terça-feira, 29 de novembro de 2011

Digitalks 2011 - Marketing Digital

Amigos.

Nesse dia 29/11 aconteceu no Teatro Vivo, aqui em São Paulo, mais um evento do Digitalks, marca que tem se tornado referência nacional em cursos e palestras nas áreas de marketing e comunicação digital. Graças ao amigo Flávio Horta, fico feliz em fazer parte dessa "família".

O post de hoje será bem grande, pois a quantidade de informação que recolhi no evento foi sensacional, muita coisa a ser feita, vista, feita e espaço para inovar. SEMPRE. Abaixo segue tudo o que anotei no evento. Espero que gostem:

CENÁRIO DIGITAL - Fábio Coelho
- Nascem 490 mil crianças por dia no mundo. Habilitam-se 550 mil smatphones com Android no mesmo período.

- O brasileiro é vanguardista e está sempre em busca do novo. Cada vez mais as pessoas estão buscando coisas diferentes. A capacidade de entender isso é o que faz a diferença nas estratégias de marketing.

- Busca é a prateleira digital de produtos, serviços, produtos a disposição 24h, 7 dias de semana. Encontra o usuário em seu momento de busca e gera um custo por aquisição muito melhor!

- Não existe mais on e off. Tudo está se tornando digital. Ficará mais fácil para criar aplicativos que vão funcionar em todas as ferramentas, nas multi telas.

- Hoje temos conteúdos broadcast (tv), made for web e o UCG que é quase 95% do conteúdo do YouTube.

- Criatividade sem ciência perde força. Não basta apenas ser criativo, é preciso entender plataformas e como as pessoas usam essas plataformas. PLANEJAMENTO. A tecnologia está cada vez mais aderente as estratégias de comunicação, são importantes no aumento da interatividade! Interatividade aumenta em 63% os resultados das peças.

- Digital ajuda na construção de marcas:
- Som, imagem, movimento
- Audiência e freqüência altas, as vezes maior que muita emissora de tv e radio
- Métricas em tempo real
- Interação e transação

O modelo de negocio hoje é a busca de conteúdo.

O PODER DO MKT ONLINE - Marcelo Abrileri
- E-mail começou em 1972 e até hoje nada o matou

- Mais da metade das pessoas do evento souberam dele por email. Ninguém pediu esse email, mas foram impactados pois o assunto era relevante.

- Email precisa ter layout agradável, fonte confiável, assunto relevante, novidade ou oportunidade. A soma de tudo isso gera engajamento e isso gera maior audiência nas ações, devido a pessoas indicando pessoas.

- Behaviorial target no email marketing é fundamental, amplia capacidade de vendas e ampliação de base de cadastro. É entender o comportamento one-to-one e assim ser mais acertivo.

- Bases devem ser clusterizadas. Quanto mais entender o consumidor e filtrar seu usuário e o conteúdo que ele quer receber, mais chances de sucesso o e-mail marketing terá. As empresas dizem que e-mail marketing não dão certo, porque não sabem fazer. Mercado ainda engatinhando!!!

- Peças de e-mail marketing e landing pages devem andar juntos. Peças devem ser com mensagens curtas e diretas. Call-to-action é importante. As vezes alterar a cor do botão ajuda na efetividade da peça. Quem se interessar deverá saber mais sobre a campanha na landing page.

- Freqüência no email é importante. A freqüência deve ser de 3, sendo que o 2o disparo variando um pouco costuma dar os melhores retornos. A partir do 3o a performance começa a cair.

- Fazer constante higienizarão da base para elevar a efetividade e não entrar em black lists de servidores.

- Continuidade da ação com pessoas que abriram, mas não clicaram. Mandar uma nova peça, com novo subject, para novo impacto, aumentando as chances de sucesso nas ações.

