quarta-feira, 31 de março de 2010

Falou o que não devia e foi demitido

Amigos.

Essa semana tivemos mais uma noção do poder das Redes Sociais no Brasil com o caso do Sr. Alex Glikas, até então, diretor comercial da Locaweb.

Na semana passada, a mídia divulgou que a empresa Locaweb, havia fechado por cerca de 600 mil reais o patrocínio nas mangas da camisa do São Paulo Futebol Clube, que para quem não sabe é o meu time do coração.

Até ai tudo bem, uma empresa séria, sólida e reconhecida no mercado - sendo a líder do seu segmento - ligando a sua marca a um time de expressão nacional, sendo um dos principais times do país e do mundo. A Locaweb já havia patrocinado o Corinthians da mesma forma, por apenas 2 jogos.

Pois bem, eis que no domingo passado, São Paulo e Corinthians se enfrentaram pelo Campeonato Paulista, e para a minha tristeza, o Corinthians com um gol aos 46 do segundo tempo, derrotou meu Tricolor pelo placar de 4X3... foi um jogão, diga-se de passagem.

No meio do jogo, na euforia da vitória, o Sr. Glikas resolveu após 2 meses reativar seu Twitter e fazer um comentário do jogo, um comentário bem infeliz, por sinal.

Ele resolveu tirar um sarro da "bambizada" mandando os torcedores "chuparem" pois o Corinthians havia feito um gol.

Sem ter o menor conhecimento do que isso poderia lhe trazer de efeito, pois mesmo sendo o diretor de uma empresa de Internet se mostrou sem o menor conhecimento da rede, Glikas resolveu tirar um sarro dos São Paulinos, ok, isso seria passado batido, pois o que seria do futebol se os torcedores não tirassem um sarro (mesmo apelando) um do outro? Mas o Sr. Glikas, que posso (ai usando o lado também de torcedor) chamar aqui de Babaca, se esqueceu por um momento que a empresa que ele estava trabalhando estava patrocinando a "bambizada"... será que na euforia do Gol, esse senhor não viu na manga do Rogério Ceni ou do Miranda o logo da empresa em que ele trabalhava??? Pelo visto não.

O fato é que esse episódio gerou um enorme burburinho nas Redes Sociais.
Não apenas no Twitter, mas também em Orkut, Facebook... a proporção da mensagem do babaca foi tão grande, que no dia seguinte ele era matéria de veículos de credibilidade como Portal Exame, InfoGlobo, Veja, Folha Online, Estadão, Globo Esporte, Lancenet... o cara conseguiu milhões de reais em mídia espontânea, mas uma mídia NEGATIVA para a marca... conseguiu que São Paulinos, fizessem um protesto via web para boicotar a empresa, migrando seus sites para a concorrência, que por sinal, perdeu uma GRANDE oportunidade de fazer uma campanha usando esse fato a seu favor.

Não sei se uma marca gostaria de brigar com 17 milhões de pessoas, que é o número estimado de torcedores do São Paulo... mas o babaca conseguiu isso.

Participo de uma lista de discussão do São Paulo, a Tricolormania, onde indignados, nós São Paulinos iniciamos essa campanha de boicote, inclusive, estimulavam que os torcedores enviassem uma mensagem ao atendimento da Locaweb, via site da empresa, protestando contra o Babaca.

Segundo uma matéria do Globo Esporte, essa ação deu resultado, pois milhares de São Paulinos entraram em contato com a empresa! Mais uma vez, mostra-se aqui o poder das Redes Sociais e como as pessoas se mobilizam por um objetivo em comum.

Serei bem sincero, eu não tenho nenhum projeto com a Locaweb, mas se tivesse eu tiraria na 2a feira com absoluta certeza.

A equipe de marketing e comunicação da empresa tentou abafar o caso, mandando notas de desculpas pelo comportamento de um funcionário, que aquela não era a posição da empresa, que estava feliz com o patrocínio no São Paulo e por ter funcionários que torciam para vários times, eles respeitavam todos, mas a mer*** já tinha sido feita; os torcedores entenderam que a posição não era da Locaweb e sim do babaca do Glikas, mas quem deseja trabalhar em uma empresa com um cara desses?

O final da história foi o mais óbvio. Glikas está na rua, disparando seu CV para várias empresas. Resta saber agora quem vai contratar um cara sem o menor valor ético, sem a menor noção do que faz para manchar, mais uma vez, a marca de uma empresa.

Nem pense em mandar seu CV para a Presença Digital, pois será enviado diretamente ao Anti-Spam.

Já está a venda meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport) Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais do Brasil

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , ,

3 Comentários:

Às 31 de março de 2010 09:22 , Anonymous Karol disse...

Pois é! Um profissional tem que ter no mínimo discernimento. Nada contra a opinião dele (cada um carrega a cruz que quer, e se ele quer ser curinthiano...). Mas bom senso, principalmente no caso dele, é fundamental. O cara vai ser exemplo pro tema o resato da vida. Diria que se imortalizou... hahahaahhahah

 
Às 31 de março de 2010 09:49 , Blogger Ana disse...

Na minha empresa uma pessoa assim não trabalharia NUNCA! Acho que depois disso foi o fim de uma carreira...

 
Às 31 de março de 2010 09:54 , Anonymous Marcio Bern disse...

Babaca ou não, todos se esquecem ou omitem que a Locaweb é muito maior do que isso.
Não é por causa de um infeliz comentário que o Glikas fez que a empresa vai diminuir.
Existem inúmeros casos como esse e que no final das cntas, ficou por isso mesmo.
Lamento pelo Glikas que foi execrado, porém apoio a medida tomada pela Locaweb, que de forma profissional e séria demitiu o funcionário.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial