quinta-feira, 10 de junho de 2010

E a nova home do Google?

Amigos.

Alguém gostou mesmo da nova home do Google?

Hoje acompanhei várias pessoas reclamando sobre essa "graça" do Google.
Tive a oportunidade de olhar logo pela manhã, após ler no Twitter (@plannerfelipe) que muitas pessoas estavam detonando o Google, do que se tratava tanta reclamação; inclusive um amigo, o @tulimolegario, me perguntou via microblog se eu tinha visto a home e o porque eu não escrevia algo sobre isso. Prometi a ele que avaliaria e depois até pensaria em escrever a minha opinião.

No entanto, começei a escrever esse artigo as 19h40 e nesse exato momento a home do Google voltou a ser clean, branca com seu logo colorido e o espaço para digitar o termo que você deseja buscar. Voltou a ser o Google!

Bom, quem me acompanha nesse blog a um tempo, sabe que eu tenho uma profunda admiração pelo Google. Eles são inovadores, criam várias ferramentas que nos auxiliam no dia-a-dia e sem a menor dúvida do mundo, facilitaram a nossa vida!

Uma outra amiga e companheira de palestras, a Martha Gabriel (@marthagabriel) já fez algumas vezes em suas palestras e aulas , uma pergunta simples, mas de dificil resposta: Você consegue ficar uma semana sem usar nada do Google?

Eu respondo por mim: De jeito nenhum!!! Devo acessar meu Gmail, sem exagero, 20 vezes por dia (via celular) isso quando não fico com ele aberto o dia todo; acesso o Analytics para acompanhar a performance do Blog pelo menos 3 vezes ao dia, sempre que posso escrevo aqui no Blog (do blogger) e não são raras as vezes que entro no Google Maps ou assisto a algo no YouTube. O que dirá para nós profissionais de planejamento estratégico digital não usar o Google Ad Planner, Insight, Adword e o Blogsearch? Pronto, confesso, sou um "Googlemaníaco"

Arrisco a dizer, sem o menor medo de errar, que o Google transformou a nossa forma de comunicação. Depois da web, o Google foi a maior - na minha humilde opinião - revolução na comunicação mundial, pois graças ao Google hoje o usuário tem um acesso a bilhares e bilhares de informações a um click; ok, muitos podem dizer que o Altavista, Cadê faziam isso também, mas não com a mesma eficiência.

Em minhas palestras e aulas defendo sempre que a cada dia está mais dificil convencer o consumidor a comprar, pois ele chega na loja sabendo, em muitos casos, mais que o vendedor e se você não sente confiança no vendedor, dificilmente vai comprar aquele produto.

As vezes, compra da concorrência. Essa quantidade de informação, "free" que o consumidor possui é graças ao nosso amigo Google.

Mas voltando a falar da home do Google, hoje eu vi algo no marketing que confesso não ter visto coisa igual, se vocês já viram, por favor compartilhem aqui conosco: Pela primeira vez, vi o líder com 92% de mercado copiando o 3o colocado com 2% de mercado, ou seja, vi o Google imitando o Bing! Guardada as devidas proporções era o mesmo que a Coca-Cola mudar sua famosa lata vermelha por uma similar ao Dolly Cola!!!

Sinceramente eu não gostei dessa ação do Google, e confesso ser a 1a vez que falo algo contra o gigante da web; não quero ser aqui um Maria-vai-com-a-outras, só porque o povo falou algo no Twitter, lá vai o Felipe seguir, estou aqui, apenas expondo a minha opinião, e sinceramente queria ouvir a de vocês. As imagens, sem dúvidas, eram muito bonitas, mas descaracterizou o que conhecemos a quase 12 anos do que é o Google, descaracterizou a imagem que temos.

Se você fechar os olhos e pensar em Google, quase com certeza, a 1a imagem que vem a sua mente é uma tela branca com o logo colorido, certo? Ao menos veio na minha.

Por isso: O que vocês acharam da home do Google hoje?

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais do Brasil.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , ,

1 Comentários:

Às 11 de junho de 2010 às 05:19 , Blogger Talita Veronezi disse...

Concordo em genero, número e grau... eu uso o google americano e não tinha visto nada de diferente até uma colaga que senta ao meu lado falar, nossa olha a home do google, olhei e não vi nada, cliquei em "português" e pensei na hora: que droga é essa? porque eles fizeram isso? qual é o tema? Se quisesse fazer alguma coisa tinha que ter a ver com a copa já que ontem foi a abertura da copa e pelo o que eu entendi o google além de não fazer nada relacionado, fez algo que não faz parte da identidade visual da marca!
Tá aqui minha opinião, eles são bons de mais para dar essas mancadas!

beijos
Talita Veronezi

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial