O primeiro planner do Brasil
Amigos.
Quando começei a estudar profudamente planejamento de comunicação, em 2006 (ao entrar no Bootcamp) tive uma conversa com um grande diretor de planejamento, Newton Nagumo na época na W/Brasil, hoje na JWT.
Newton me aconselhou a "comer" o livro A Arte do Planejamento de Jon Steel por esse ser o "papa" do planejamento de comunicação e o idealizador da área de planejamento da comunicação na agência em que trabalhava; modelo esse que se extendeu a todo o planeta: basicamente ele juntou a área de pesquisa e atendimento e fundou o departamento.
Esse livro, serve de referência para mim até hoje e inclusive foi um dos pilares para eu escrever o meu 1o livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, lançado em Junho 2009 pela Ed Brasport.
Porém, preciso confessar o total desconhecimento de um "tal" Hélio Silveira da Motta, um publicitário, que faleceu em dezembro de 2008, aos 91 anos. Entre sua carreita, Motta passou por Almap, Talent, Denison e JWT.
Felizmente, essa semana o site CHMKT, ampla referência para nós planners, e na minha opinião, disparado o melhor site do mercado de planejamento do Brasil, publicou a história e teorias desse mestre do planejamento, que para muitos foi o primeiro e um dos mais brilhantes planners que o Brasil já teve.
Um caso que me chamou a atenção, na história desse profissional, foi o seu trabalho para Gillete, o que mostra que não é porque uma marca é líder de mercado que ela deve se acomodar e não mais investir em propaganda, Motta, mostra o contrário dessa teoria.
O texto abaixo é retirado do site CHMKT, mas é contado no livro Fazer Acontecer, de outro mestre do planejamento, Julio Ribeiro, CEO da Talent, uma das mais criativas e importantes agências do Brasil. O case é para a marca Gillete:
'Estudando as pesquisas o Hélio descobriu que o brasileiro da época fazia a barba duas vezes por semana, em média. Fechou a pesquisa e marcou uma entrevista com o cliente, sem campanha, só com um pedaço de papel. Ele demonstrou que se, em vez de fazer campanhas sobre as qualidades do produto (que já possuia quase 100% do mercado) a Gillette fizesse uma campanha para incentivar os brasileiros a barbear-se com maior freqüência - uma vez a mais por semana -, a Gillette teria que construir outra fábrica. Aprovou o projeto sem fazer um layout. Foi com ele que eu aprendi a pensar. Foi com ele que começou o planejamento moderno de propaganda no Brasil.'
O cara nada mais fez do que pensou no negócio do cliente, entendeu, descobriu um problema e apresentou uma solução para o cliente. Algo que todos nós, planners, devemos estar sempre atentos para apresentar aos nossos clientes: "Você tem um problema e eu a solução".
Bom, toda essa introdução na verdade foi para atentar não apenas ao material publicado pelo CHMKT e com continuidade no site Uma coisa e outra - do mercado publicitário também - mas também para o fato de que devemos sempre estar atentos no negócio do cliente, e não é porque o cliente é líder de mercado, que devemos relaxar. Devemos estar SEMPRE atentos.
Para ler na íntegra sobre esse brilhante profissional, clique nos links abaixo:
CHMKT
UMA COISA E OUTRA
Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!
Participe da 1a rede para Planners no Brasil
Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
Quando começei a estudar profudamente planejamento de comunicação, em 2006 (ao entrar no Bootcamp) tive uma conversa com um grande diretor de planejamento, Newton Nagumo na época na W/Brasil, hoje na JWT.
Newton me aconselhou a "comer" o livro A Arte do Planejamento de Jon Steel por esse ser o "papa" do planejamento de comunicação e o idealizador da área de planejamento da comunicação na agência em que trabalhava; modelo esse que se extendeu a todo o planeta: basicamente ele juntou a área de pesquisa e atendimento e fundou o departamento.
Esse livro, serve de referência para mim até hoje e inclusive foi um dos pilares para eu escrever o meu 1o livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, lançado em Junho 2009 pela Ed Brasport.
Porém, preciso confessar o total desconhecimento de um "tal" Hélio Silveira da Motta, um publicitário, que faleceu em dezembro de 2008, aos 91 anos. Entre sua carreita, Motta passou por Almap, Talent, Denison e JWT.
Felizmente, essa semana o site CHMKT, ampla referência para nós planners, e na minha opinião, disparado o melhor site do mercado de planejamento do Brasil, publicou a história e teorias desse mestre do planejamento, que para muitos foi o primeiro e um dos mais brilhantes planners que o Brasil já teve.
Um caso que me chamou a atenção, na história desse profissional, foi o seu trabalho para Gillete, o que mostra que não é porque uma marca é líder de mercado que ela deve se acomodar e não mais investir em propaganda, Motta, mostra o contrário dessa teoria.
O texto abaixo é retirado do site CHMKT, mas é contado no livro Fazer Acontecer, de outro mestre do planejamento, Julio Ribeiro, CEO da Talent, uma das mais criativas e importantes agências do Brasil. O case é para a marca Gillete:
'Estudando as pesquisas o Hélio descobriu que o brasileiro da época fazia a barba duas vezes por semana, em média. Fechou a pesquisa e marcou uma entrevista com o cliente, sem campanha, só com um pedaço de papel. Ele demonstrou que se, em vez de fazer campanhas sobre as qualidades do produto (que já possuia quase 100% do mercado) a Gillette fizesse uma campanha para incentivar os brasileiros a barbear-se com maior freqüência - uma vez a mais por semana -, a Gillette teria que construir outra fábrica. Aprovou o projeto sem fazer um layout. Foi com ele que eu aprendi a pensar. Foi com ele que começou o planejamento moderno de propaganda no Brasil.'
O cara nada mais fez do que pensou no negócio do cliente, entendeu, descobriu um problema e apresentou uma solução para o cliente. Algo que todos nós, planners, devemos estar sempre atentos para apresentar aos nossos clientes: "Você tem um problema e eu a solução".
Bom, toda essa introdução na verdade foi para atentar não apenas ao material publicado pelo CHMKT e com continuidade no site Uma coisa e outra - do mercado publicitário também - mas também para o fato de que devemos sempre estar atentos no negócio do cliente, e não é porque o cliente é líder de mercado, que devemos relaxar. Devemos estar SEMPRE atentos.
Para ler na íntegra sobre esse brilhante profissional, clique nos links abaixo:
CHMKT
UMA COISA E OUTRA
Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!
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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
Marcadores: A arte do planejamento, Hélio Silveira Motta, Jon Steel, Julio Ribeiro, mídia online, Planejamento de comunicação, Planejamento Estratégico Digital, Talent
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