terça-feira, 29 de novembro de 2011

Digitalks 2011 - Marketing Digital

Amigos.

Nesse dia 29/11 aconteceu no Teatro Vivo, aqui em São Paulo, mais um evento do Digitalks, marca que tem se tornado referência nacional em cursos e palestras nas áreas de marketing e comunicação digital. Graças ao amigo Flávio Horta, fico feliz em fazer parte dessa "família".

O post de hoje será bem grande, pois a quantidade de informação que recolhi no evento foi sensacional, muita coisa a ser feita, vista, feita e espaço para inovar. SEMPRE. Abaixo segue tudo o que anotei no evento. Espero que gostem:

CENÁRIO DIGITAL - Fábio Coelho
- Nascem 490 mil crianças por dia no mundo. Habilitam-se 550 mil smatphones com Android no mesmo período.

- O brasileiro é vanguardista e está sempre em busca do novo. Cada vez mais as pessoas estão buscando coisas diferentes. A capacidade de entender isso é o que faz a diferença nas estratégias de marketing.

- Busca é a prateleira digital de produtos, serviços, produtos a disposição 24h, 7 dias de semana. Encontra o usuário em seu momento de busca e gera um custo por aquisição muito melhor!

- Não existe mais on e off. Tudo está se tornando digital. Ficará mais fácil para criar aplicativos que vão funcionar em todas as ferramentas, nas multi telas.

- Hoje temos conteúdos broadcast (tv), made for web e o UCG que é quase 95% do conteúdo do YouTube.

- Criatividade sem ciência perde força. Não basta apenas ser criativo, é preciso entender plataformas e como as pessoas usam essas plataformas. PLANEJAMENTO. A tecnologia está cada vez mais aderente as estratégias de comunicação, são importantes no aumento da interatividade! Interatividade aumenta em 63% os resultados das peças.

- Digital ajuda na construção de marcas:
- Som, imagem, movimento
- Audiência e freqüência altas, as vezes maior que muita emissora de tv e radio
- Métricas em tempo real
- Interação e transação

O modelo de negocio hoje é a busca de conteúdo.

O PODER DO MKT ONLINE - Marcelo Abrileri
- E-mail começou em 1972 e até hoje nada o matou

- Mais da metade das pessoas do evento souberam dele por email. Ninguém pediu esse email, mas foram impactados pois o assunto era relevante.

- Email precisa ter layout agradável, fonte confiável, assunto relevante, novidade ou oportunidade. A soma de tudo isso gera engajamento e isso gera maior audiência nas ações, devido a pessoas indicando pessoas.

- Behaviorial target no email marketing é fundamental, amplia capacidade de vendas e ampliação de base de cadastro. É entender o comportamento one-to-one e assim ser mais acertivo.

- Bases devem ser clusterizadas. Quanto mais entender o consumidor e filtrar seu usuário e o conteúdo que ele quer receber, mais chances de sucesso o e-mail marketing terá. As empresas dizem que e-mail marketing não dão certo, porque não sabem fazer. Mercado ainda engatinhando!!!

- Peças de e-mail marketing e landing pages devem andar juntos. Peças devem ser com mensagens curtas e diretas. Call-to-action é importante. As vezes alterar a cor do botão ajuda na efetividade da peça. Quem se interessar deverá saber mais sobre a campanha na landing page.

- Freqüência no email é importante. A freqüência deve ser de 3, sendo que o 2o disparo variando um pouco costuma dar os melhores retornos. A partir do 3o a performance começa a cair.

- Fazer constante higienizarão da base para elevar a efetividade e não entrar em black lists de servidores.

- Continuidade da ação com pessoas que abriram, mas não clicaram. Mandar uma nova peça, com novo subject, para novo impacto, aumentando as chances de sucesso nas ações.

FORMATOS CRIATIVOS & BRAND CONTENT - João Bell
- Portal da Vivo já tem acesso de portal de conteúdo

- Sucesso de uma campanha se dá quando mídia paga, mídia própria e mídia espontânea dão certo e as pessoas interagem e convertem.

- Toda a marca precisa e quer ser adorada. Chegar ao ponto que a Apple chegou é o ponto máximo de marca. Brand content está sendo uma forte estratégia para essa ligação.

- É preciso tomar muito cuidado com ações de brand content. As vezes se faz o filme, gasta-se milhões de reais e o consumidor se lembra de tudo, menos da marca por trás desse conteúdo.

- A produção de Eduardo e Mônica e Pelé consumiu milhões de reais. Foi feito com a O2 (Pelé). Não é porque é internet que tem que ser trash! Dá e é importante fazer filmes com qualidade! Dá resultado e impacto.

- Vivo tinha um problema vindo do Call Center dizendo que as pessoas não sabiam usar smatphones ou SMS. A Vivo criou um tutorial com 3D, vetores, botões iluminados. O erro foi não saber as reais dificuldades do usuário. Não entendeu o usuário, o projeto foi um fracasso. Foi feito algo mais simples com passo a passo e foto "chapada". Muito mais resultados.

- Vivo utiliza diversas ferramentas para gerar acesso ao site. O site é o ponto final, é preciso gerar audiência, mas através de conteúdos diferenciados e ações como concursos culturais dentro do site. Gerando muitos resultados para a marca.

- VivoOn é uma plataforma de conteúdo onde entra diversos conteúdos. Relacionamento de entretenimento com a marca. Consumidores amam o produto, pois o site não vende apenas o produto, mas tem webshows, entrevistas, papo com JQuest. O site "fala" com o publico através desse entretenimento.

