Como planejar para a Nova Classe Média brasileira?
Amigos
Assisti a uma
apresentação de Renato Meirelles do Data Popular de 2011. Mesmo estando quase na metade de 2013, essa pesquisa
me pareceu bem interessante, pois para mim que estou trabalhando com Classe C
em um novo projeto de e-commerce, ela me deu bastante insights.
Vale lembrar que para
nós, planners, as pesquisas não são o final e sim o começo, ou seja, elas tem a
missão de nos dar insights criativos e estratégicos, além, claro, de embasar
nossas decisões. Pesquise sempre o seu mercado, concorrência, target,
tendências, mas ouça também a sua intuição do planejamento, afinal, segundo o
mestre Julio Ribeiro (Presidente da Talent) “ter
conhecimento não é planejamento. Ouça sua intuição”.
Os carrinhos de
supermercado, um índice cada vez mais importante na mensuração dessa nova
classe média, a popular, classe C, está cada vez mais cheio, se em 2001 apenas
27 categorias de produtos estava presente nesse carrinho, hoje, possui 41
categorias. E não ache que são produtos “talibã” como chamados no mercado
marcas B,C,D. São as mesmas categorias que a Elite, classe AB, consome diariamente.
O aspiracional “sou classe C, mas quero ser A” é cada vez mais forte para a
classe C, entender isso, as vezes, faz toda a diferença para a estratégia de
marketing e negócios das marcas.
Não há como pensar em
uma estratégia de negócios sem pensar na
classe C. Hoje, o Brasil tem 54% da sua população inclusa nessa classe e
estimasse que em 2014 seja de 58%; 60% dos acessos a web são da nova classe C,
que concentra 48% da riqueza nacional. Não é mais diferencial entender e vender
para essa classe, o diferencial é pensar no futuro onde a classe D será essa
nova classe social em breve.
Segundo a pesquisa, o
ato falho, é ver que o Brasil ainda é preconceituoso a ponto da Elite não
entender ou aceitar a Classe C, acreditando – pasmem – que seria ideal o mercado
segmentar com, por exemplo, fila do Aeroporto para ricos e outra para pobres. O
ruim dessa classificação é que normalmente os diretores de marcas são da elite
e precisam falar com a classe que menosprezam, daí, a importância de não se ter
preconceito na comunicação. Planners precisam ter isso em mente, não vamos
esquecer!
A classe C tem mais
paixão por pessoas. Conhecem seus vizinhos, se ajudam, se importam. O sucesso
para eles não é a madame do Morumbi e sim a vizinha que conseguiu criar os
filhos, que os educou e hoje os filhos estão em cargos altos nos seus empregos.
Ouvem mais as indicações, compartilham mais, influenciam e são mais
influenciadas por pessoas ao seu redor. Isso repercute, e muito, nas Redes
Sociais, onde essa classe já representa 57% das contas ativas do Facebook.
Jovens, Negros e
Mulheres. Norte e Nordeste. Interior da cidade de São Paulo. Esses são os
vetores do crescimento dessa nova classe. Negros gastam 673 bilhões de reais
por ano, jovens ganham até 5 vezes mais que seus pais, pois estudaram mais, se
dedicam mais ao trabalho, buscam mais especialização. Decidem e influenciam
mais dentro de casa. As mulheres decidem mais em casa, são as novas chefes de
família. Está na hora de olhar para outros públicos, outros anseios, outras necessidades.
Brasileiro é
otimista, é empreendedor. Para a maioria das pessoas empreender é sua
realização, aliás, a realização da classe C passa por 3Cs: Casamento, Casa e
Carro. São muito apegados a família, mas sem esquecer dos estudos e do
trabalho. Uma coisa ligada a outra, mais estudos, melhores cargos, mais
tranquilidade familiar, melhor qualidade de vida. Buscam isso. Não mais a
riqueza, não mais ser milionário, mas sim, ter uma vida melhor que dos pais,
mas com qualidade para aproveitar e estar sempre se dedicando a estudos e
ampliar o conhecimento.
Achou insights para a
sua marca? Planners avaliam esses dados e pensam de forma estratégica de como
atingir o coração dessa nova classe de forma fazer eles se apaixonarem. Classe
C quer ascensão, promova isso, acompanhe isso, esteja ao lado deles e eles
nunca vão abandonar a sua marca.
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