quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A palhaçada da Runner

Amigos

A cada dia que passo, eu vejo como cada vez menos as marcas estão sabendo o que é comunicação e o poder das Redes Sociais contra elas. Acho que a noção de que uma Rede Social pode destruir uma marca ainda não passa pela cabeça de alguns gestores, que as vezes, até gostam que suas marcas sejam detonadas nas redes, pois assim "as pessoas estão falando de mim".

Uma marca, quando vira Trend Topic, com certeza gera aumento da visitação do site. Para aqueles que são míopes em marketing digital, vão analisar o Google Analytics e dizer ao diretor: "olha, os acessos do site subiram".

E a conversão??? Ninguém se preocupa com isso. Essa taxa, a chamada Taxa de Curiosos, só serve para deixar relatório de Analytics bonito. Não gera nenhuma conversão e claro, que esses míopes vão dizer: "eu sempre disse que internet não dá resultado..." Saiba fazer, que dá!

Começo do ano é sempre cheio de "tendências para o ano tal" em tudo. Em marketing, comunicação, digital, gastronomia, moda, carros... mas quando vamos abrir os olhos para que a maior de todas as tendências deveria ser "cada vez mais, entendemos o nosso consumidor" e nos comunicamos da forma que ele quer ouvir!

Isso nem deveria ser tendência e sim uma prática na comunicação, mas será que isso tem sido feito? Como diria Michael Kyle (Eu, a Patroa e as Crianças) "ééééééééé...dão"!!! (com D mesmo).

A Runner, uma das maiores redes de academia do país, me sai como uma campanha ao estilo "vamos ser engraçadinhos para gerar audiência". Mas o que eles conseguiram?

A imagem (ao lado) por si só já parece preconceituosa, mas se tiver uma frase bem criativa. Repito, BEM CRIATIVA, pode até ser engraçado sem passar dos limites mas esse não foi o caso da Runner. A frase, aliás parabéns ao redator, equipe de criação e troféu "joinha" ao cliente que aprovou isso era sutil:

"Neste verão, você quer ser a sereia ou a baleia" Pronto, está feita a m... Eu vi esse anúncio há 1 hora mais ou menos e quando fui ver de novo, mais de 48 mil pessoas ja tinham compartilhado.

Estamos diante de uma nova "Brastemp com Oswaldo Borelli"? Espero que sim, pois uma marca que trata as pessoas dessa forma, tem que ter sérios prejuízos!!

Será que só de sarados e saradas vive a Runner? Será que as pessoas fora de forma não as procuram para entrar em forma? Ou seja, esse público que procura para entrar e não manter a forma, é uma baleia?

Eu nunca fui aluno da Runner e jamais serei. Sou do time que não gosta de academia. Nunca gostei, mesmo já tendo feito algumas. Nunca tive nada contra a marca, mas é um gosto pessoal!

Costumo brincar que eu prefiro exercitar o cérebro do que o tríceps, biceps, coxas e abdomen. Confesso, mesmo sem beber, que sou um magro com barriga de chopp. Mas estou bem assim, estou feliz em vários aspectos como pessoal e profissional.

E quem se preocupa com o visual? Quem está agora procurando uma academia para entrar em forma, e vale ressaltar, que entrar em forma é ficar com o corpo que a pessoa quer, pode até ser o da Helen Roche ou do Márcio Garcia, sei lá, depende do objetivo da pessoa.

Essa pessoa vai na Runner, depois que essa a chamou de baleia? Eu jamais iria entrar em um lugar que me xingasse, aliás, se eu fosse aluno da Runner, sairia hoje mesmo! Se eu sou uma baleia, para que você me quer?

Mais de 48 mil pessoas compartilharam no Facebook essa imagem com um texto detonando a campanha. Que marketin é esse? Marketin negativo para uns, marketing imbecil para mim!

Aposto que nesse momento tem gente comemorando que o site está dando "picos de audiência", bobeira! Analise a performance do site. Se eu pudesse dar um conselho a Runner, monitore TUDO o que estão falando e lance uma campanha AGORA pedindo desculpas. Se eu fosse a Reebok ou a Cia Atléthica sairia com uma campanha amanhã nas redes dizendo que se preocupam com a pessoa e não com a sua forma física!

Fico feliz em ensinar aos meus alunos que em primeiro lugar se deve entender e respeitar o consumidor, são esses consumidores que nos amam ou odeiam, no compram ou fazem força contra para comprar da concorrência. São esses consumidores que pagam os salários das empresas, agências, produtoras...

Pois é, "Dona Runner", quem mantém sua estrutura, professores, dá dinheiro para suas campanhas e para os luxos dos donos, são as baleias!!!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe


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4 Comentários:

Às 9 de fevereiro de 2012 às 12:47 , Blogger Mell Azevedo disse...

Felipe, realmente não dá pra saber se eles erraram muito em lançar uma campanha dessa em pleno tempo de Rede Social ou o fato de que eles repetem esta campanha desde 2008. Já vimos Outdoors da Runners com esta mesma frase há muito tempo atrás. Será que ninguém foi capaz de orientá-los quanto a isso?

 
Às 10 de fevereiro de 2012 às 04:18 , Blogger Mariana Gomes disse...

Realmente... como em tempos de Redes Sociais, ainda encontramos pessoas ou marcas que se propõem a depreciar a pessoa, e ainda acham que vão abalar com a campanha... o depreciamento de algo ou alguém, estilo ou tipo, não trazem impactos positivos... acaba por se tornar preconceito.

 
Às 22 de março de 2012 às 15:07 , Blogger DIEGO F. CICCONI GARCIA disse...

Muito bom o seu Blog!!!
Parabéns!!!
Estou querende inserir a minha corretora no "mundo digital". Nada melhor do que ouvir especialistas como você.

Abraços,

Diego Cicconi

 
Às 28 de outubro de 2012 às 15:09 , Anonymous Anônimo disse...

Hoje em dia, o marketing e as campanhas de comunicação sobre a miopia são muito importantes, porque por exemplo, eu comprei os meus óculos porque os vi numa publicidade.

 

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