Mobile nos EUA em crescimento! E no Brasil?
Amigos.
Mais uma vez, desculpem ontem pelo pos "CTRL C + CTRL V" do site IDGNow. Não gosto de fazer isso, mas prefiro publicar algum assunto relevante a vocês do que simplesmente manter o post do dia anterior.
Para os planners digitais, um dos assuntos que cada vez mais temos que dominar, é o Mobile Marketing, afinal, se a Internet é a mídia do futuro (ou será presente???) o Mobile tem TUDO para ser o grande veículo de acesso a rede, afinal, nem é preciso falar o quanto nós "seres humanos" somos totalmente dependentes desse aparelho!
Para os planejamentos estratégicos digitais, ações em Mobile devem SEMPRE ser analisadas, afinal, querendo ou não as pessoas possuem celular e se compram Smartphones ou acesso 3G é porque buscam conteúdo! Buscam acessar a web. Onde as marcas devem estar também??? Enquanto campanhas de banner dão em média 0,5% de retorno, de Mobile chegam a 10% de CTR.
Só no Brasil, em recente matéria publicada pelo site Meio & Mensagem, já são 8 celulares para cada 10 habitantes, isso que o Dia das Mães ainda nem tinha passado quando esse dado foi publicado; e sabe-se que ao lado do Natal, são os dias que mais vendem aparelhos no Brasil. (sim é por isso que você não deve aguentar mais ver Claro, Vivo, Oi, Tim em campanhas pesadas em TODAS as mídias).
Não vai demorar muito para que haja um celular por habitante no Brasil; lembrando que há muitas pessoas - COMO EU - que possuem mais de um aparelho... no meu caso, tenho o meu pessoal e um da empresa, FTPI. Conheço pessoas que tem 3...
Recentemente o Ibope Nielsen Online divulgou que há cerca de 23 milhões de usuários residenciais de web, um número expressivo, mas o próprio Ibope admite que no Brasil são mais de 50 milhões de usuários; o DataFolha diz ser 62 milhões (esse é o número global, incluindo Lan Houses, trabalho, escolas, faculdades, cybercafé entre outros).
Bom, quanto mais gente, melhor, quem sabe assim os anunciantes não abrem os olhos para a web, e lembrando... Internet não é apenas banner e banner NÃO TEM QUE SER sempre clicável!! Internet é muito mais do que isso, teoria que eu defendo com unhas e dentes no meu Livro: Planejamento Estratégico Digital (Ed. Brasport).
Se aqui no Brasil há 23 milhões de usuários residenciais de web, nos EUA existem 22,4 milhões de usuários de web via CELULAR!!! Como sempre, os EUA estão a nossa frente, mesmo que os brasileiros sejam os que mais usam a web no mundo!!! Isso em horas navegadas, em acesso aos principais players do mundo como Google, YouTube, Orkut, Windows Live Messeger...
Segundo pesquisa divulgada no site Mobilepedia, em apenas um ano, o número de usuários que acessam a web via celular dobrou. O interessante é que essa pesquisa americana, não computa acesso as Redes Sociais, uma das principais atividades via celular em todo o planeta!
Segundo a pesquisa o aumento em um ano de acesso a Redes Sociais via celular, apenas nos EUA foi de 427%. O principal acesso dos americanos a web pelo celular é: ler notícias.
Sites financeiros tiveram aumento de 188%; bom podemos creditar isso a grande crise financeira que o mundo enfrenta, claro, menos o Brasil, afinal essa crise que fez a Chrysler quebrar e a GM quase falir é apenas uma marolinha para o Sr. Lula.
O perfil do usuário de celular móvel nos EUA é: Metade dos homens entre 18 e 34 usa o telefone celular para obter notícias e informações financeiras. A internet móvel também é usada por 40% das mulheres entre 18 e 24 anos.
Esse perfil não parece familiar ao nosso país? Faça uma rápida pesquisa ao seu redor e veja quantas pessoas acessam a web pelo celular e o perfil delas.
Aqui na FTPI, dentre os 30 funcionários do escritório de São Paulo, sei que 8 acessam a web pelo celular, na maioria das vezes para ver e-mails. Desses 8, 5 tem BlackBerry, eu tenho um Nokia N95 8Gigas e há ainda mais 2 Smartphones da Nokia. A idade varia de 30 a 75 anos e tem 2 mulheres e 6 homens.
No Brasil, em recente dado do IDGNow apenas 3,1 milhões de pessoas acessam via 3G. Já é um bom número, mas muito baixo se comparado ao cenário americano ou mesmo ao número de brasileiros que acessam a web via PCs.
Se o Brasileiro tem mania de achar que tudo o que vem dos EUA é melhor, porque então não começamos a acessar mais a web do celular - claro sem deixar de acessar via PC??? E porque será que ainda há tanta restrição a investir na web, mesmo mostrando esses números?
"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em MAIO? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"
Abraços
Felipe Morais
Mais uma vez, desculpem ontem pelo pos "CTRL C + CTRL V" do site IDGNow. Não gosto de fazer isso, mas prefiro publicar algum assunto relevante a vocês do que simplesmente manter o post do dia anterior.
Para os planners digitais, um dos assuntos que cada vez mais temos que dominar, é o Mobile Marketing, afinal, se a Internet é a mídia do futuro (ou será presente???) o Mobile tem TUDO para ser o grande veículo de acesso a rede, afinal, nem é preciso falar o quanto nós "seres humanos" somos totalmente dependentes desse aparelho!
Para os planejamentos estratégicos digitais, ações em Mobile devem SEMPRE ser analisadas, afinal, querendo ou não as pessoas possuem celular e se compram Smartphones ou acesso 3G é porque buscam conteúdo! Buscam acessar a web. Onde as marcas devem estar também??? Enquanto campanhas de banner dão em média 0,5% de retorno, de Mobile chegam a 10% de CTR.
Só no Brasil, em recente matéria publicada pelo site Meio & Mensagem, já são 8 celulares para cada 10 habitantes, isso que o Dia das Mães ainda nem tinha passado quando esse dado foi publicado; e sabe-se que ao lado do Natal, são os dias que mais vendem aparelhos no Brasil. (sim é por isso que você não deve aguentar mais ver Claro, Vivo, Oi, Tim em campanhas pesadas em TODAS as mídias).
Não vai demorar muito para que haja um celular por habitante no Brasil; lembrando que há muitas pessoas - COMO EU - que possuem mais de um aparelho... no meu caso, tenho o meu pessoal e um da empresa, FTPI. Conheço pessoas que tem 3...
Recentemente o Ibope Nielsen Online divulgou que há cerca de 23 milhões de usuários residenciais de web, um número expressivo, mas o próprio Ibope admite que no Brasil são mais de 50 milhões de usuários; o DataFolha diz ser 62 milhões (esse é o número global, incluindo Lan Houses, trabalho, escolas, faculdades, cybercafé entre outros).
Bom, quanto mais gente, melhor, quem sabe assim os anunciantes não abrem os olhos para a web, e lembrando... Internet não é apenas banner e banner NÃO TEM QUE SER sempre clicável!! Internet é muito mais do que isso, teoria que eu defendo com unhas e dentes no meu Livro: Planejamento Estratégico Digital (Ed. Brasport).
Se aqui no Brasil há 23 milhões de usuários residenciais de web, nos EUA existem 22,4 milhões de usuários de web via CELULAR!!! Como sempre, os EUA estão a nossa frente, mesmo que os brasileiros sejam os que mais usam a web no mundo!!! Isso em horas navegadas, em acesso aos principais players do mundo como Google, YouTube, Orkut, Windows Live Messeger...
Segundo pesquisa divulgada no site Mobilepedia, em apenas um ano, o número de usuários que acessam a web via celular dobrou. O interessante é que essa pesquisa americana, não computa acesso as Redes Sociais, uma das principais atividades via celular em todo o planeta!
Segundo a pesquisa o aumento em um ano de acesso a Redes Sociais via celular, apenas nos EUA foi de 427%. O principal acesso dos americanos a web pelo celular é: ler notícias.
Sites financeiros tiveram aumento de 188%; bom podemos creditar isso a grande crise financeira que o mundo enfrenta, claro, menos o Brasil, afinal essa crise que fez a Chrysler quebrar e a GM quase falir é apenas uma marolinha para o Sr. Lula.
O perfil do usuário de celular móvel nos EUA é: Metade dos homens entre 18 e 34 usa o telefone celular para obter notícias e informações financeiras. A internet móvel também é usada por 40% das mulheres entre 18 e 24 anos.
Esse perfil não parece familiar ao nosso país? Faça uma rápida pesquisa ao seu redor e veja quantas pessoas acessam a web pelo celular e o perfil delas.
Aqui na FTPI, dentre os 30 funcionários do escritório de São Paulo, sei que 8 acessam a web pelo celular, na maioria das vezes para ver e-mails. Desses 8, 5 tem BlackBerry, eu tenho um Nokia N95 8Gigas e há ainda mais 2 Smartphones da Nokia. A idade varia de 30 a 75 anos e tem 2 mulheres e 6 homens.
No Brasil, em recente dado do IDGNow apenas 3,1 milhões de pessoas acessam via 3G. Já é um bom número, mas muito baixo se comparado ao cenário americano ou mesmo ao número de brasileiros que acessam a web via PCs.
Se o Brasileiro tem mania de achar que tudo o que vem dos EUA é melhor, porque então não começamos a acessar mais a web do celular - claro sem deixar de acessar via PC??? E porque será que ainda há tanta restrição a investir na web, mesmo mostrando esses números?
Até Tim Berners-Lee, criador da Word Wide Web aposta em Internet Móvel. Segundo ele disse no evento www2009: “o futuro é se conectar por meio do telefone celular, já que o aparelho é “muito barato nas nações em desenvolvimento” e pode funcionar como “um grande servidor” de informação e comunicação”.
Se até o "pai da Internet" acredita que o Mobile é o futuro, porque as marcas ainda ficam com pé atrás???
Se até o "pai da Internet" acredita que o Mobile é o futuro, porque as marcas ainda ficam com pé atrás???
"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em MAIO? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"
Abraços
Felipe Morais
Marcadores: acesso via celular, Livro de Planejamento, mobile marketing, números da web no brasil, Planejamento Estratégico Digital, Usuários de internet no Brasil
1 Comentários:
Sem dúvida! O número de utilizadores de telemóveis está a crescer face à crise.
A inovação é chave do sucesso. E o mobile marketing tem esse potencial:
Chave da inovação abre portas da crise
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial