quinta-feira, 5 de março de 2009

Web é a mídia que mais cresceu em 2008...

Amigos.

Dentre TODAS as mídias existentes, rádio, tv, jornal, revista, outdoor, a web foi a que apresentou o maior crescimento em 2008, chegando a faturar quase 760 milhões de reais. Em relação a 2007, o aumento do investimento foi de 44,1%, quando o montante investido ficou na casa dos 526 milhões de reais.

Essa afirmação, feita pelo site IDGNow - e confirmada pelo Projeto Inter-Meios - mostra que a web aos poucos está crescendo, porém, para nós que trabalhamos com essa plataforma de comunicação, que planejamos e pensamos Internet diariamente, o montante ainda é pouco, MUITO POUCO!

Tudo bem, que se compararamos o investimento em web contra o de cinema, estamos muito bem, pois segundo o Projeto Inter-Meios, o lucro ANUAL de investimento publicitário no cinema ficou em 88 milhões, mesmo valor que a web faturou apenas no mês de dezembro de 2008.

A mídia cinema é barata, a cinesemana (medida padrão de compra) custa algo em torno de R$ 3.000,00 por sala, onde o anunciante roda uma vez a cada exibição do filme na sala durante uma semana (normalmente de 5a a 5a feira).


O valor apresentado de web NÃO CONTA com investimentos em Links Patrocinados de nenhum dos sistemas de busca. Calcula-se que se esses investimentos fossem computados - só não são porque o Google não os divulga - o investimento em web no Brasil, em 2008, teria passado do 1 bilhão de reais.

O bolo publicitário (soma dos investimentos de todos os veículos no ano) ficou na casa dos 21 bilhões de reais em 2008, sendo que 12,5 bilhões ficou apenas para a TV. A web representou apenas 3,57% do bolo publicitário.

Um valor muito baixo se compararamos a países como EUA e Inglaterra onde o investimento em web passa a casa dos 20%. Na Inglaterra por exemplo, a web recebe mais verba dos anunciantes do que a TV. (Será que um dia isso acontecerá no Brasil???)


Segundo a matéria do IDGNow: A mídia que mais faturou com publicidade em 2008 foi a TV - 12,6 bilhões de reais, crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Em seguida, vem o jornal, com 3,4 bilhões de reais, 9,6% a mais que em 2007.

As revistas faturaram 1,8 bilhão de reais, crescimento de 12,5% em comparação com 2007, enquanto o rádio cresceu 17,6%, para 902,4 milhões de reais. A TV por assinatura vem em seguida, com 802,7 milhões de reais - aumento de 25,5% no período.

Para nós, planejadores de plantão, resta continuar batalhando a cada dia. Pesquisando tendências, números, consumidores para que nosso planejamentos saiam cada vez mais embasados ao cliente, mostrando a ele que seus consumidores estão na web! Eles compram online, pesquisam, se socializam usando todas as plataformas de comunicação que a web proporciona. Cabe a nós, fazermos um planejamento estratégico digital bem minucioso e ajudar o número 3,57% (investimento do bolo publicitário em web) crescer para 10, 12, 15% em poucos anos!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial