quarta-feira, 28 de maio de 2008

A internet e as decisões de compra do consumidor

Amigos.
O site Consumidor Moderno publicou recentemente uma pesquisa sobre a importância da web no fator de decisão de compra. A pesquisa feita pela Pew Internet & American Life Project. O estudo mostra como os consumidores decidem a compra, usando a web como ferramenta de busca e avaliação do preço.

Segue na íntegra a matéria do site:

A internet desempenha um papel importante na maneira como as pessoas conduzem pesquisas de compras, mas é apenas uma dentre a variedade de fontes de informação que utilizam com o mesmo objetivo. A conclusão é do estudo “A internet e as decisões de compra do consumidor”, divulgado pela Pew Internet & American Life Project, empresa norte-americana de inteligência de mercado. A pesquisa aponta como são efetuadas as decisões de compra de cds de música, celulares ou habitações.
No primeiro passo, quando os consumidores efetuam uma breve investigação do produto, dos que compraram CDs musicais no ano passado 83% disseram que foram influenciados por música ouvida no rádio, na televisão ou em um filme; 64% foram influenciados por amigos, familiares ou companheiros de trabalho e 56% encontraram na internet, em locais como websites de uma banda, artista ou baixando amostras em seus computadores.
Já dos pesquisados que adquiriram um celular no período, 59% pediram conselho a um vendedor, 46% pesquisaram em diversas lojas e 39% utilizaram a internet. Dos que alugaram ou compraram novas habitações: 49% utilizaram a internet; 49% viram anúncios em jornais e 47% pediram ajuda a um consultor imobiliário.

Online tem pouco impacto
De acordo com a pesquisa, ainda que muitos compradores utilizem a Internet no quesito investigação, relativamente poucos americanos dizem que informação online tem um impacto importante sobre a escolha do produto comprado. Apenas 7% dos compradores música, 10% dos compradores de telefone celular, e 11% das pessoas que alugaram uma casa disseram que obter informação online teve um impacto importante sobre a sua decisão.
Quando o produto em questão exige um grande empenho por um comprador, a influência da internet sobre a escolha é maior. O telefone celular, que muitas vezes exige contratos de compromisso, e o setor imobiliário, que normalmente exige um grande compromisso financeiro, demonstra isso. Cerca de 10% dos compradores (ou 27% das pessoas que utilizaram a internet especificamente para a investigação sobre a sua célula de aquisição) e 11% dos compradores ou arrendatários casa (ou 23% das pessoas que utilizaram a internet para a investigação sobre imóveis), disseram que a informação online teve um impacto importante na sua decisão de compra.

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