quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Redes Sociais. Cuidado, nem sempre uma boa ideia dá resultado.

Amigos

Redes Sociais é um perigo!
Se você ainda não está atento a frase acima, tome muito cuidado ao entrar com uma marca nas Redes Sociais, pois mesmo tomando muito cuidado, ainda sim, uma mensagem mal interpretada pode gerar um fato negativo para as marcas. Vale lembrar, que hoje dificilmente uma marca não está nas redes, pois algum funcionário ou consumidor já a colocou lá, entretanto, nem todas estão oficialmente, e nesse caso é um grande perigo.

O site ADNEWS publicou recentemente uma matéria sobre uma ação do Mc Donalds que a princípio tinha tudo para ser uma ação benéfica para a marca, com boas chances de ser um sucesso. O conceito era o que muitos avaliam como ser o correto: Estimular que o usuário gere, espontaneamente, um conteúdo para a marca, divulgando uma hashtag que dissemine a marca pelas Redes, impactando os seguidores desse usuário e ampliando o impacto da marca pelo Twitter. Tudo de forma gratuita e com o aval desses usuários. Perfeito.

Dificilmente algum diretor de marca reprovaria uma ação dessas, ainda mais, porque a ação do Mc Donalds no Twitter estava ligada a comunicação da marca, ou seja, era uma ação que envolvia a comunicação 360º para ampliar o impacto da mensagem que a marca queria passar, porém, infelizmente – e digo isso pois ações assim são ruins para quem trabalha com Internet, afinal, já é difícil convencer que Internet dá resultado – a ação não foi benéfica para a marca.

No Twitter, o Mc Donalds, divulgou um produto novo McD Potato. A frase dizia “Quando nós fazemos algo com orgulho, as pessoas podem saboreá-lo – McD potato supplier #McDStories”. A Ideia era promover o Mc Donalds Stories, que é um movimento para promover histórias emocionantes de pessoas em torno da marca, ou seja, fazer com que as pessoas possam contar histórias próprias via Twitter de bons momentos que passaram com a marca, mas não foi bem isso que aconteceu e aqui vale ressaltar a importância de se mensurar tudo o que se fala ou faz das marcas nas Redes Sociais.

Poucas pessoas entraram na onda e falaram de suas histórias. A grande maioria dos tweets foram de protestos contra a marca. Funcionários da rede entraram na onda. Clientes reclamaram de tudo, até do conservante em lanches e abate de animais. Segundo o diretor de mídia sociais da marca, em 1h eles perceberam a repercussão e mudaram o rumo da campanha. Isso só é possível com mensuração minuto a minuto.

Esse artigo é mais um exemplo de como uma ação que tinha tudo para ser um sucesso, uma ação de relacionamento, de interação com o usuário, de entendimento do perfil do público, deu errado pois os críticos de plantão preferiram detonar uma marca, isso é comum acontecer com marcas fortes e grandes como o Mc Donalds, por isso, se você cuida de uma marca desse porte, tome o triplo de cuidado.

Nos dias 07,08,09 de fevereiro darei meu curso de 12h de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL na e-commerce school. esse curso poderá ser feito presencial ou online. Clique aqui e tenha mais informações.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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4 Comentários:

Às 2 de fevereiro de 2012 às 07:50 , Anonymous Alex Carvalho disse...

Olá! Acredito que foi uma ação muito ousada, poderia dar certo com uma marca menor, o MC donalds está a muitos anos no mercado, é visto como lider e referência por muitos outros fast foods. Como toda empresa já aconteceram muitas coisas positivas e negativas, eles quiseram expor os fatos positivos. Mas esqueceram de levar em consideração o perfil do seu público nas redes sociais, as pessoas estão utilizando esses mecanismos para fazer protestos contra marcas e empresas, mas também utilizam para falar bem (que eu acredito ser uma quantidade bem menor) . Enfim erraram feio, faltou pesquisa!!! Agora eles podem reverter a situação, como no case da Dominos pizza!

Alex Carvalho

 
Às 2 de fevereiro de 2012 às 08:05 , Blogger leoallvess disse...

Concordo com o Alex. Realmente faltou pesquisa e bom senso de medir com estava a percepção e o sentimento das pessoas em relação à marca nas redes antes de lançar a campanha. Não acredito que os responsáveis pela campanha sejam incompetentes ou qq coisa do tipo, mas com tantos detalhes para acertar, esse ficou para trás. De qualquer forma nos serve de lição.

 
Às 2 de fevereiro de 2012 às 10:25 , Anonymous Gil disse...

Sobre o curso de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, você mencionou que poderia ser feito online mas nos "detalhes" do curso não fala nada sobre isso. Como será o curso online?

Obrigado.

 
Às 2 de fevereiro de 2012 às 10:28 , Blogger Felipe Morais disse...

Gil.
Mande um email para elaine@ecommerceschool.com.br que ela pode te responder todas as suas dúvidas.
Abs

 

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