quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Personalize sua busca no Google!

Amigos.

Após alguns dias de ausência (não, não estava comemorando o título do SPFC, estava trabalhando arduamente) volto com um novo post no blog e falando agora sobre MERCADO DE COMUNICAÇÃO.

Até pensei em falar sobre o Ronaldo Gordo Fenômeno no timeco da Marginal, pois esse arrunto é muito relevante ao marketing, mas prefiro falar sobre web e principalmente, para a minha empresa favorita o Google.

Desde 2006, um dos conceitos que mais ouço falar na web é o MOB - Marketing de Otimização em Buscadores. Essa ação trás resultados fantásticos para as marcas e a um custo quase zero; quer dizer se a empresa ou agência da empresa possuem profissionais capacitados para essa função o custo é quase zero, mas se for necessário a contratação de uma empresa tercerizada para esse serviço, esse custo ainda é um tanto alto, mas se o site é bem trabalhado, o investimento compensa.

O seu objetivo é colocar o site entre os primeiros resultados das buscas nos sitemas como Google e Yahoo! por exemplo. Sabe-se que 80% dos usuários não passam da 3a página quando realizam uma busca e quem 87% dos casos, eles clicam nos 5 primeiros resultados, afinal "se eu já achei o que eu queria, porque ficar buscando mais..." Essa informação é sempre muito relevante quando se vai planejar um site.

Em meu livro sobre planejamento estratégico digital, que estará sendo lançado em janeiro de 2009, eu abordo esse tema, entretanto a outras publicações que entram mais a fundo. Aconselho conhecerem mais sobre Martha Gabriel uma autoridade no assunto.

A estratégia de MOB, se lincada a outras estratégias bem planejadas, trás benefícios ainda melhores.
Nessas estratégias, eu destaco Links Patrocinados, Relacionamento com outros sites e CONTEÚDO!! Conteúdo em letras garrafais devido a sua alta importância, afinal do que adianta o usuário chegar a um site se dentro desse site não tem nada de interessante?
É como encher de Outdoor (esquecendo um pouco a Lei Cidade Limpa) a cidade levando as pessoas a um restaurante que ofereça apenas pão com manteiga e café. Isso todo mundo tem. Se o pão, a manteiga e o café não tiverem nenhum diferencial (sendo pão da padaria da esquina, manteiga Paulista e café Pilão) o que fará as pessoas voltarem ao lugar?

Esse é um dos objetivos de um site com conteúdo atualizado e relevante. Todo o profissional de Planejamento deve ter isso em mente. As pessoas não devem apenas ir ao site. Tem que interagir!
As pessoas não só chegam na URL, como continuam entrando mais vezes, se tornam fiéis: Assinam newsletter, RSS, interagem, indicam...

Entretanto, o Google está com uma idéia que futuramente vai tornar o conteúdo muito mais importante do que ele é hoje. Trata-se da customização da busca pelo usuário.

O funcionamento do Google é simples: Você acessa o site, digita um termo e aparecem zilhões de respostas. Até ai, ok, você entra em 5 ou 6 links, acha o que está procurando e pronto. Mas e os outros sites? E os sites com conteúdo fantasma (palavras mais buscadas dentro da linguagem html apenas para atrair visitas) que você entra, vasculha o site e não acha NADA sobre aquilo que você buscou? Já pensou em eliminar isso?

Em um futuro próximo isso será possível.
O site BlueBus publicou uma matéria que vou reproduzir aqui muito interessante sobre o Search Wiki.
Segundo o site, com o Search Wiki: é possível personalizar a sua busca de forma que a visualizaçao dos resultados fique mais clara e fácil de acordo com as suas preferências - você pode colocar os sites que prefere no topo da buca, excluir os que nao quer ver e adicionar comentários a cada um, por exemplo. Pode também ver como foram organizadas buscas de outras pessoas sobre o mesmo tema. A personalizaçao só é salva quando o usuário está logado na sua conta do Google e pode ser editada ou totalmente apagada a qualquer momento.

No YouTube é possível ver o vídeo explicativo

Pois é anunciantes, agências, produtoras... o conteúdo é fundamental para o sucesso do projeto.

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Janeiro?
Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre.
Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial