Google Glass. Modinha ou ferramenta para o varejo?
Amigos
Existem marcas
que lançam produtos e logo viram febre entre as pessoas. Apple é mestre nisso,
lança um celular, um tocador de mp3, um leitor digital de uma forma que nenhuma
outra marca conseguiria, sem a menor dúvida, entretanto, o Google não fica
muito atrás, seja em serviços ou produtos, o Google está sempre tentando
inovar. Alguns produtos viram febre e depois morrem, outros, se tornam fortes,
ganham vida e ajudam no faturamento do buscador. O Google Glass, até o momento,
não parece ser uma brincadeira de adolescente ou uma moda, ele parece que veio
para entre outras funções, ajudar o varejo. Não podemos esquecer que as pessoas
vão achar diversos usos para o óculos e que sim, em breve ele vai estar mais
presente no rosto das pessoas, mas vamos focar esse artigo apenas no segmento
do varejo.
Eu acredito
que o Google Glass trará experiências de marca interessantes. Vemos hoje o
quanto essa experiência de marca se torna importante para as marcas varejistas,
pois essas experiências estão se tornando cada vez mais importantes para a
fidelidade. Se falarmos de varejo online, fidelidade, é algo extremamente
importante, pois muitos apostam que o futuro do e-commerce será a recompra e só
se compra novamente de marcas confiáveis. Por exemplo, você pode tomar Coca-Cola
em um boteco de esquina ou em um famoso restaurante, vai pagar mais caro, mas
compra porque é Coca-Cola, confia. Já comer nesse boteco...
Uma matéria do
site Adnews, mostrou como o Ponto Frio vai usar o Google Glass para trazer
experiências online nas lojas físicas. Acho isso fantástico e no meu modo de
entender, isso se torna uma ação Omnichannel, palavra que estou cada dia mais
“apaixonado”, pois acredito demais que os mundos on e offline possam se falar e
isso será sensacional para o varejo. Ainda vivemos, infelizmente, uma briga
entre os departamentos online e offline das marcas, o e-commerce é visto como
inimigo das lojas. Uma marca pode ter 2 unidades uma na frente da outra na rua
que está tudo bem, mas ter um e-commerce, é a morte. Será que os varejistas já
entenderam que o futuro será as compras online e que as lojas físicas precisam
se reinventar?
O Ponto Frio
vai usar QRCode e Google Glass para melhorar as vendas do produto, atrelando
isso a um conteúdo exclusivo, somando ao conceito de experiência de marca,
ainda, claro, ser importante para o Ponto Frio ter um projeto como esses,
afinal, segundo a matéria diz, a marca se posiciona como inovadora e por isso
precisa inovar. Parece óbvio, mas o que vemos de marca que coloca “inovação”
nos discursos e tem medo de ter um Blog ou uma Fan Page... Ou marcas que olham
projetos inovadores e dizem: “coloco o dinheiro no Google e traz retorno. Vamos
manter?” Sim, mas não se posicione como inovadora, ok?
Segundo o
Adnews a ação será “Um Google Glass vai
conectar o visitante às sessões e produtos da loja em uma espécie de tour
guiado que apresentará, de maneira interativa, as características e
diferenciais dos itens, que serão lidos por meio da tecnologia QRCode. Com
suporte de áudio e vídeo, o visitante será avisado em tempo real, por
notificação push, que ele está na sessão de TV’s ou celulares, por exemplo”.
Como disse, inovação, conteúdo, experiência, varejo. Poderia colocar hastags
aqui igual as pessoas fazem no Facebook. Esses pilares movem a ação e espero
ser um enorme sucesso, pois o varejo precisa disso!
Outro dia fui
na Livraria Cultura e conversei com Sérgio Herz, seu CEO. Falamos muito de
experiência e como o online e o offline podem se ajudar. Em um evento, Herz
disse que a Livraria faz campanha de Links Patrocinados para gerar tráfego nas
lojas físicas. Outro dia ouvi de uma marca de moda que havia a ideia de fazer
uma sessão de fotos, com looks da loja com uma modelo, via Google Glass e usar
esse conteúdo não apenas no site e Redes Sociais, mas nas lojas apresentar nas
lojas via iPads ou porta retratos eletrônicos. A ideia do iPad poderia ajudar a
depois de ver o look, as pessoas comprarem online e a loja ser remunerada por
isso. Por hora, isso é apenas uma ideia. Espero ver mais ações com o Google
Glass que gerem vendas e não apenas “barulho nas Redes Sociais”. Barulho não
vende nada!
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Abraços
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Felipe Morais
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