Estamos tratando bem nossos clientes?
Amigos
Antes de começar a
ler esse artigo pare e pense: você como um(a) consumidor(a), está sendo bem
tratado pelas marcas que consome? Pense sinceramente. Acredito que na maioria
dos casos, você não está sendo bem tratado pela marca que você gosta, confia,
usa e defende, mas fique calmo(a) isso não é pessoal e sim um movimento mundial
das marcas em menosprezar aqueles que as financiam. Mas a tendência é que isso
mude. E rápido.
Tenho um amigo,
Marcelo Myiashita que é um dos grandes nomes do marketing de relacionamento no
Brasil. Ele me chamou para dar aula na sua escola e por isso comecei a estudar
mais esse conceito de relacionamento e como isso tem movimentado as Redes
Sociais, o grande canal de comunicação do consumidor nos dias atuais.
As marcas, querendo
ou não, são mais de 950 milhões de pessoas cadastradas na rede no mundo todo,
no Brasil, passamos dos 40 milhões, já somos o 2º país com mais cadastrados na
rede e a tendência é apenas aumentar.Isso para ficar apenas no Facebook e
“deixar” de lado Twitter, Blog, Orkut, Sonico entre outras. Ficar fora da rede
é uma opção da marca – erradamente na minha humilde opinião - mas que fique
claro que isso não vai impedir das pessoas falarem bem ou mal da sua marca,
independentemente do tamanho dela. E uma coisa eu garanto: essa marca vai
perder vendas.
Relacionamento nas
Redes Sociais é o que gera vendas. Não adianta fazer um Tweet promocional e
achar que milhares de pessoas virão. Se relaciona, se conversa, se interage.
Depois se vende para o consumidor. Quem fizer o contrário, vai começar com o pé
errado. Redes Sociais dão resultado sim, basta saber fazer, ou vocês acham que
a Tecnisa fatura o que fatura vendendo apartamentos pela Internet usando apenas
banner em portal? Não! Eles se relacionam, conversam, buscam o que as pessoas
estão falando, trazem para o seu “mundo” e resolvem. Por isso é sempre um case
citado em meus artigos. Estão a anos luz de muitas marcas.
Em minhas aulas gosto
de mostrar um dado interessante: 70% das
pessoas gostam quando as pessoas curtem seus posts. Isso nada mais é do que
deixar a pessoa feliz por que você se importa com o que ela disse. Será que é
por isso que o Pinguim (marca do Ponto Frio) curte a piada que você conta? Por
isso que a marca cresce quase 1.000 seguidores por dia? E que quase não perde
nenhum? Se relacionam, conversam, interagem e agem. Pilares de uma boa ação de
relacionamento seja nas Redes ou em um blog.
Tenho estudado a
fundo algumas Fan Pages, algumas com milhares de acessos. Quem trabalha com
marketing digital, sabe que nem apenas o conteúdo é o que atrai um grande
número de pessoas as redes, os anúncios do Facebook tem sido importante para
atrair fãs para as páginas, mas é o conteúdo que mantém esse usuário na página,
por isso, defendo a sua enorme importância. Gerar conteúdo é uma forma de
agradar o consumidor, uma vez que ele segue uma marca atrás disso, uma vez que
ele entra no site atrás disso. Mas qual o erro dessas Fan Pages? Falam, falam e
não ouvem. Postam algo, o consumidor responde e fica no “vácuo”. Cadê o
relacionamento aqui?
O consumidor está
cada vez mais atrás das marcas com as quais ele quer um relacionamento. Ele
busca o site, a Fan Page, o Twitter. Ele vai atrás. É como se você montasse uma
casa nova e seus amigos fossem visitar. Você trataria mal esses amigos? Então
faça o mesmo com aqueles que entram nas suas redes ou na casa da sua marca.
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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
1 Comentários:
Olá Felipe, muito obrigado por nos citar em seu post.
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Gerência de Redes Sociais TECNISA
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