quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Qual a melhor métrica de todas?

Amigos.
Esse é o último post do ano.
Um ano que infelizmente me dediquei pouco a essa paixão que é o blog e escrever sobre o mercado de comunicação e marketing digital.

Um FELIZ NATAL e EXCELENTE 2014 a todos vocês!!!

Quando se fala de planejamento estratégico, seja digital ou não, a palavra métricas vem quase que grudada nela, afinal, os “melhores amigos” de um planejador são as métricas. Sem esses números de performance ou resultados, os profissionais não sabem para qual caminho a marca está indo e dessa forma, não sabem quais decisões tomar e perde-se muita coisa, aliás, perde-se mais do que vendas!

Mas recentemente aconteceu algo que mexeu comigo. Quando dizem que planejadores precisam refletir e provocar a discussão, venho aqui provocar uma: qual a melhor métrica que existe? 

Pageviews? Unique visitors? ROI? Vendas? Cadastros? Acessos ao vídeo do YouTube? Clique em banner? Número de seguidores na Fan Page? Número de curtidas no post? Acessos ao blog? Estar em primeiro no Google? Bom, realmente fiz uma pequena lista de KPIs bem importantes, mas será que é só isso? Não estamos esquecendo de nada? Vejamos...

Quem acessa o seu site para ter pegeviews ou ser um unique visitor? Quem compra seu produto? Quem se cadastra no seu hotsite da promoção? Quem assiste seu vídeo no YouTube ou clica no seu banner? Quem curte a sua Fan Page ou clica no seu link em 1º na busca natural do Google? Para todas, e outras respostas, há um elemento em comum: pessoas! Sim, elas existem e é para elas que as marcas trabalham, mas às vezes, esquecemos desse elemento importante. E é sempre bom lembrar que pessoas tem histórias próprias e não são apenas consumidores. Consumidores são números!

Quando ficamos focados em métricas, KPIs, relatórios, ROI, vendas ficamos de olho em números e esquecemos a essência do planejamento estratégico, que é pensar no ser humano. Números são frios, importantíssimos, mas frios, o ser humano é o mistério que devemos desvendar diariamente para descobrir como chegar ao seu coração, isso é o caminho das ciências humanas, de onde faz parte a Publicidade, Propaganda, Marketing e a Comunicação. Não fiquemos apenas de olho nos números, fiquemos de olho no comportamento do ser humano. Diariamente, ou melhor, de minuto em minuto.

Mas o que aconteceu comigo para pensar assim? Simples, estou em um e-commerce, ou seja, varejo. Varejo é irmão de números, performance, ROI. Aqui é investir 1 para retornar 2,3,4,5... faz parte do jogo. Mas analisando diversos números para melhorar as vendas da Dezak, de repente, um post na nossa Fan Page de uma cliente mostrando a foto do produto, dizendo estar super feliz com a compra, indicando para amigas a marca e elogiando o trabalho de atendimento da Dezak. Atendimento são pessoas, e muitas vezes eu mesmo como gerente falo com o cliente, falando com outras pessoas. Conversa, calor humano, trocas. 

Você olha isso, deixa números de lado e vê que melhor do que números é a satisfação do seu consumidor, sem isso, sinceramente, números são apenas números.


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Abraços

Felipe Morais
@plannerfelipe

1 Comentários:

Às 20 de dezembro de 2013 05:08 , Anonymous tiago disse...

Legal que você só escreve coisas bem clichês e óbvias - mas tenta dar um ar de novidade para isso.
Você acha que realmente está nos ando um novo ponto de vista com esse texto?

O mercado está cheio de charlatão querendo ganahr um dinheiro.

 

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