FORMATOS CRIATIVOS & BRAND CONTENT - João Bell
- Portal da Vivo já tem acesso de portal de conteúdo

- Sucesso de uma campanha se dá quando mídia paga, mídia própria e mídia espontânea dão certo e as pessoas interagem e convertem.

- Toda a marca precisa e quer ser adorada. Chegar ao ponto que a Apple chegou é o ponto máximo de marca. Brand content está sendo uma forte estratégia para essa ligação.

- É preciso tomar muito cuidado com ações de brand content. As vezes se faz o filme, gasta-se milhões de reais e o consumidor se lembra de tudo, menos da marca por trás desse conteúdo.

- A produção de Eduardo e Mônica e Pelé consumiu milhões de reais. Foi feito com a O2 (Pelé). Não é porque é internet que tem que ser trash! Dá e é importante fazer filmes com qualidade! Dá resultado e impacto.

- Vivo tinha um problema vindo do Call Center dizendo que as pessoas não sabiam usar smatphones ou SMS. A Vivo criou um tutorial com 3D, vetores, botões iluminados. O erro foi não saber as reais dificuldades do usuário. Não entendeu o usuário, o projeto foi um fracasso. Foi feito algo mais simples com passo a passo e foto "chapada". Muito mais resultados.

- Vivo utiliza diversas ferramentas para gerar acesso ao site. O site é o ponto final, é preciso gerar audiência, mas através de conteúdos diferenciados e ações como concursos culturais dentro do site. Gerando muitos resultados para a marca.

- VivoOn é uma plataforma de conteúdo onde entra diversos conteúdos. Relacionamento de entretenimento com a marca. Consumidores amam o produto, pois o site não vende apenas o produto, mas tem webshows, entrevistas, papo com JQuest. O site "fala" com o publico através desse entretenimento.

SOCIAL CRM - Angel
- A inteligência semântica como forma de melhorar seu atendimento.

- Formas de dar embasamento para tomada de decisões.

- A semântica auxilia na busca pelos significados de grupos de palavras e não apenas pela palavra-chave. A mesma frase pode ser feita de varias formas para passar a mesma mensagem. A busca semântica entende a mensagem e não apenas as palavras.

- Esta cada vez mais importante escutar o que o usuário quer falar! Mas não apenas ouvir, mas entender, guardar as informações e saber como e quando usar, agir e se relacionar. Em Redes Sociais a resposta tem que ser imediata, porém, a pergunta tem que ficar no banco de dados da marca para entender o que fazer - estratégias baseadas no que o usuário diz ou demonstra o que deseja.

- Em um Ecommerce a busca é importante. 60% das pessoas usam o campo de busca dos sites. As palavras mais buscadas é preciso ser estudada e mensurada. Cruzar essas informações com os clicks nos produtos, palavras mais buscadas no Google e performance dos produtos. Landing pages se torna uma importante ação para essa estratégia.

- Essas palavras da busca semântica auxilia nas estratégias de SEO. Criar filtros para essas palavras. Não tem sistemas. Tem inteligência humana.

CRESCIMENTO DE ECOMMERCE E COMPORTAMENTO DO ECONSUMIDOR - Douglas
- Cresce o mercado dos pequenos varejistas: artesanato, cestas de café da manhã, flores, livros técnicos sao os segmentos que mais crescem pelos pequenos varejistas.

- Compras coletivas e social Games ajudaram impulsionar o número de novos usuários na web em 2011 e vão ser grandes impulsionadores para os próximos anos também.

- 18% das pessoas não compram pela web por medo de não receber o produto, 16% com medo de não conseguir trocar o produto. Dar o número do cartão ainda é o rei dos bloqueios para o crescimento do Ecommerce no Brasil, cerca de 30% das pessoas tem esse medo.

- As mulheres são as maiores consumidoras de compras coletivas, o que para alguns institutos, tem colocados as mulheres como principais nas compras online, porém, os homens ainda gastam mais.

