando
e não se importam com isso, o que faz o consumidor estar cada dia mais
estressado com as compras, isso é ruim para o varejo como um todo.
Bem,
o que eu adorei das marcas Saraiva e Playboy foi a reação contra os “revolucionários
do Facebook” como gosto de chamar. São aquelas pessoas, e tem muitas, que
aparentemente não tem muito o que fazer e precisam, urgentemente, dos 15
minutos de fama. Seu ego implora por isso. O Facebook abriu espaço para as pessoas falarem o que
quiserem, claro, o perfil é seu e você escreve o que desejar, mas quem fala o
que quer, pode ouvir o que não quer. As marcas, até então, tinham um certo medo
de responder a altura, pois poderia virar o famoso “mimimi” das Redes Sociais,
onde as pessoas agridem, a marca responde e depois se fazem de vítimas dizendo
que a marca é isso ou aquilo.
Eu
sempre sonhei com o dia em que as marcas iam responder e não veríamos mais
vítimas, mas sim, consumidores conscientes e entendendo que algumas pessoas
querem apenas os 15 minutos de fama e ao invés de ajudar na fama, criticam a
atitude.
E hoje, finalmente, em menos de
5 minutos, vi 2 casos que me deixaram extremamente feliz. De um lado, um
cidadão se achando "malandrão" porque lê livros de graça na Saraiva. Notando que
a Saraiva não o enxerga como público, pois seu público tem outro perfil, o
rapaz quis “tirar um sarro”da marca. Tomou a famosa “invertida” de forma
honesta, engraçada e até elegante. Piada inteligente, aliás, é o que esperamos
de uma marca como a Saraiva.
Do outro lado, uma das revistas
mais famosas do mundo, a Playboy. Independente aqui se a circulação dela está
caindo ou não – como todas as revistas e jornais no mundo estão – mas a
Playboy, assim como a Saraiva, foi extremamente elegante ao responder a carta
onde, literalmente, o comentário é preconceituoso contra o homossexual. Amigo,
o Bolsonaro não é uma referência, ok?
A
Playboy poderia nem ter respondido, afinal, essa carta ou email chegou para a
redação, mas fez bem ao mostrar que mesmo sendo uma revista masculina, defende
a todos sem preconceito, até mesmo colocando um homossexual, de grande talento,
por sinal, para expor suas ideias na revista.
Espero, finalmente, nesse
momento presenciar uma tendência de Redes Sociais, uma nova forma de comunicar,
de se expressar das marcas, não ofendendo ou baixando o nível de alguns, mas
respondendo de forma inteligente, sendo sutis em suas respostas, como as que vi
aqui, mas principalmente que essas marcas deem mais importância para quem
realmente interessa, não apenas quem consome, mas quem deseja, quem fala com a
marca, quem conversa, quem quer saber mais. Críticas, por favor, sempre bem
vindas, mas as com inteligência e conteúdo. As acima, deixe esse pessoal
falando “cás parede” como dizia a Nair Belo.
Abraços, boas festas e um excelente 2015!!!
Felipe Morais
@plannerfelipe
Eclético. Esse é o novo consumidor?
Amigos.
Quem já viu o vídeo de Tiago Abravanel e a música "Eclético". Bom, pelo menos no YouTube teve mais de 374 mil views, é um bom número na minha opinião. Se ouviu, o refrão "eclético, sou como whisky com energético..." deve estar passando na sua mente agora, ao menos, depois que eu ouvi esse som pela primeira vez, na minha ficou por muitos e muitos dias. Até a minha filha de 4 anos já viu esse vídeo e adorou. Sim, parece frase do Sr. Silvio Santos, mas propositalmente, afinal, Tiago é "neto do patrão..."
Outro dia, revendo esse vídeo eu pensei em como poderia tirar uma lição de marketing dele, afinal, nós publicitários estamos sempre atrás de aprendizado com as coisas, planejamento então, nem se fala e analisando pela ótica de planejamento eu vi nesse vídeo o novo perfil do consumidor, desse consumidor cada vez mais participativo, analista e estudioso, esse novo perfil do consumo online de tudo, inclusive, das chamadas "novas mídias".
A música começa com a seguinte frase: "Tem um pouco de todo mundo, dentro de cada um de nós, tá na cara no jeito, na pele, no passo, na roupa, no gesto e na voz..." desse início, Thiago se transforma em diversos personagens, de Tim Maia a Freddie Mercury, passando por Silvio Santos, Bel, Michael Jackson entre outros. Vale a pena ver o vídeo, pois a performance do ator é sensacional.
Mas voltando ao marketing?
Quem nunca sonhou em ser alguém que não é? Por exemplo, quem, aos 10 anos de idade não jogou futebol fingindo ser o camisa do 10 do seu time? Quantos goleiros São Paulinos não fazem uma defesa e gritam Rogeeeeeeerio imitando um locutor narrando uma grande defesa do goleiro do São Paulo? Quantas meninas não se vestem diariamente de Branca de Neve, Cinderela, Bela e agora, mais recentemente Elsa e Ana (Frozen)? Quantos adolescentes não começaram uma banda de rock inspirados em Led Zeppelin, Ramones, Kiss, Queen, Pink Floyd, Beatles ou Rolling Stones. A fantasia está dentro do ser humano desde bem pequenos.
"Somos várias pessoas em uma só pessoa, temos o perfil esquizofrenico". Repito essa frase em várias aulas quando abordo o tema, comportamento de consumo. A aprendi, com meu grande mestre Araken Leão. Hoje o consumidor está interagindo mais com as marcas. A plataforma digital, permite isso, o que não permitia há anos. Papo batido, sim, usado nas empresa? Não! Os gestores sabem da interação, ouvem isso de qualquer pessoa do mercado digital, mas na hora de colocar em prática, deixam de lado, investindo a verba no Google e na TV ao invés de entender mais sobre as pessoas. "Quanto mais se sabe sobre uma pessoa, melhor se vende para ela", já dizia Ricardo Nunes, CEO da Ricardo Eletro.
O vídeo de Tiago mostra que ele pode se transformar em quem ele quiser, basta vestir a "máscara e a roupa". E é isso que o consumidor faz hoje. Ora, no Google, ele é um pesquisador, ora no Facebook ele é um influenciador, ora no site ele é um detalhista, ora no SAC ele é um questionador, ora no Buscapé ele é uma pessoa atrás de vantagens, ora no Youtube ele quer entender mais pelo apelo visual e sonoro, ora no Twitter ele é um apreciador de novidades, ora no Blog ele é uma pessoa que ajuda a marca, ora no e-mail ele quer se relacionar. E ele pode ser tudo isso ao mesmo tempo e agora, e isso, sem mencionar, que, de acordo com Kotler, ele pode ser influenciador, decisor, usuário e comprador do produto, ao mesmo tempo, ou não.
Meu pai influencia a compra do meu carro, minha esposa decide, eu compro e quem usa sou eu e minha esposa, por exemplo. Básico, não? Kotler fala isso desde a versão 1 do best seller Administração em Marketing, hoje, na 14a versão, mas de verdade, quantas marcas se preocupam nisso. Querem venda, venda, venda mas não entendem que podem vender melhor se conhecer mais quem, como, onde e como compram.
E no final, o vídeo acaba com a palavra "amor" é isso que falta no relacionamento entre marca e usuário, pois do usuário ou consumidor, parte esse amor, ele confia, ele se dedica, ele defende, ele luta pela marca, mas as marcas fazem o mesmo??
Parabéns ao talento do Tiago pelo excelente ator que sempre foi, mostrou que está ai porque tem talento e não sobrenome (mesmo porque ele está na Globo e não nas novelas do SBT escritas pela esposa do seu avô), e para nós, homens de marketing, estrategistas, planejadores, vamos olhar esse vídeo como uma lição de como está o novo consumidor!!!
Já estão a vendas meus 2 cursos pelo iMasters e Portal Ecommerce Brasil
Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe