segunda-feira, 12 de maio de 2008

Marcas investem milhões em publicidade online

Amigos.
Na semana passada, o site ADNEWS publicou uma matéria muito interessante.
Para nós, publicitários interativos, soa como música, aliás, muitos dos posts que tenho publicado aqui estão sendo assim... a gente lê e fica muito feliz. Que bom!

Cada vez mais estamos vendo paradigmas sendo quebrados, assim, estamos vendo outras empresas investindo mais na web, isso é muito importante para o mercado online, claro, mas vejo esse crescimento sustentado por alguns pilares: Crescimento do número de usuários, crescimento da banda larga, crescimento de outros centros de acesso (lan houses, escolas, bibliotecas) e os grandes cases que estão sendo construídos. O site aponta algumas marcas como Fiat, Bradesco, Ford e Pepsi que apostam muito na web. A Fiat é a marca automobilistica que mais aplica dinheiro na web; o Bradesco é um dos maiores compradores de mídia online do Brasil (falo com propriedade, pois recentemente eu era Supervisor de Mídia Online da Central de Mídia Bradesco e sei o quanto foi investido em web para 2008), a Pepsi com cases de sucesso e a Ford que tem na JWT (agência que cuida da sua conta) uma forte lado de web, com excelentes investimentos.

Essa matéria, eu acho interessante repassar na íntegra aos meus leitores:

O que empresas automobilísticas, de bebidas e bancos têm em comum?
Investimentos crescentes em marketing online baseado em links patrocinados. Na mesa redonda A Experiência das Empresas: A Internet a Serviço das Grandes Marcas, realizada durante o Seminário INFO Marketing de Busca Para Quem Busca Resultados, executivos do Bradesco, Fiat, Ford e Pepsi comentaram a atuação de suas empresas na web.
Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco, diz que o banco conta com um orçamento de 15 milhões de reais para a publicidade online. Com 1,4 milhão de visitantes diários em seu site, ele destaca a importância das classes C e D como um público-alvo que deve merecer atenção especial.
Gustavo Siemsen, diretor de marketing Pepsi Brasil, destacou a grande disparidade entre o nível de atenção que as mídias online recebem do consumidor e o montante investido pelas empresas para atingir esse consumidor. Sem revelar cifras, Siemsen afirma que, pelo menos na Pepsi, o quadro começa a mudar. Os recursos para publicidade online saltaram de 5% para 11% do orçamento de marketing da companhia.
Jorge Stelmach, gerente de desenvolvimento de negócios da Ford na América do Sul, e João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, reforçaram a importância da web na mudança de comportamento do consumidor. Segundo eles, 70% dos clientes passam pelos sites das montadoras antes de fechar a compra pessoalmente nos pontos de venda.
Com 11% do orçamento de publicidade direcionado para internet, a Fiat chegou até a desenvolver uma campanha iniciada na internet móvel, a do Super Punto. A estratégia foi baseada em pesquisas que indicavam um alto grau de interesse em tecnologia no público-alvo da empresa para esse modelo.


Abraços
Felipe Morais

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