SOCIAL CRM - Angel
- A inteligência semântica como forma de melhorar seu atendimento.

- Formas de dar embasamento para tomada de decisões.

- A semântica auxilia na busca pelos significados de grupos de palavras e não apenas pela palavra-chave. A mesma frase pode ser feita de varias formas para passar a mesma mensagem. A busca semântica entende a mensagem e não apenas as palavras.

- Esta cada vez mais importante escutar o que o usuário quer falar! Mas não apenas ouvir, mas entender, guardar as informações e saber como e quando usar, agir e se relacionar. Em Redes Sociais a resposta tem que ser imediata, porém, a pergunta tem que ficar no banco de dados da marca para entender o que fazer - estratégias baseadas no que o usuário diz ou demonstra o que deseja.

- Em um Ecommerce a busca é importante. 60% das pessoas usam o campo de busca dos sites. As palavras mais buscadas é preciso ser estudada e mensurada. Cruzar essas informações com os clicks nos produtos, palavras mais buscadas no Google e performance dos produtos. Landing pages se torna uma importante ação para essa estratégia.

- Essas palavras da busca semântica auxilia nas estratégias de SEO. Criar filtros para essas palavras. Não tem sistemas. Tem inteligência humana.

CRESCIMENTO DE ECOMMERCE E COMPORTAMENTO DO ECONSUMIDOR - Douglas
- Cresce o mercado dos pequenos varejistas: artesanato, cestas de café da manhã, flores, livros técnicos sao os segmentos que mais crescem pelos pequenos varejistas.

- Compras coletivas e social Games ajudaram impulsionar o número de novos usuários na web em 2011 e vão ser grandes impulsionadores para os próximos anos também.

- 18% das pessoas não compram pela web por medo de não receber o produto, 16% com medo de não conseguir trocar o produto. Dar o número do cartão ainda é o rei dos bloqueios para o crescimento do Ecommerce no Brasil, cerca de 30% das pessoas tem esse medo.

- As mulheres são as maiores consumidoras de compras coletivas, o que para alguns institutos, tem colocados as mulheres como principais nas compras online, porém, os homens ainda gastam mais.

- Dentre as 70% das vendas online, 60% são parceladas e 40% a vista. O pagamento a vista cresceu muito graças as compras coletivas.

- Pagseguro tem uma ferramenta de "carteira" onde o usuário pode deixar um dinheiro guardado para ir gastando aos poucos.

MARKETING DIGITAL: PERFORMANCE E ANALISE DE ROI - Gabriel Kenski
- A grande sacada do marketing online é entender os números que uma campanha apresenta.

- O trabalho do marketing online é muito maior quando a campanha está no ar, pois a mensuração é em tempo real

ROI: retorno/investimento = 3/1 = 3
ROI -1: retorno/investimento = 3/1 - 1 = 2 (lucro sem investimento contabilizado)

- Ambas as analises de ROI estão certas, porém algumas empresas optam pelo ROI -1

- Saber quanto é a margem X margem de lucro é o calculo a ser feito para saber se a conversão foi satisfatória ou não.

Exemplo: investiu 1000 reais, 100 mil viram, 2 mil clicaram e 10 compraram.
TM 150,00 = 1.500,00 ou ROI de 0,5

- Investimento, impactos, visitas, compras = retorno
Pilares de uma campanha. São os pontos a serem avaliados periodicamente.
Custo por impacto, CTR, Taxa de conversão, Ticket Médio sao os 4 pilares a serem avaliados na performance da campanha, que devem estar atrelados a Investimento, impactos, visitas, compras = retorno

- Testes A/B estão se tornando cada vez mais importantes dentro das estratégias digitais.

- Parece óbvio, mas combos são boas táticas para aumentar o ticket médio do site e até atrair mais audiência para o site. Consumidor percebe valorem compras casadas. Percepção de ganho, mesmo que somando compra individual seja o mesmo.

O PODER DOS VERTICAIS - Alexandre
- O principio dos verticais é entender pessoas, entender de gente.

- É preciso ter um apelo emocional, algo relevante para que as pessoas se tornem fieis há esses sites. Audiência menor que portais, mas foco no nicho.

- O vetor de conexão é fundamental para o sucesso de um site vertical.

- A fragmentação da mensagem está cada vez mais presente, os sites verticais deverão entregar uma nova experiência para ampliar a conexão emocional da marca com as pessoas. Sites segmentados com conteúdos segmentados. Pessoas buscam conteúdos de acordo com seus interesses.

- As pessoas estão tomando propriedade de sites verticais. A relação é tão forte que elas se sentem parte do site. Deixar que elas contem suas historias é outra forma, forte, de relacionamento com pessoas.

- Deixar que as pessoas abram para contar suas historias amplia o relacionamento e a intimidade entre pessoas e marcas. Marcas contando historias temo mesmo efeito.

- Pode se trabalhar os mesmos conteúdos que outros sites trazem, mas é preciso entender diferenciais. Em alguns casos, uma boa explicação sobre o produto dicas ou bons atendimentos já é um diferencial mesmo que isso pareça simples.

- As vezes o que é simples para os gestores da marca pode ser o elo que faltava para o consumidor fazer a conexão com marcas.

- Hoje o CyberCook tem 80 mil receitas, sendo apenas 18 mil são editoriais, o resto é crowdsourcing, ou seja, os usuários criando gratuitamente para as marcas.

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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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