sábado, 2 de outubro de 2010

Polêmica propaganda da Nissan

Amigos.

Como de praxe, todo o 1o post de cada mês eu agradeço os acessos do mês anterior e dessa vez não tem como ser diferente. Talvez por ser o mês do meu aniversário, mas em Setembro ganhei um presente quando me deparei que pela 1a vez meu blog passou dos 3 mil acessos únicos, chegando a 3.129 acessos. OBRIGADO!! Espero superar esse número em Outubro.

Bom, mas vamos ao post de hoje.
Confesso que na semana passada eu fiquei surpreso com o comercial da Nissan.
Diferente dos EUA, onde isso acontece mais frequentemente, eu vi uma marca atacando diretamenta outras em um comercial na TV; a Nissan citava o GM Meriva, Honda FIT, Fiat Línea diretamente, colocando o logo das marcas no comercial e um ator se fazendo passar por diretor da marca atacando pedras em outro ator, se passando por engenheiro, reclamando porque os carros deles perderam nos testes para os carros da Nissan.



Sinceramente eu não gostei do comercial, mas além disso, achei uma falta de ética junto a concorrência, para mim, a Nissan passou antipatia e se eu nunca fui consumidor da marca - por não me sentir atraido por nenhum carro - agora que eu serei menos ainda, mas essa é uma opinião do Felipe Morais, tem gente que gosta do carro, que vai gostar dos comerciais. Respeito todas as opiniões.

Ficou estranho o comercial ter ido para o ar na 6a feira.
Lembro em 2004, quando a Brahma roubou Zeca Pagodinho da Nova Schin usou a tática de colocar o comercial na 6a após às 18h quando o Conar já estava fechado, assim, as marcas que se sentiam lesadas só poderiam reclamar no Conar na 2a de manhã e com isso, a Brahma teria 48h para passar o comercial. E lembro que compraram muita inserção nesse comercial, arrisco a dizer que a Brahma passou mais na TV do que as Casas Bahia naquele final de semana.

Será que a Nissan fez o mesmo?
Estranho ela ter um comercial de "pedido de desculpas" pronto para entrar no ar 2 dias depois que a GM entrou com a ação no Conar pedindo a retirada do comercial por se sentir ofendida, bom, estranho até a "página 2" pois esse comercial que começa a ser veiculado agora é uma grande gozação da Nissan com relação a concorrência, isso fica claro no começo do comercial pela música e imagem e fica muito direto na frase "desculpa... desculpa por fazermos um carro melhor que o seu"



Só espero que essa seja uma ação isolada de uma marca e que as outras não queriam devolver na mesma moeda.

O consumidor não é bobo, logo não precisa ser tratado como bobo por que uma marca decidiu brigar com as outras através da mídia. Ficar com essa briga de criança de 5 anos de idade...

O que me deixa triste é que a web mais uma vez foi usada apenas como algo pequeno, onde a Nissan manteria o comercial ofensivo, como se a web fosse uma forma de deixar a besteira no ar esperando, claro, que os curiosos fosse no YouTube para assistir aos 2 comerciais.

Acredito que esses videos terão milhares de visualizações, mas a pergunta aqui é: Quantas conversões??

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

A Pós-Graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia está com a 2a turma aberta para Outubro. Clique aqui e saiba como se diferenciar no mercado!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe


Marcadores: , , , , , ,

4 Comentários:

Às 3 de outubro de 2010 às 00:12 , Anonymous Eduardo Oliveira disse...

Quando vi o comercial naquele final de semana fiquei muito surpreendido com a atitude da nissan... Se quiseram ser polémicos nesse ponto erraram, O QUE ELES AGREGARAM DE VALOR A MARCA DELES (NISSAN)?
O que me deixa completamente apaixonada pela publicidade é que podemos ser criativos quando vamos desenvolver nossos trabalhos... podemos fazer parte da vida das pessoas.
E não ser desrespeitosos!

 
Às 3 de outubro de 2010 às 08:07 , Blogger Andre7Ricardo disse...

Sou leigo com relação a publicidade e propaganda, na minha opinião de leigo achei o comercial bacana, a Nissan quis dizer e provar que é superior as outras marcas, e disse isso com todas as letras.

Claro que ficou indelicado a forma que fizeram isso, mas com certeza atingiu o objetivo desejado. Este não foi apenas mais 'um' comercial da Nissan, foi 'O' comercial da Nissan.

 
Às 3 de outubro de 2010 às 14:19 , Blogger Unknown disse...

Achei ruim demais o primeiro filme e péssimo o segundo filme. Foi muita falta de criatividade da agência e muita irresponsabilidade do marketing do cliente.
Acredito que a Nissan sairá arranhada desse episódio, mas nada que não possa ser trabalhado.
Acho que a agência que criou isso deverá ser mudada e o diretor de marketing do anunciante deve balançar também (se não cair).
A sorte da Nissan foi ter acontecido isso perto do dia de votação aqui no Brasil, pois senão seria um grande #fail no twitter e outras redes sociais.
Siga-nos em @agenciafast.

 
Às 4 de outubro de 2010 às 08:46 , Blogger Thiago Gon disse...

Não achei o comercial tão desrespeitoso assim. Só não souberam valorizar mais o carro da própria marca Nissan com o comercial. Teria como tirar "sarro" nas outras montadoras e valorizar mais o próprio produto.

O comercial de desculpas foi de péssimo gosto e de péssima produção. Mesmo tendo a intenção de fazer algo com a pegada mais "caseira", ficou horrível.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial