segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Web no processo de compra

Amigos.

Como grande defensor do meio INTERNET a cada dia que eu acho uma pesquisa que ajude a defender ainda mais o meio, eu não perco tempo e já não só publico aqui no blog como faço um comentário sobre ela. O objetivo é um só: Anunciantes, abram o olho para essa poderosa ferramenta, ou o seu concorrente vai fazer e você vai ficar para trás.

Em tempos de crise, o anunciantes que tiverem coragem vão se sobressair e dominar mercado. A web é uma grande arma para isso, pois trata-se de uma mídia 100% mensurável e com custo baixo se compararamos as mídias tradicionais como rádio, tv, revista, jornal... digamos que 30 segundos no jornal nacional (cerca de 300 mil reais para um comercial que vá para todo o país) é possível se fazer um barulho na web por 30 dias e atingindo mais do que os 3,2 milhões de pessoas que verão uma vez o comercial... na web se atinge mais pessoas e por mais tempo com o mesmo dinheiro. E ainda é capaz de entender o comportamento de cada um dos internautas que acessaram o site... é possível entender o comportamento de cada usuário que assiste o Jornal Nacional???

Segundo uma pesquisa publicada pela F/Nazca e o Instituto Data Folha (que eu ainda não acredito em 64,5 milhões de usuários, mas acredito nos percentuais mostrados) realizada com internautas com mais de 16 anos e publicada pelo portal iMasters: 55% já incluíram algum conteúdo na rede, 51% citam a busca de informação como principal motivo da navegação e 48% levam em consideração a opinião de seus pares publicada na Internet, antes de efetuar uma compra. Além disso, 26% deles já publicaram opinião e 20% fizeram reclamação online sobre algum produto ou serviço; 87% dos internautas entram na rede pelo menos uma vez por semana e 38% o fazem todos os dias.

E ai, até quando os anunciantes ainda vão relutar em investir mais na web? Deixe de aparecer 3 ou 4 vezes por ano na Globo e aloque essa verba na web. Teste os resultados e como essa ferramenta pode lhe dar um perfil de consumidor a ser trabalhado no futuro próximo.

Quando o profissional de planejamento estratégico da agência pensa o projeto web, ele já pensa em como oferecer ao anunciante um perfil do consumidor e como trabalhar com esse consumidor interessado em sua marca em futuras ações, e não estou falando apenas de "cadastro X e-mail marketing" mas de tecnologias muito mais avançadas, como o Eng MAP da Atlas que a Unica e Microsoft já trouxeram para o Brasil.

Imagina o internauta entra no Google. Digita: Celular. Entra no site da Vivo, olha o Nokia N95 8G, mas não efetua a compra. Daqui 15 dias, ele está navegando no site da Gazeta Esportiva vendo uma notícia sobre o São Paulo e aparece um banner : Oferta especial. Nokia N95 8G por 10X 199,99... será que não interessa a ele?

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Janeiro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais





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