Profissional digital. Estamos mesmo preparados?
Amigos
Recentemente
uma pesquisa da Agência Conversion foi tema até do Jornal Nacional. Em pleno
ano de 2014, as faculdades de marketing, propaganda, publicidade e comunicação
não falam de internet em suas grades, não preparam para o mercado digital, quem
está inserido 24h por dia nesse mundo!!
Os
alunos saem dos cursos não sabendo nada sobre negócios digitais, mas por mexer
o dia todo, sabem tudo de Facebook, Twitter, Blog, Vlog, games online... sabem
comprar nos grandes varejistas, usam o Google para pesquisa de escola e
compras, sabem até vender produtos pelo Mercado Livre e ganhar um extra a
mesada, mas efetivamente, não saem da faculdade sabendo que aquele mundo online
é o futuro (ou presente) do varejo e que muito provavelmente, a sua vida
profissional dependerá (muito ou pouco) daquele canal e que o Facebook não é
apenas para postar a foto do churrasco do final de semana ou pesquisar a vida
daquela garota que está afim. É muito mais do que isso.
Não
é a toa que vira e mexe matérias sobre “falta de mão de obra no mercado
digital” explodem em diversos sites, como o Portal Exame, que recentemente
publicou uma matéria com o Wilson Lima, diretor de RH da Dafiti, um dos maiores
varejistas online do Brasil e por isso, um dos que mais empregam. Para Lima, o
profissional precisa conhecer mais de e-commerce do que de varejo para estar no
time da Dafiti, uma vez que o profissional que conhece os 2 é quase impossível
de encontrar.
O
que tem se visto muito hoje são empresas tirando funcionários de outras
empresas, as vezes a peso de ouro, mas há acordos entre diretores para evitar
isso, manter a cordialidade em um mercado, e-commerce, que só cresce e ainda é
novo no Brasil, afinal, estamos falando efetivamente de 10 anos de varejo
online, sendo uma explosão mais para 2007. Isso faz com que haja poucos
profissionais experientes. Quando você dize ter 5 anos de e-commerce, seu CV
fica altamente valorizado, pois você vive quase que metade da vida do
e-commerce no país.
A
falta de profissionais no mercado digital é algo mais do que claro. Quem
contrata, acaba, muitas vezes pedindo indicação dos próprios funcionários, na
Dafiti, Lima faz isso, mas essa é uma prática comum no mercado, até apelidada
de QI – Quem Indica. Achei interessante a Dafiti premiar o funcionário que
indicar uma pessoa para o cargo, entretanto, é certamente preocupante, pois o
que vemos é o mercado crescer muito rápido, mais e mais empresas querendo
entrar na Internet e faltar os que fazem a diferença, os que pensam em negócios
e não apenas em posts no Facebook.
A
dica que fica nesse artigo é: estude! Se você faz um curso de curta duração ou
um MBA/Pós no mercado digital, não ache que o professor vai levar tudo. Estude,
se prepare, pois se preparar para uma aula é se preparar para o mercado. Veja o
que vai além do básico, questione em sala de aula e seu chefe. Faça a diferença
e as portas se abrem para você.
Já está a venda os meus cursos de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL
Mais de 2 mil cursos vendidos!!!
Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial