terça-feira, 4 de agosto de 2009

As lições de Obama

Amigos.

As Redes Sociais estão crescendo a cada dia. Isso não é mistério para ninguém.
Não apenas as pessoas que como eu, trabalham com Internet ou PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, mas todos os internautas que possuem seus perfis em Facebook, Orkut, MySpace, Hi5, Linkedin entre outros... a cada dia surgem mais e mais redes sociais. Eu mesmo participo de várias e tenho uma, a Rede de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL - pedigital.ning.com; além claro do perfil no Twitter (@plannerfelipe).

Mas até hoje nenhuma campanha em Redes Sociais foi tão efetiva e tão boa como de Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos. Diversos especialistas sempre disseram que sem a web, Obama não se canditaria; não sei se é verdade, mas eu sei que o uso de Redes Sociais foi importantíssimo para que Obama se consagrasse como o novo presidente americano, nada mais, nada menos do que o homem mais poderoso do mundo!

Indico a TODOS o livro "A Estratégia de Barack Obama" (Ed. Campus) dos Autores (colegas..hehehe) Barry Libert & Rick Faulk.

Acabei de ler esse livro no domingo. Fantástico. Leitura leve, direta e objetiva. Ali mostra não apenas como foi construída (repito) até aqui a maior ação em Redes Sociais do mundo, mas também como as empresas devem abrir os olhos para esse novo fenômeno... e não estou falando apenas do Twiiter, mas sim de todas as redes...

O livro possui apenas 4 capítulos, com 135 páginas de conteúdo. Fácil e gostoso de ler. Em cada final do capítulo, os autores falam sobre as lições aprendidas no capítulo. Achei bem interessante para fixar o conteúdo.

É exatamente no capítulo "Seja Social" que eu acredito ter as melhores lições de como não apenas usar as redes sociais como arma em campanhas, mas como manter o relacionamento; claro que não vou aqui passar um resumo do livro ou algo parecido, mas esse post serve também para incentivar meus leitores a comprar esse livro... mesmo sem ganhar NADA com isso, eu vou deixar aqui o link de algumas lojas virtuais da minha pesquisa no Buscape para facilitar a compra... acho importante Planners Digitais lerem esse material.

Vou colocar (em negrito) as lições e ao lado meus comentários sobre cada uma delas.

A campanha de Obama ensinou que para sucesso em Redes Sociais as marcas precisa:
Cultivar as bases sociais - não apenas usar e depois jogar no lixo. As pessoas precisam ser tratadas como pessoas e não como uma comunidade de 30 mil usuários. São 30 mil pessoas!!

Crie uma comunidade contínua - mantenha SEMPRE as pessoas informadas. Instigue a discussão, promova debates, incentive a proliferação das mensagens

Alimente suas listas - dê conteúdo periodicamente! Participe das discussões

Deixe que suas Redes Sociais cresçam - JAMAIS limite seu crescimento. Redes Sociais são "organismos vivos" que nascem e crescem, mas sem alimentos, elas morrem.

Arme-se e não aceite as alfinetadas - Você nunca saberá exatamente quem está do outro lado. Pode ser um concorrente querendo provocar confusão. Converse com todos de forma clara e simples e deixe que os próprios usuários da rede eliminem o "causador de problemas"

Transforme CRM em CMR - Deixe o USUÁRIO controlar a Rede Social

Torne seu marketing móvel - De onde você estiver, onde for, o que fizer, comunique! O Twitter não cresceu assim? Use como base os grandes cases!!!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL na Ed. Brasport. Adquira já o seu!!!

Acessem www.pedigital.ning.com e se cadastrem! Primeira Rede de Planners Digitais no Brasil!!

Abraços
Felipe Morais
twitter.com/plannerfelipe


Marcadores: , , , , , , ,

1 Comentários:

Às 4 de agosto de 2009 às 12:53 , Anonymous Lucas Jim disse...

Yes, we can - dizem as redes sociais.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial