quinta-feira, 17 de março de 2016

“Tenha um saudável desrespeito pelo brief”

Amigos


Em Dezembro de 2015, tive a honra de assistir a uma palestra de um dos meus ex-professores de Miami Ad School, Ulisses Zamboni. Sou fã desde que eu tive aula com ele, em 2006. A surpresa da sua palestra no evento do Grupo de Planejamento, foi a presença da Tatiana Lemos, ex-gerente de comunicação Nestlé Brasil (que acaba de se mudar para Suíça para trabalhar na Nestlé de lá) que soltou uma daquelas frases que mexe com toda a sua percepção de negócios e comunicação: “Tenha um saudável desrespeito pelo brief do seu cliente” em resumo, nem sempre o cliente sabe exatamente o que quer. E espera ser confrontado. Chegar com soberba, com os “dois pés no peito” do cliente não vai levar a nada, aliás, a relação de agência e cliente precisa ser a melhor possível, ou o cliente, vai escolher outra. Hoje, as agências fazem o mesmo trabalho, pouca inovação e muito post de Facebook e comercial na TV. É o cenário atual, culpa de todas as partes.

O que a Tatiana quis dizer, ao menos essa é a minha percepção, é que a agência tem – e precisa mostrar – que há competência do seu lado, que há entendimento de mercado, cenário, concorrência, tendências e principalmente do consumidor a ponto de olhar para o brief e começar com a frase “olha, nós entendemos que seu problema não é bem esse...” e é ai que entra o profissional de planejamento e seus estudos, pesquisas e análises. É nesse momento que o profissional vai até o cliente e apresenta dados que podem levar a marca para um outro caminho. O cliente está errado? Não. Apenas a agência, com embasamento, está mostrando que a comunicação pode seguir outro caminho diferente. Comunicação é percepção de todos os lados, da marca, da agência e do consumidor. É um tripé que faz a marca ter sucesso. Ou não. Nada complexo, apenas se cada um fizer seu papel, o resultado vem, se não, não vem.

O profissional de planejamento precisa fazer o estudo profundo da marca. O diagnóstico é o primeiro passo. Tendo isso em mão há embasamento para questionar o brief, mas é preciso, também, ter em mente que não é sempre que o brief pode ou deve ser questionado. Cansei de ver agência se valorizando de que “o cliente é burro, não sabe o que quer” mas do lado dela, não soube ao menos fazer uma única pergunta ou um apontamento que pudesse provocar o cliente a pensar diferente. O próprio Ulisses disse esse dia “meus planejamentos hoje mais provocam o cliente do que qualquer outra coisa”. Tento seguir esse, mais um, ensinamento do Ulisses. Provocar o cliente. Recentemente, junto a Agência Pulso conseguimos essa provocação. Mostramos ao cliente os problemas que ele tinha de marca e produto. Ele ouviu, mas fomos além e apontamos os caminhos. Apontar erro, todos podem, mas como diz Julio Ribeiro em seu livro Marketing de Atitude “apontar é fácil, resolver é difícil”

E o papel da agência, hoje, é qual? Resolver problemas do cliente, aliás, como disse Fabiano Coura, mais do que problemas de comunicação, está na hora de entrarmos nos problemas de negócios.


Não tenha medo de questionar e provocar o cliente, mas não chegue com o achismo. Chegue com algo palpável, com uma defesa embasada da sua opinião. Achismo nunca levou ninguém a lugar algum!

Mais de 2 mil pessoas já fizeram o curso de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL do iMasters. Clique aqui e compre já o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

8 Comentários:

Às 18 de agosto de 2016 16:09 , Blogger Luan almeida Sobral disse...

Cara vc é top! Obgdo de novo pelo autógrafo no teu livro, quer dizer meu! Rsrs sua percepção é muito boa! Abraço

 
Às 18 de agosto de 2016 16:11 , Blogger Luan almeida Sobral disse...

Cara vc é top! Obgdo de novo pelo autógrafo no teu livro, quer dizer meu! Rsrs sua percepção é muito boa! Abraço

 
Às 24 de janeiro de 2017 20:57 , Blogger Aasha disse...


Thanks for this blog. provided great information. All the details are explained clearly with the great explanation. Thanks for this wonderful blog. Step by step processes execution are given clearly.Know the details about different thing.

http://www.iperidigi.com/seo-company-in-india/

 
Às 8 de março de 2017 22:42 , Blogger amala amala disse...

Thank you for sharing such a nice and interesting blog with us. I have seen that all will say the same thing repeatedly. But in your blog, I had a chance to get some useful and unique information. I would like to suggest your blog in my dude circle.
Jobs in Chennai
Jobs in Bangalore
Jobs in Delhi
Jobs in Hyderabad
Jobs in Kolkata
Jobs in Mumbai
Jobs in Noida
Jobs in Pune

 
Às 21 de julho de 2017 03:52 , Blogger sandhosh disse...

Thank you for this great article.keep more updates.
Digital marketing company in Chennai

 
Às 24 de julho de 2017 10:38 , Blogger Philips Huges disse...


Its a wonderful post and very helpful, thanks for all this information. You are including better information regarding this topic in an effective way.Thank you so much

Personal Installment Loans
Payday Cash Advance loan
Title Car loan
Cash Advance Loan

 
Às 26 de setembro de 2017 08:03 , Blogger Philips Huges disse...

Its a wonderful post and very helpful, thanks for all this information. You are including better information regarding this topic in an effective way.Thank you so much

Installment Loans Near Me
Title loans Near Me
Cash Advances Near Me

 
Às 13 de novembro de 2017 23:29 , Anonymous Nicole Bolton disse...

It’s amazing in support of me to have a site, which is useful in support of my know-how. thanks admin, you surely come with remarkable articles. Cheers for sharing your website page.Excellent blog here...
Oil and gas ERP
Human resources management software
CCTV Camera Dealers in Chennai
CCTV Camera Installation in Chennai
RFID Solutions

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial