terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuidado com as tendências para 2012

Amigos.
FELIZ 2012. Muita paz, saúde e alegria a todos.

Já começo o ano bem crítico. Prometo me dedicar mais a esse canal, tenho recebido muitos elogios dos meus textos e acho bem legal e gratificante isso. Vamos ver se esse ano minha vida dá uma reduzida de trabalho, um aumento de faturamento e eu possa me dedicar mais ao blog.

O texto abaixo é uma reflexão para o começo do ano. Nem tudo o que sai no Google é passível de acreditarmos. Pense bem antes de planejar baseado em uma tendência ou defender algo por que um teórico disse uma frase de impacto...

Começo do ano é sempre marcado por artigos e mais artigos sobre tendências. Me lembro no ano passado de ter lido mais de 10, uns bons outros um tanto quanto viajantes. Nas minhas aulas eu sempre falo que é preciso tomar muito, mas muito cuidado com as tendências e os teóricos de plantão que adoram matar tudo apenas para gerar polêmica, afinal, polêmica vende, certo?

Quem esteve no Social Media Week de São Paulo, em fevereiro do ano passado (2011), viu a discussão envolta de um dos assuntos mais comentados do ano: o Facebook ia matar o Orkut no Brasil. Até estudo de uma renomada agência de publicidade offline (reparem bem na palavra offline) apresentou um estudo cravando que isso aconteceria no fim de 2011. Aconteceu?

Posso não estar com os dados desatualizados, mas até onde eu sei o Facebook não passou dos 25 milhões de pessoas cadastradas no Brasil ao ponto que o Orkut ainda reina com mais de 45 milhões, tudo bem que nem todos os estudos dão 100% certo, mas esse foi uma enorme viagem.

Tudo bem que as pessoas passam mais tempo no Facebook que no Orkut, que estão migrando de uma plataforma para a outra e até há o movimento das classes CDE estarem vindo em peso para a rede de Mark Zuckberg, mas vamos com calma quando duas plataformas similares apresentam números tão distantes. Eu tenho certeza que o Facebook vai ser a Rede Social do Brasil em breve, vai tomar o lugar do Orkut, porém acredito que isso possa ocorrer na metade de 2013, mas isso é um forte "achismo"!!!

Outra com relação ao Facebook era de que todos os sites morreriam pois as empresas migrariam seu site para o Facebook. Papo furado!!! Quero ver uma empresa ter a coragem de fazer isso agora. Não há muitos loucos para fazer isso, pois o site vai perder audiência. Nem todo mundo está no Facebook, além disso, em milhares de empresas as redes são bloqueadas, ou seja, se é tão difícil conquistar audiência na web, o que dirá usar uma ferramenta para diminuí-la?

Vale lembrar que o horário nobre da internet vai das 9h às 20h, de 2a a 6a, “coincidentemente” no famoso "horário comercial". Alguém pode me dizer que a Agência África fez essa migração. De cara eu digo: fez e bem feito! Mas vamos analisar qual o objetivo de um site de uma agencia de publicidade? Vender sua criatividade, cases, pessoas. Agências de pequena e médio porte precisam disso para vender seus serviços a prospects. A África tem Nizan Guanaes. Ponto.

Outra que vi era que as Redes Sociais iam matar os buscadores pois as pessoas ficam mais tempo nas redes do que nos buscadores. Em resumo o Facebook ou Orkut vão matar o Google e Bing/Yahoo! Ok, podem rir um pouco mais. É óbvio que isso foi dito por alguém que cheirou muita meia e foi palestrar em algum lugar e foi tão convincente que vários veículos de comunicação foram na onda, e mais uma vez eu digo para tomar cuidado.

Tendências são essenciais para o trabalho de planejamento, uma bem analisada e estudada pode ser um fator competitivo para a sua marca, mas pare, analise, pense, repense e depois proponha uma ação ao seu cliente baseada em uma tendência forte. Senão, vire piada como as que eu contei acima.

EM 3 MESES NO AR, MAIS DE 200 PESSOAS JÁ ADQUIRIRAM O CURSO QUE MONTEI EM PARCERIA COM A IMASTERS SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. CLIQUE AQUI E ADQUIRA JÁ O SEU!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 5 de janeiro de 2012 às 05:01 , Blogger Patrícia Carvalho disse...

Felipe!


Ótimas colocações!Recebemos tantas informações de todos os lados, que nada como analisar cada uma com calma e entender em que tempo ela irão acontecer.

Aproveitando, um ótimo ano para vc!

Abraços,

Patrícia

 
Às 5 de janeiro de 2012 às 13:56 , Anonymous Lucas Lopes disse...

Felipe, realmente muita gente erra feio nas previsões. Quero, no entanto, discutir uma situação que você citou com uma inclinação um pouco diferente. Eu acho que partindo da análise de que o Facebook é muito mais relevante hoje em dia no cotidiano das pessoas e das organizações, pode-se afirmar que ele já "matou" em Orkut. Claro que ainda tem menos usuários, mas vale lembrar que agora grande parte dos membros do Orkut estão inativos. As organizações estão promovendo campanhas maciças no Face e mesmo o Google já abandonou qualquer esforço de investimento o Orkut, agora com o Google+. É claro que o Orkut vai continuar existindo com milhões de usuários, mas se um cliente me perguntar se deveria investir lá, eu ia dizer que não, que ele focasse suas atenções nas outras mídias sociais.

Feliz 2012 e sucesso.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial