sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Faz sentido seguir empresas na web?

Amigos.

Em minhas palestras e mesmo reuniões com os clientes estou defendendo alguns "mantras" para uma estratégia digital eficiente; um desses mantras é que a melhor estratégia digital, hoje, é a geração de conteúdo, pois sem conteúdo relevante, não há porque o usuário entrar no site, Twitter, Orkut, Facebook ou qualquer outra ferramenta da presença digital (outro mantra que estou defendendo).

Basta você analisar o seu comportamento e pensar: Você seguiria uma marca que em Agosto tem uma mensagem de "Feliz Natal" no seu Twitter que possui 8 seguidores?

Acredito que - se você não trabalhasse no marketing desse cliente - não seguiria!

Mas porque faz sentido seguir uma empresa nas Redes Sociais?

Para mim, o ponto principal dessa estratégia é o RELACIONAMENTO.
Conteúdos relevantes atraem consumidores, que geram mais conteúdos e isso vira uma conversa. Dessa conversa, nasce uma "paixão" do consumidor pela marca, essa paixão gera vendas!

E além disso, gera milhares de defensores que vão atrair mais e mais consumidores, pensando no quesito da potencialização do marketing boca-a-boca através das Redes Sociais.

Se antes, você conseguia influenciar 10, 15 pessoas contra ou a favor de uma marca falando com amigos e familiares, hoje, seu blog pode influenciar 100 usuários únicos que entraram em um determinado dia, 150 amigos no Twitter, 200 amigos no Facebook ou 300 amigos do Orkut, isso sem contar com o potencial de viralização de um "RT" no Twitter de 10 amigos seus...

Um dos sites que indico como obrigatório para a leitura do nosso mercado de comunicação e marketing digital, o Proxxima, apresenta uma pesquisa, realizada pela agência PictureWeb, muito interessante para entendermos qual o motivo que faz com que o consumidor siga ou curta uma marca nas Redes Sociais, mais especificamente no Facebook.

O resultado aponta que 54,81% dos usuários do Facebook "curtem" alguma empresa, sendo que 62% afirmam que deixam de seguir empresas quando se irritam com ações de comunicação mal elaboradas.

Na minha modesta opinião, entendo "comunicação mal elaborada" como: venda, venda, venda!!!

Marcas, Internet é muito mais do que venda! Vamos entender isso!!!
Responder errado uma questão do cliente ou simplesmente ignorar uma reclamação é um erro grave das empresas onde no futuro essas não vão perder um, mas sim, vários clientes e potenciais cliente. Isso é uma comunicação mal elaborada, ou melhor, uma das formas de se fazer uma comunicação errada.

Lembra do que comentei acima sobre o potencial do boca-a-boca na web?

Dentre os usuários que "curtem", quase 27% disseram que "relevância de conteúdo" é a principal razão para seguir. O "Interesse por produtos ou serviços" foi a segunda justificativa (22,78%), à frente de "admiração pela marca" (17,72%) e "acompanhar lançamentos e tendências" (15,61%). O "interesse por promoções" foi o motivo de 3,8% dos participantes

Esse dado só mostra que vendas não são o único motivo pelo qual a marca deve estar na web e que promoções são válidas, mas não são elas que atraem o usuário. O que atrai o usuário é o conteúdo!

As pessoas acessam a web atrás de um conteúdo, seja uma notícia, um artigo, um post, um comentário, um vídeo, seja qual for, mas o conceito é sempre o mesmo: Entram na web para ver algo!

Entre as ações que mais irritam os seguidores de empresas no Facebook estão a repetição e a grande quantidade de post, além da falta de atualização. Mas a maior reclamação, com 61,73%, foi as ações de comunicação mal elaboradas. Questionados sobre outras participações na Internet, mais de 85% das pessoas afirmaram utilizar outras redes sociais: Twitter (34,46%), Orkut (26,40%) e Linkedin (25,28%). MySpace, Sonico e outras somaram 13,87% das respostas.

Não gerar conteúdo é ter um site ou desatualizado ou usar a tática "pega algo já escrito e reproduz" erro para o site! Equipes de conteúdo devem estar entre os profissionais que vão atuar em uma ação na web!

Não me resta dúvida. Quando digo a clientes e alunos que a geração de conteúdo é a grande estratégia de marketing digital, não digo isso apenas porque eu sonhei com essa teoria, mas porque há algum tempo tenho lido pesquisas como as da PictureWeb que só me reforçam esse pensamento.

Fonte: http://www.proxxima.com.br/portal/noticia/Porque_curtir_uma_empresa_no_Facebook

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais do Brasil

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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4 Comentários:

Às 29 de agosto de 2010 às 21:45 , Anonymous Marcelo disse...

Realmente não está viajando quando fala sobre a importancia de conteúdo relevante Felipe! Conteúdo é rei!! Algumas empresas precisam se ligar nisso para não ficarem para tras...

Muito bom artigo!

 
Às 30 de agosto de 2010 às 06:08 , Blogger Steve Pereira disse...

Ótimo post, Felipe.
Conteúdo, relevância e relacionamento são pilares essenciais para gerar engajamento.

Não basta estar presente, você tem que dar algo em troca para seu público (não somente consumidor, mas fãs, prospects, etc.). Não estou falando só em coisas materiais, mas eles precisam ter algum benefício, mesmo simples como ser ouvido.

www.twitter.com/StevePereira

 
Às 30 de agosto de 2010 às 12:29 , Blogger Unknown disse...

Concordo totalmente na questão de gerar conteúdo. Quanto a seguir empresas, é tão eficiente quanto empresas seguirem consumidores. Redes sociais abrem portas para o relacionamento de duas mãos e ações capazes de atingir nanonichos e seus desejos. Algo que antes não seria possível.

 
Às 2 de setembro de 2010 às 11:34 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Felipe, ótimo post! Realmente o conteúdo aliado a boas ferramentas de marketing podem alavancar uma empresa, por isso acho importante lhe dizer temos o Blog do emailmanager, guru do email marketing, onde fica à disposição para demais posts relacionadas ao mundo do marketing digital

Uma dica: você pode utilizar gratuitamente a nossa ferramenta e noas dar sua opinião.

O que achas?
Fico no aguardo

Abraços e sucesso!
Nina Rosa

 

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