Como estará a web em 2009?
Amigos.
Como estará a web em 2009?
A crise mundial está chegando, devagar mas está chegando. Especialistas do mercado financiero apontam para um começo muito complicado em 2009. Queda no consumo, demissões em massa, empresas e lojas fechando... espero que sejam apenas previsões. De catástrofes no país, já basta Santa Catarina...
Os números para a Internet, segundo o IBOPE são muito bons: Atualmente cerca de 42 milhões de usuários com mais de 16 anos, contra 22 milhões no final de 2003. Entre os internautas domiciliares o crescimento foi ainda mais expressivo, passando de 8,7 milhões para os 24,4 milhões em setembro deste ano.
Bom, isso aponta um crescimento favorável a web, e aponta uma tendência de investimentos maiores na rede, mesmo com a crise. Essa aposta se deve ao fato de que a web é a única mídia 100% mensurável e em tempos de crise, quanto mais os anunciantes souberem como estão gastando o seu dinheiro e como ele retorna, melhor.
Entretando, não basta apenas os anunciantes olharem os números da web e falar: Ok, vou anunciar na web. Vou tirar parte do dinheiro da TV e aplicar na web. É preciso que as agências levem planejamentos diferenciados que façam com que os olhos do cliente brilhem na hora de tomar essa decisão.
No livro Administração em Marketing, de Philip Kotler, ele bate muito na tecla de que o profissional de marketing é um tomador de decisão, mas como tomar uma decisão sem ter embasamento para isso?
É ai que entra o papel da agência e seu departamento de planejamento estratégico, que deve mostrar ao anunciante a importância de se investir na web e como fazer isso!
Como estará a web em 2009?
A crise mundial está chegando, devagar mas está chegando. Especialistas do mercado financiero apontam para um começo muito complicado em 2009. Queda no consumo, demissões em massa, empresas e lojas fechando... espero que sejam apenas previsões. De catástrofes no país, já basta Santa Catarina...
Os números para a Internet, segundo o IBOPE são muito bons: Atualmente cerca de 42 milhões de usuários com mais de 16 anos, contra 22 milhões no final de 2003. Entre os internautas domiciliares o crescimento foi ainda mais expressivo, passando de 8,7 milhões para os 24,4 milhões em setembro deste ano.
Bom, isso aponta um crescimento favorável a web, e aponta uma tendência de investimentos maiores na rede, mesmo com a crise. Essa aposta se deve ao fato de que a web é a única mídia 100% mensurável e em tempos de crise, quanto mais os anunciantes souberem como estão gastando o seu dinheiro e como ele retorna, melhor.
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Abraços
Felipe Morais
Marcadores: Estratégias de marketing, Felipe Morais, Kotler, Livro Planejamento Digital, Marketing Digital, midia online, números da web no brasil, Planejamento Estratégico Digital
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