sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Case: Pós Graduação em Marketing Digital

Amigos.

Após meses de reuniões, acertos, 3.000 trocas de e-mails, almoços, jantares conseguimos colocar a Pós Graduação em Marketing Digital junto com a Faculdade Impacta de Tecnologia no ar. Uma parceria acertada em Janeiro de 2010 e que em 21 de Agosto de 2010 foi efetivada com 28 alunos inscritos e adorando o curso.

Reuni em um texto um descritivo sobre como foi o case que consideramos de sucesso, devido aos resultados obtidos, esse texto será reproduzido aqui no Blog e também será um apoio ao especial "Planejamento busca conversão" que escrevi - em 2 capítulos - para o site O Melhor do Marketing, o qual sou com muito orgulho, colunista semanal desde Junho de 2009:

Descritivo do Case:
Recentemente eu estive envolvido com um grupo de amigos no projeto de divulgação da Pós-Graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia, onde eu sou o professor de Planejamento Estratégico Digital.

Em Julho de 2010 organizei o planejamento estratégico digital para a divulgação da pós. A meta eram 30 alunos até Agosto de 2010 para formar a 1ª turma da faculdade. Tínhamos como meta principal:
Meta 3 = 30 alunos
Meta 2 = 25 alunos
Meta 1 = 20 alunos

Com a meta 01 já poderíamos começar o curso; a meta 02 nos foi pedida pela Faculdade Impacta de Tecnologia observando que para ter lucro, o número ideal eram 25 alunos.

O engajamento dos professores foi altamente importante. Enquanto todos usaram sua base de e-mails, Twitters, Facebook, Google, Redes Sociais próprias, ainda contamos com uma divulgação no Portal Mundo do Marketing que tem o seu editor-chefe, Bruno Mello, como um dos professores da Pós, além, disso, uma matéria no próprio site sobre o novo profissional de marketing digital gerou um engajamento de um aluno que no comentário da matéria mencionou a pós da FIT com o link gerado pelo Migre.me, espontaneamente.

Outro fator de engajamento, foi o fato de amigos dos professores divulgarem a URL do Migre.me espontaneamente. Redes Sociais estão estreitando os relacionamentos e amizades estão sendo feitas pela rede, assim todos os professores contam com amigos no mundo virtual dos 4 cantos do Brasil. Muitos ajudaram a divulgar a pós.

Para mensuração foi usado o Google Analytics e o Migre.me; através desses sistemas conseguíamos mensurar a quantidade de clicks na página inicial do curso dentro do site da Faculdade Impacta de Tecnologia.

O Migre.me estava sendo usado para ações em Redes Sociais, E-mail marketing e Twitter. A ferramenta foi importante para ver o número de RTs (acima de 200) que foram dados nos Tweets sobre a Pós. Via Analytics sabíamos de onde vinham os outros acessos, principalmente da ação de Links Patrocinados e busca direta.

Nós tínhamos 3 níveis de conversão para a campanha:
Nível 01 eram clicks para o site
Nível 02 eram desses clicks quantos iriam virar cadastros (preenchimento de ficha de intenção e envio de Curriculum para análise)
Nível 03 eram quantos cadastros convertiam em matrículas.

Os níveis já mostrava um comportamento na performance do site:
1. Quantos impactos eram necessários para gerar clicks?
2. Qantos clicks para gerar cadastro?
3. Quantos cadastros para gerar matrícula?

Essas questões iriam nos mostrar dentro do universo de 1.000 acessos (meta de corte da ação) qual era o CTR (Click Trought).

O Analytics e o Migre.me não mostram um aprofundamento detalhado, como por exemplo: quais ações geraram mais resultados.

Não tínhamos como identificar onde cada conversão foi impactada (Twitter, Google, Blogs, Links Patrocinados, Site da Impacta...) porém, nada como uma ficha para preenchimento dos alunos para saber quais canais deram mais resultado, e assim, quais terão mais peso para ações futuras.

Usando o velho método de preenchimento de ficha, conseguimos ver onde os alunos foram impactados, o que nos mostrou os melhores canais de conversão.

Os níveis 1 e 2 tinham como metas gerar uma grande divulgação.
Quanto mais divulgação, mais chances de acessos, maiores chances de cadastros e claro, maiores chances de conversão.

No caso da Pós, por exemplo, de nada adiantava colocar um banner na home de um portal como Uol ou Terra, uma vez que o universo de acessos é muito grande para o foco do projeto/público-alvo; claro, que publicitários acessam esses portais, mas qual a porcentagem de acessos de:
Publicitários (as)
25 a 40 anos
Que trabalham ou desejam trabalhar com Internet
De São Paulo
Interessados (as) em se aprimorar na profissão
Já formados (as)
Com verba disponível para esse aprimoramento
Que no momento não estejam em outra pós, mestrado ou MBA.

Lembrando que público-alvo era o desenho de quem a pós desejava atingir, mas para essa pós, poderiam por exemplo ter jornalistas, administradores, relações públicas, profissionais de marketing interessados.

Havia metas de acesso ao site e por isso, o acompanhamento foi hora a hora. Havia momentos em que os acessos estavam superando as expectativas (havia uma meta de acessos por dia que foi dividido em acessos por hora com peso maior para alguns horários do dia), no momento em que se sentia a queda, ações eram retomadas, como por exemplo, estimular RTs no Twitter, não fazendo promoção, apenas falando da pós e esperando o engajamento ou gerar algum conteúdo relevante para atrair interessados que buscavam as palavras-chave contidas nos textos.

Alunos matriculados com 30 dias de antecedência entraram no “jogo” e divulgaram espontaneamente para seus seguidores sobre a pós, não apenas divulgaram, como colocavam em seus Tweets a “felicidade por estar matriculado na pós” e suas expectativas futuras, principalmente de subir no emprego. Um dos alunos conseguiu trazer um amigo para a matrícula.

Outra ação foi a criação do Blog da Pós que será um canal de relacionamento do aluno com a faculdade e professores. Gerava-se (e ainda gera) quase 4 matérias sobre comunicação e marketing por dia.

O Twitter da pós (@mktdigimpacta) dá o primeiro tweet e esse tem re-tweets dos professores, alunos e seguidores, isso acaba estimulando os acessos, conhecimento da faculdade, curso e gerando cadastros mesmo depois das aulas terem começado.

Os resultados vieram:
Apenas no Migre.me em 3 semanas de uso (antes dele sair do ar) haviam 2,5 mil clicks.
Ao todo o site da Impacta (na área específica da pós) teve mais de 5 mil acessos.

Além disso mais de 150 curriculuns cadastrados, 28 alunos em sala de aula abertura de uma 2ª turma ainda em 2010;

Para 2011 já há interessados o suficiente para 2 novas turmas a começar em fevereiro de 2011. Se a meta eram 30 alunos, acredito que ela foi mais do que superada!

Claro que não poderia acabar esse artigo sem elogiar e agradecer cada um dos professores da pós que se engajaram, vestiram a camisa e mostraram que quando se faz algo com dedicação e dentro do nosso conhecimento, não tem como dar errado! Ainda mais, com um time de profissionais altamente gabaritados e reconhecidos como o time dessa pós!

Sucesso a todos nós!!

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Abraços e bom final de semana
Felipe Morais
@plannerfelipe

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4 Comentários:

Às 13 de setembro de 2010 06:56 , Anonymous Leandro disse...

Muito bacana o artigo, sou um dos alunos dessa pós e confesso que estou gostando bastante, o time de professores e alunos que compõe o curso é show e esse case é mais uma demonstração de que fiz a escolha certa!

Abraço

 
Às 13 de setembro de 2010 07:05 , Anonymous Any Zamaro disse...

Estou com vc nessa, Leandro.

Sou aluna também e estou muito satisfeita com o curso, com a grade curricular, com os professores e também alunos! Show de bola! :D

 
Às 17 de setembro de 2010 14:55 , Blogger Cesar Roberto disse...

Amei sua pagina, muito boa mesmo...

 
Às 11 de novembro de 2010 04:15 , Blogger @xdanilocs disse...

O case foi excelente mas é lógico que a grade do curso também tem muito mérito. É bom ver um curso lançado já com uma grade tão bacana. Motiva. Parabéns aos envolvidos. Já estou aqui me programando para tentar cursar a próxima turma. Abraço!

 

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