- Dentre as 70% das vendas online, 60% são parceladas e 40% a vista. O pagamento a vista cresceu muito graças as compras coletivas.

- Pagseguro tem uma ferramenta de "carteira" onde o usuário pode deixar um dinheiro guardado para ir gastando aos poucos.

MARKETING DIGITAL: PERFORMANCE E ANALISE DE ROI - Gabriel Kenski
- A grande sacada do marketing online é entender os números que uma campanha apresenta.

- O trabalho do marketing online é muito maior quando a campanha está no ar, pois a mensuração é em tempo real

ROI: retorno/investimento = 3/1 = 3
ROI -1: retorno/investimento = 3/1 - 1 = 2 (lucro sem investimento contabilizado)

- Ambas as analises de ROI estão certas, porém algumas empresas optam pelo ROI -1

- Saber quanto é a margem X margem de lucro é o calculo a ser feito para saber se a conversão foi satisfatória ou não.

Exemplo: investiu 1000 reais, 100 mil viram, 2 mil clicaram e 10 compraram.
TM 150,00 = 1.500,00 ou ROI de 0,5

- Investimento, impactos, visitas, compras = retorno
Pilares de uma campanha. São os pontos a serem avaliados periodicamente.
Custo por impacto, CTR, Taxa de conversão, Ticket Médio sao os 4 pilares a serem avaliados na performance da campanha, que devem estar atrelados a Investimento, impactos, visitas, compras = retorno

- Testes A/B estão se tornando cada vez mais importantes dentro das estratégias digitais.

- Parece óbvio, mas combos são boas táticas para aumentar o ticket médio do site e até atrair mais audiência para o site. Consumidor percebe valorem compras casadas. Percepção de ganho, mesmo que somando compra individual seja o mesmo.

O PODER DOS VERTICAIS - Alexandre
- O principio dos verticais é entender pessoas, entender de gente.

- É preciso ter um apelo emocional, algo relevante para que as pessoas se tornem fieis há esses sites. Audiência menor que portais, mas foco no nicho.

- O vetor de conexão é fundamental para o sucesso de um site vertical.

- A fragmentação da mensagem está cada vez mais presente, os sites verticais deverão entregar uma nova experiência para ampliar a conexão emocional da marca com as pessoas. Sites segmentados com conteúdos segmentados. Pessoas buscam conteúdos de acordo com seus interesses.

- As pessoas estão tomando propriedade de sites verticais. A relação é tão forte que elas se sentem parte do site. Deixar que elas contem suas historias é outra forma, forte, de relacionamento com pessoas.

- Deixar que as pessoas abram para contar suas historias amplia o relacionamento e a intimidade entre pessoas e marcas. Marcas contando historias temo mesmo efeito.

- Pode se trabalhar os mesmos conteúdos que outros sites trazem, mas é preciso entender diferenciais. Em alguns casos, uma boa explicação sobre o produto dicas ou bons atendimentos já é um diferencial mesmo que isso pareça simples.

- As vezes o que é simples para os gestores da marca pode ser o elo que faltava para o consumidor fazer a conexão com marcas.

- Hoje o CyberCook tem 80 mil receitas, sendo apenas 18 mil são editoriais, o resto é crowdsourcing, ou seja, os usuários criando gratuitamente para as marcas.

JÁ ESTÁ A VENDA O MEU CURSO EM PARCERIA COM A IMASTERS. CURSO ONLINE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. CLIQUE AQUI E ADQUIRA JÁ O SEU!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , ,

1 Comentários:

Às 22 de novembro de 2021 às 23:04 , Blogger ITinfo Club disse...

The methodology of SEO offers ideal rules for picking the right catchphrases. The fresher or students in this undertaking can likewise know the fundamental expectation behind the use of such catchphrases, Apportionment of the suitable watchwords helps in producing legitimate points of arrival. It conveys the most elevated effect returns for business objectives.
Digital Marketing Services in Dwarka

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial