quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quer melhorar seus resultados? OTIMIZE SEU SITE!

Amigos

Antes de começar o Post, quero informar que meu artigo sobre a distância entre agências e consumidores foi publicado no site do Webinsider. Já recebi 12 e-mails de pessoas que leram o artigo e gostaram. Obrigado a todos!!!

Um dos capítulos do meu livro - que agora eu tenho 98% de certeza que lanço ainda em maio - eu abordo um tema muito interessante para os planners; tema que a cada dia está sendo mais utilizado como estratégia de performance para os sites.

Se eu perguntar a você: Quer fazer um anúncio para mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, altamente segmentado e sem pagar nada por isso? Quer fazer um anúncio do Corsa 1.0 para pessoas que estão buscando comprar carro 1.0? Quer fazer um anúncio de Flores Online para próximo ao dia das mães ou namorados e sem pagar nada por isso?

Caso algum anunciante fale não, por favor interne essa pessoa o mais rápido possível!

Isso é algo totalmente possível, quando alinhamos duas coisas: Google e SEO.
SEO (Search Engine Optimization) ou MOB no Brasil (Marketing de Otimização em Buscadores) é a técnica que programadores usam para melhorar os links e programação dos sites para que eles tenham um PageRank( ranking do Google) melhor, assim, quando um usuário buscar determinado tema, a página será a 1a a ser mostrada.

O PageRank faz um ranking por relevância do site. Se o usuário digitar "Carro 1.0" e o site da GM estiver bem otimizado, ele aparecerá em 1o lugar na busca natural, a frente da concorrência como Fiat, Volks, Ford, Peugeot, Renault entre outros, logo, as chances do usuário clicar na GM são maiores.

Sabe-se que quase 90% das pessoas só clicam nos links da 1a página do Google. Cerca de 60% vai até a 3a página; Quase 50% das buscas por um site veem de buscadores (No Brasil 90% do Google) por isso é fundamental que o site esteja bem otimizado no Google, aliás, em todos os buscadores, principalmente - além do Google - no Yahoo!, MSN Live Search e Radar UOL, logo um planejamento estratégico digital sem pensar em otimização, não estará completo nunca!!

Assim como Links Patrocinados, na otimização se trabalha palavras-chave. Esse aliás é o segredo do sucesso do Google, trabalhar as "Keywords". Um site possui diversas palavras, por isso é necessário que a equipe de otimização trabalhe as palavras mais relevantes do site. No caso da GM, eu trabalharia: Carro, motor 1.0, economico... deixaria palavras como pneu Pirelli ou bancos Recaro para 2o plano. Mas isso é uma opinião, pois o mais importante para a equipe de otimização é trabalhar com o profissional de planejamento para entender: O Comportamento do consumidor digital! Como, quando e onde ele busca!

Existem empresas que são focadas em otimização. Possuem profissionais qualificados para isso, entretanto, quando uma marca decide fazer essa otimização, deve- se saber que ela não acontece do dia para noite como subir uma campanha de Links Patrocinados ou colocar um banner na home do G1, por exemplo. Para o site estar otimizado leva-se em média 3 a 4 meses e tem a necessidade de acompanhar dia-a-dia as palavras otimizadas para manter o site entre os primeiros resultados. Não é algo tão simples, é trabalhoso mas trás excelentes resultados na performance do site. Posso indicar profissionais como Alexandre Kavinski da I-Cherry, Tamara Costa da Cadastra, Martha Gabriel autora de um livro sobre o tema, Conrado Vaz autor do Google Marketing entre outros.

O Google ou qualquer outro buscador não cobra nada da empresa para que ela esteja entre os primeiros lugares da busca natural, por isso que é uma "propaganda gratuíta", porém, para fazer a técnica de otimização exige tempo e pessoas qualificadas. No Brasil, são poucas as pessoas experts nesse assunto, o que tem aberto um belo caminho para uma nova profissão. E bem rentável por sinal!

O site do IDGNow publicou recentemente dicas para melhorar a performance do seu site, no quesito da otimização.
Clicando acima você vai para a matéria, mas vou resumidamente colocar os principais tópicos aqui, que servem apenas para reforçar o que eu escrevi acima e também em meu livro.

PALVRAS-CHAVE: Os termos mais relevantes devem constarno início do texto ou em negrito. Estas palavras também devem ser as escolhidas quando um link interno ou externo for incluso no decorrer do texto.

HTML: A palavra-chave tem que estar na tag HTML Title e na Tag Description;“heading tags” também dão uma boa força para o SEO; tag que pode ser alterada é a Keywords.

LINKS & IMAGENS: Inclua um título no seu link; A otimização é recomendável para o “buscador entender melhor o link” e aumentar a relevância do conteúdo; Quanto às imagens, a regra é simples: nomeie os arquivos com relevância.

URL: O endereço de seu site deve explicar o que ele realmente é.

Pois é. Otimização é uma técnica excelente para quem quer gerar resultados para os sites. Nós, planners digitais devemos conhecer como fazer para auxiliar os profissionais ou empresas contratadas. Sem colocar a mão na massa, mas entendendo o funcionamento e ajudando com dados sobre Público!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em MAIO? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial