sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O que esperar do e-commerce em 2012?

Amigos

Para o mercado de e-commerce, o ano de 2011 começou um tanto conturbado. A B2W, dona das marcas submarino.com, americanas.com, shoptime.com e ingresso.com teve sérios problemas no Natal de 2010 e milhares de e-consumidores foram lesados com isso.

Hoje a B2W é, ainda, o principal player do mercado e quando acontece algo com a líder, querendo ou não, a culpa cai nas outras marcas, independentemente do tamanho da marca ou loja.

Vamos lembrar que, nós planners, trabalhamos com uma palavra complicada mas fundamental para o sucesso das nossas ações: "percepção".

Se o submarino.com não entregou meu produto, a bitmart.com.br vai entregar?? Pasmem, mas a Bitmart não só vai entregar, como será no prazo e com um atendimento nota 10! Reputação na web é tudo e a percepção passa por isso.

Alguns podem falar que o submarino tem muito mais vendas e entregas, ok, mas cada um tem que ter a noção do seu tamanho e estar preparado para isso!

Em 2012 vimos, assim com em outros anos, um grande crescimento de lojas virtuais. Tanto lançamento de lojas 100% online como lojas físicas migrando para o online. Isso é excelente, empresários estão vendo a web como um novo canal de vendas, a notícia ruim é que o mercado ainda engatinha no país!

Achar que e-commerce é tendência é estar defasado, que ele está consolidado é ser precipitado. Estamos vivendo o meio termo.

Apenas 30 dos 195 milhões de pessoas que moram no Brasil vão comprar ao menos um produto via loja online em 2011. Bom número, mas bem pequeno frente a população do Brasil.

Espera-se que em 2012, 40 milhões de pessoas comprem, mas até o fim do mesmo ano, serão mais de 200 milhões de pessoas morando no Brasil e a proporção continua pequena! Menos de 20% da população vai comprar online.

Para 2012 eu espero crescimento não apenas de e-consumidores, mas também de lojas, vendas, portifolio de produtos e de qualidade nas lojas.

Espero ver ações de marca e respeito com o consumidor se consolidando. Sonho???

Esses fatores serão os pilares para o crescimento das lojas online. O marketing será fundamental e quanto mais inovações, relacionamento e pesquisa para entender comportamento de consumo maiores serão as chances de sucesso! E não fechem os olhos para a comunicação 360o só por que a sua loja é 100% online!

Estratégias diferenciadas, inovadoras e mesmo as "feijão com arroz" como links patrocinados no Google serão essenciais para crescimento, entretanto, de nada valerá tudo isso sem ter um elemento primordial no processo: PESSOAS

Não adianta analytics, TGI, Marplan, ComScore, Ibope, adwords sem inteligência humana por trás!!! Não adianta as ideias mirabolantes sem alguém que as execute!

O diferencial de uma empresa são os talentos que nela estão! Será que a Tecnisa seria o que é sem Romeo Busarello, Paulo Schiavon, Denilson Novelli e sua equipe??? Difícil...

Nos últimos eventos que fui, a pergunta principal vem ao encontro do parágrafo acima. Quem faz a diferença são as pessoas, ok, mas onde estão essas pessoas, esses talentos? Essa é uma pergunta que o mercado inteiro faz!

As poucas que conhecem e-commerce estão nos grandes players ou tem suas próprias lojas. Tirar essas pessoas desse ambiente significa investir muito dinheiro em salário e benefícios. Então a solução é formar esses profissionais.

Mas onde e como??
A Ecommerce School faz um excelente trabalho e a Univ Anhembi Morumbi tem um MBA na área. Esse já é um começo, porém são cursos que preparam o aluno para ter sua loja.

E quem já tem?
Como aumentar vendas?
Como se relacionar?
Como saber quem é meu publico?
Como impactar de forma relevante?
Como inovar, entrar no Mobile ou achar o melhor portal para anunciar?
Como uso palavras-chaves para alavancas meu negócio??

Essas respostas podem ser dadas com uma única palavra: estratégia

Planeje, pense, avalie e entenda o que e como fazer para elevar as suas vendas, afinal, de nada adianta ter uma loja online que não gere lucros, certo??

Para você que quer saber mais sobre como ampliar as vendas da sua marca, construíndo um nome forte, aumentando o seu relacionamento, atuando em Redes Sociais, a Faculdade Impacta de Tecnologia lança seu curso de férias ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE. Um curso com professores como Gustavo Zanotto, Marcelo Trevisani e Paulo Schiavon (ambos Tecnisa), Leonardo Xavier (PontoMobi), Euripedes MAgalhães (Ogilvy), Maurício Salvador (GS Ecommerce) entre outros. CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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