quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

E mais uma vez...Mobile Marketing

Amigos.

O crescimento das novas mídias se deu início em 2007 quando algumas - poucas é verdade - empresas viram o celular de forma diferente: o usuário não apenas fazia e recebia ligações. Esse usuário interagia com o aparelho.

O celular começou a ser um dispositivo que tirava fotos, filmava, jogava-se jogos eletrônicos próprios para o celular, acesso a internet. Alguns celulares "até fazem ligação também", mas isso é o básico. O usuário queria mais. E as marcas lhe ofereceram mais!

Em 2008 surgiu o aparelho que revolucionou o mercado celular no país. A Apple, lança o iPhone, aparelho mais desejado da história da telefonia celular no planeta. Com o iPhone, agora sim, falar no celular era apenas um dos atributos desse aparelho. A interação é o seu ponto forte.

Diversas empresas correram atrás e a cada semana é lançado um aparelho que tem inspiração no iPhone: Só a Nokia lançou no ano passado o Nokia N95, depois o N95 8 gigas (que eu tenho e acho excelente) e agora já anunciou o N96 e o N97... nem bem consolidou o N95 já lançou 2 celulares que são a evolução dele... isso sem falar no Sansung Omnia, LG Cookie.

Diante a esse cenário, as empresas começaram a apostar em ações via celular. São ações mais baratas, com alto impacto e retorno. E não são apenas "Promoção de envio de SMS" são diversas ações e estratégias diferenciadas!

Segundo o site Mundo do Marketing, a Citroen está usando o Mobile Marketing para ações de CRM: A Citroën já aderiu ao Mobile Marketing ao lançar o programa de Manutenção Preventiva e também agregou mais valor ao seu programa de CRM. A manutenção preventiva é feita através do Iphone e de 94 modelos de celulares, onde os usuários que acessarem o aplicativo da Citroën receberão informações sobre manutenção, concessionárias, entre outros. “A ideia do mobile é focar em todos os públicos e saber o que eles pensam sobre a marca. Pretendemos atingir também quem não é cliente da empresa com esta ferramenta”, diz Edivaldo Mello, executivo de marketing da Citroën responsável pelo CRM e Relacionamento da montadora.

Em ações de divulgação da marca, para Mobile as taxas são sempre maiores, prova disso, foi outra ação que o Mundo do Marketing apurou junto a montadora: “O objetivo da Citroën foi aproveitar o lançamento do Terra Mobile para divulgar as taxas de IPI reduzido. Mais de 50% dos usuários que acessaram o site pelo celular interagiram com a peça da Citroën”, afirma Fernanda Magalhães, Gerente da Mobext, agência de Mobile Marketing da Montadora.

O interessante dessa ação é que as estratégias mobile não são apenas para o público jovem. São para os adultos também, afinal são quase 155 milhões de celulares ativos no Brasil, que é um enorme potencial!

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Abraços
Felipe Morais

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