Como se tornar um profissional de planejamento digital?
Amigos.
Uma coisa eu posso
afirmar, se você ainda não trabalha com planejamento estratégico digital, mas
tem a vontade de trabalhar, tome muito cuidado, pois isso vicia!! Vou contar
resumidamente a minha história. Entrei na faculdade de publicidade e propaganda
em 2001 e como 99,9% dos alunos, queria a área de criação. Escrevia bem,
gostava e quis ir para a redação. Lia sobre Washington Olivetto e ele –
indiretamente, claro – me influenciou a seguir esse rumo. Em 2003, na época do
TCC, acabei indo para uma agência e me colocaram no planejamento, exatamente, a
mesma área que eu era responsável no TCC. Pronto, o suficiente para eu me
apaixonar pela área.
Então fui estudando,
conseguindo vaga em agências, fui buscando meu espaço – e ainda estou – fui
planejando, conversando, bebendo de várias fontes. Trabalhei gente muito boa,
li autores maravilhosos, assisti muita palestra presencial e no YouTube,
conversei com muita gente. E assim fui e vou construindo o meu conhecimento.
E qual a dica que dou
para você?
Nada muito diferente do
que falei acima, afinal, não tem como eu falar que faço de um jeito e indicar
que você faça de outro. A coerência faz parte do raciocínio lógico do
planejamento, mas lembre-se não é apenas isso que faz o planejamento. O
planejamento é uma ciência muito maior do que apenas ter um raciocínio lógico,
ele precisa ir além disso. Vamos a alguns passos para você se tornar um bom
profissional de planejamento.
Pratique a humildade
Planejamento que acha
que sabe tudo, não sabe na verdade é nada. Seja humilde, sempre. Ouça,
converse. Quando for a uma palestra ou curso, entre com a mente aberta, como se
você nunca tivesse ouvido uma frase sobre planejamento, faça isso, quando
estiver na primeira reunião com o cliente, quando for receber o brief do atendimento,
quando ouvir o consumidor da marca com a qual trabalha.
Seja curioso
Não deixe que a
primeira resposta lhe satisfaça, aliás, nunca se sinta satisfeito. Vá atrás da
informação, busque o conhecimento em tudo. Meu pai sempre diz que eu preciso
ler até caixa de sabão em pó. Ler é um hábito que o planejamento tem que ter.
Se não gosta de ler, não vá para essa área. Seja um pesquisador nato. Não
acredite em tudo o que dizem. As pessoas nem sempre dizem o que querem ou
gostam. E o mais importante, o Google não é a sua única fonte de pesquisa.
Pesquise. Pesquise.
Pesquise. E claro pesquise!!!
Não fique esperando as
respostas. Corra atrás delas. Não fique esperando o brief. Vá atrás dele. As
respostas não vão cair no seu colo e elas também não estão no Google. Corra
atrás da informação através de pesquisas, análises, estudos. Converse com
pessoas, com concorrentes, com força de vendas. Estude o mercado. Leia revistas
de negócios, estudos publicados, trabalhos de faculdade, pós, MBas. Ouça o
presidente da empresa, a diretoria, a gerencia e até o estagiário. Busque fãs
da marca, os apaixonados.
Goste de histórias
Leia. Conte. Ouça.
Histórias emocionam, histórias convencem, histórias vendem!! Você pagaria 80
reais para ver um monte de bonequinho amarelo que não fala uma palavra que você
entenda na frenética busca por um personagem maldoso para ser seu escravo?
Então, muitas pessoas vão aos cinemas Vips de São Paulo, pagar esse valor para
ver o filme dos Minions, sucesso mundial. Pessoas compram boas histórias. Foque
nisso.
Saiba escrever
Quem lê muito, tem mais
chances de escrever mais e melhor. Mais uma vez, repetindo o que ouvi por anos
e mais anos do meu pai. E ele está certo. Ele um estudioso, advogado, precisa
ler muito e passou isso aos filhos. Passo esse excelente conselho a vocês. Quem
sabe escrever, sabe colocar as ideias em ordem. Ideias jogadas não é
planejamento, é bagunça.
Ame pessoas
É para elas que você
vai vender, certo? As ame! Entenda suas histórias, suas frustrações, seus
anseios, seus desejos. Ache a resposta para a simples pergunta: Por que as
pessoas compram? Pergunta é simples, a resposta é complicada. Você só vai achar
essas respostas quando conversar com as pessoas!
Tenha poder de síntese
Planejamentos com
muitos textos e muitas explicações podem ser confusos e não passar a ideia de
forma clara. Se a agência não entender a ideia, a campanha não será efetiva, o
cliente vai ficar bravo e pode-se perder uma conta, ou a campanha vai para o
ar, não traz resultados, e a coisa fica ainda pior. Tenha o poder da síntese.
Não tenha medo de errar
Tente. Inove. Mude.
Quebre paradigmas. O planejamento é assim. Precisa ser assim, tem que ser
assim. Estimule a conversa. Discute, provoque pensamentos. Faça o cliente
pensar, faça consumidor pensar porque ele precisa tanto daquele produto.
Precisamos mesmo de um iPad? Mas a Apple diz que sim.
Métricas são suas
melhores amigas
Não fuja delas. As
tenha ao seu lado. Durma abraçado ao Google Analytics. Veja de minuto em minuto
as métricas, mas antes, saiba bem definir as chaves de sucesso, as KPIs. Busque
a excelência das ações, seja a pessoa que puxa a agência para otimizar verbas e
resultado. Pesquise antes, durante e depois das ações. Entenda os sucessos e
fracassos. Não ache que a sua marca é imbatível, pois ninguém é. Há sempre uma
criptonita para o Superman.
Tendências são sua
chave do sucesso
As use. Entenda.
Pesquise. Estude. Analise. Tendências podem dar muito certo ou muito errado.
Internet das Coisas é tendência? Tecnologia? Mobile. Entenda o que é tendência
e o que já foi tendência e hoje é necessário, ou como ouvi no Top de
Planejamento de 2015 “tecnologia não é tendência, é pendência”.
Vá a eventos. Beba
todas as fontes
Não para aparecer, mas
para aprender. Vá a todos. Ouça várias fontes. Beba delas. Jon Steel é o “papa
do planejamento” mas não é o único. Julio Ribeiro, é um dos maiores
planejadores que o Brasil tem, mas não é o único. Ken Fujioka já fez coisas
brilhantes, mas o Fabiano Coura, Ulisses Zamboni, Rodrigo Gadelha, Jurandir
Craveiro, Araken Leão, Mari Zampol, Maurício Moreira, Daniel Tomazio, Andre
Foresti, Marcelo Magalhães, Laura Chiavone, Daniel Winter, Ana Cortat, David
Laloum, Fernando Diniz, Eduardo Lorenzi, Pedro Cruz, Newton Nagumo, Pedro
Porto, Renata D’Ávila, Rodrigo Maroni, Rodrigo Ribeirão, Lucas Reis, Michelle
Fernandes, Mario Reys, Ana Maria Nubié entre outros profissionais, que tanto
fizeram e fazem a diferença.
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Abraços
@plannerfelipe
facebook.com/plannerfelipe
1 Comentários:
Parabéns pelo Blog.Excelente conteúdo, o Planejamento Digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.Redigi um artigo relacionado que acredito que poderá enriquecer ainda mais a aprendizagem de todos, http://www.ricardofelixconsultoria.com.br/blog/planejamento-estrategico-marketing/
Sucesso!
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