terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Crise? Vá para a Internet

Amigos.

Ontem (15/12) escrevi um post em que defendia - como sempre - que os anunciantes deveriam olhar com outros - e bons - olhos a web. No processo de compra ela está se tornando fundamental. O consumidor está pesquisando mais na web antes de ir no ponto de venda, e acreditem, em pouco tempo - se é que já não acontece isso - um blog ou uma comunidade no Orkut vai influenciar muito mais uma compra do que o comercial na novela das 20h da Globo.

A Tecnisa é um modelo de sucesso para o uso da web na venda de seus produtos; o mais interessante é que a empresa não vende celulares, livros, dvds... ela vende APARTAMENTOS! Produtos de alto valor agregado e que não saem por menos de 150 mil reais!!! Seu planejamento de ações de marketing digital para a web é algo exemplar!

Apenas uma rápida comparação: Um apartamento na Vila Prudente, de 85metros quadrados, pronto para morar sai por 280 mil reais. Se compararmos com um livro que custa 50 reais - e é um dos produtos mais vendidos na web brasileira - uma loja como a FNAC parecisa vender 5.600 livros para chegar ao valor do apartamento acima.
Creio que a FNAC demore uma semana para vender essa quantidade de livros, ao passo que a Tecnisa demora minutos para vender um apartamento.... é, relamente apostar na web vale a pena!

Em recente matéria publicada pelo site Info Abril: "a Tecnisa informa planeja aumentar seus investimentos em marketing digital que passarão dos atuais 4 milhões de reais para 6 milhões de reais em 2009. Com isso, a publicidade online passará a representar 25% do bolo total, de 24 milhões de reais em 2009. O valor total é o mesmo de 2008".

Segundo o site Mundo do Marketing: nas ações relacionadas ao Google, como links patrocinados, a Tecnisa investirá R$ 1,4 milhões. “A Tecnisa está sendo mais eficaz em investir mais na Internet”, aponta Pedro Waengertner, professor de e-commerce da ESPM. Os investimentos em redes sociais e Mobile Marketing também serão ampliados.

Para mim isso é um efeito da crise. A Tecnisa está tirando algumas inserções em TV e Revista e aplicando para a web, isso também se deve ao fato de que atualmente, a web responde por 27,5% do total de vendas da incorporadora.

Pois é anunciantes, acreditem, 27,5% da venda de apartamentos que tem valores acima de 150 mil reais são vendidos pela web!!!! Planejar ações na web trazem resultados assim.

Apenas no terceiro trimestre de 2008, as vendas totais – incluindo outros canais – somaram R$ 257 milhões, representando um crescimento de 52% em comparação com o terceiro trimestre de 2007

Outro fator que eu sempre defendo em meus posts, artigos e é bem defendido no meu livro sobre planejamento estratégico digital, é o que defende Romeo Busarello, diretor de marketing da empresa para essa estratégia de aumento de verba para a web: "quando a empresa precisa optar por uma canal, a internet se sobressai por apresentar métricas boas e por ser eficiente na disseminação de conteúdo" afirma o executivo.

Em depoimento ao site Mundo do Marketing, Busarello afirma que: “O investimento agora será mais racional. A internet é a mídia mais eficiente do nosso portfólio de comunicação”; ainda no mesmo site, o professor da ESPM Waengertner aprova a ação da Tecnisa devido ao fator MENSURAÇÃO: Em tempos de incerteza, investir em ações de Marketing que terão um retorno mensurável é ainda mais importante. Há uma limitação para medir o impacto das vendas geradas pelo jornal e pela TV. Em tempos de crise, todos os meios que não mensurarem de forma eficaz sofrerão uma diminuição. Outras empresas também estão seguindo o caminho da Tecnisa. Não é um caminho corajoso. É inteligente e pragmático”, completa.

Mais uma vez, venho defender a web não apenas pelo seu alto poder de mensuração, mas também por ser uma mídia mais barata - em comparação a revistas, jornais e tv - e por atingir um público com altíssimo poder de compra durante muito mais tempo que as mídias tradicionais: Enquanto o horário nobre da TV é na faixa das 20h as 22h; enquanto os "dias nobres" das revistas e jornais são no domingo, a web tem o horário nobre de 2a a 6a das 9h as 19h, pois esse é o horário que as pessoas ficam sentadas na frente dos computadores com livre acesso a web.

Anunciantes... a web está ai, é uma realidade, é um canal de vendas, relacionamento, mídia, divulgação e cada vez mais as pessoas estão buscando ela para compras! O que mais falta para aumentar os investimentos???

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Janeiro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

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