domingo, 20 de novembro de 2011

Relacionamento é a chave do sucesso

Amigos

Um conceito que sempre venho defendendo é que o relacionamento é a chave de sucesso para estratégias digitais. Quando começo a ler estudos de mercado que mostram dados como: 50% das pessoas compram de lojas que confiam e que 18% das pessoas seguem as marcas que consomem, começo a ver que não estou tão errado assim.

Vários são os motivos que fazem uma pessoa seguir uma marca, porém eu acredito que o maior deles é o poder que as Redes Sociais tem de gerar uma conversa – relacionamentos são baseados em confiança e conversas. Em época de web 2.0, sites, Redes Sociais, Blogs, Mobile, games, enfim, são vários os pontos de contato que o consumidor tem disponível para se relacionar. E é lá que as marcas tem que estar.

Nem sempre as vendas são feitas apenas na loja. Não adianta ter apenas uma loja virtual que isso será certeza de vendas. Se fosse assim, a taxa de rejeição (pessoas que entram no site e saem sem converter) não seria de 98% para o e-commerce no Brasil. Falta o relacionamento, o entendimento, as conversas com o público. As marcas colocam produtos, anunciam, falam mas não ouvem.

Baseado nessa presença, em ouvir, em pensar menos em vendas e mais em entender o consumidor, um case bem interessante é o Portal Mulher 360 do Walmart. Assim como existe o Saraiva Conteúdo, o foco aqui não está em vendas e sim em gerar conteúdo que pode gerar um relacionamento, um entendimento de público e ai sim, vendas. O foco do portal é a mulher.

Hoje, a mulher já representa quase 55% das vendas online. Em 2009 as mulheres representavam apenas 40% e o poder de decisão delas está cada vez maior. Com ticket médio de R$ 475,00 e comprando livros e DVDs em primeiro lugar e eletrônicos em segundo (segundo pesquisa da SophiaMind) o poder da mulher hoje cresceu muito. E mulheres, por histórico, valorizam muito mais o relacionamento e a afetividade do que o homem. Basta ver em pesquisas sobre casamentos, o quanto as mulheres dão mais importância do que os homens.

Segundo matéria do site da Revista Exame, o foco desse portal não são vendas. Para alguns, isso pode parecer um absurdo, infelizmente. Para mim – e acredito que para muitos que trabalham com internet – isso é algo interessante e mostra que a marca está entendendo a web além das vendas. Espero essa ser uma tendência forte em 2012.

O portal irá abordar questões sociais das mulheres, como seu papel no mercado de trabalho, economia, empreendedorismo, saúde, carreira entre outros assuntos. O site vai também abrir espaços para mulheres contarem as suas histórias com entrevistas e depoimentos. O conteúdo não tem nada de muito inovador – ao primeiro momento – mas como diria Alexandre Santos, ex-locutor da TV Bandeirantes “é disso que o povo gosta”.

As pessoas gostam de saber de história de pessoas comuns, que são como elas. Trazer a comunicação para a realidade da vida do consumidor. E claro, o projeto terá outros pontos de contato como o Twitter e Facebook. Aqui cabe mais um conceito que aprendi com o grande Marcelo Sant´Ago: as estratégias de comunicação continuam as mesmas, o que muda é a forma como nos relacionamos com as pessoas. Tá ai um case que vai nos mostrar isso.

Já está no ar o meu projeto em parceria com o Portal iMasters. O curso e-larning de Planejamento Estratégico Digital. CLIQUE AQUI e adquira já o seu.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às 21 de novembro de 2011 às 10:27 , Anonymous Diego @Lokow disse...

Parabéns, muito bom o post.

Realmente, hoje o relacionamento é primordial para quem quer se dar bem na internet.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial