quarta-feira, 18 de março de 2009

Yahoo! inovando em Links Patrocinados

Amigos.

Para quem, assim como eu, trabalha com Internet, sabe da força e eficiência dos Links Patrocinados. Segundo o evento do SMX Brasil, cerca de 50% do gasto com publicidade no mundo foi em Links Patrocinados, cerca de 30,5 bilhões de dólares usados nessa ferramenta.

Números extra-oficiais dão conta de que o Google - que detém a maior fatia - lucrou algo em torno de 16,5 bilhões de dólares no mundo, sendo só no Brasil algo em torno de 1 bilhão de reais. Digo números extra-oficiais porque o Google não abre seus números para ninguém.

Falar da eficiência dessa mídia é "chover no molhado" afinal, você anuncia em um veículo com cerca de 2 bilhões de visitas por dia no mundo todo, anuncia o seu produto para pessoas altamente interessadas em assuntos relacionados com ele e só paga se a pessoa clicar. Se essa pessoa for muito boazinha, ela olha seu anúncio, abre o browser digita a sua URL, faz a compra e você não paga nada ao Google, bom, mesmo se pagar, você vai pagar centavos.

A Tecnisa, recentemente ganhou prêmio de melhor campanha de links patrocinados do mundo, afinal, pagando por centavos, ela vende apartamentos de 200 a 500 mil reais. Segundo a equipe de marketing da empresa, ela fatura cerca de 23 milhões de reais por ano com a web e não gasta mais do que 4 milhões de reais em mídia.

Porém, estamos vivendo uma era onde os Links Patrocinados, apesar de ser a mídia mais efetiva da web, está perdendo um pouco "a graça", está virando algo rotineiro para o usuário. É preciso pensar em novidades para impactar. Nesse caso, o Yahoo! tem estudado soluções e já as colocando em prática.

Para Marcelo Sant´ago, um dos mestres de Links Patrocinados e Otimização em buscadores, diretor da MídiaClick: Apesar de super-eficientes os links patrocinados são sem dúvida monótonos: 3 linhas azuis de texto e um link. Nem um logo, nem uma foto, nadinha...

A princípio, os Links Patrocinados são uma evolução para a web dos anúncios de jornal, a diferença é que no jornal você paga antes de publicar; nos Links você paga SE o usuário clicar.

Marcelo explica como será o novo modelo do Yahoo!: O modelo comercial - mensalidade fixa - é diferente do tradicional leilão, mas segundo executivos do Yahoo o formato pode migrar para o modelo de cliques no futuro. Agora será possível a inclusão de fotos, vídeos e imagens nos Links Patrocinados.

Pesquisando no site do Yahoo! Search, não vi nada sobre essa novidade, mas acredito que com a demanda dos profissionais de mídia, pedindo essa novidade para a empresa, em breve esssa tecnologia estará disponível no Brasil.

Marcelo indicou um case de PEPSI feito no Yahoo. Clique aqui para ver. NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NO LOGO DA PEPSI.

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial