quinta-feira, 24 de maio de 2012

O sonho é a parte mais importante da realidade


Amigos.
Fiquei sumido por algum tempo, mas o trabalho foi árduo esse período de Dia das Mães e agora com Dia dos Namorados. Mas de volta a ativa!!!

Esse artigo já começa com uma questão. Se você é publicitário (a) e ainda não leu o livro Fazer Acontecer.com.br do genial Julio Ribeiro (Presidente da Talent) está perdendo uma cultura preciosa. Se você é planner e ainda não decorou cada linha do livro, você está esperando o que? O que eu mais gosto desse livro é que ele ensina a planejar sem ensinar a planejar, entendeu? Nós planners somos pessoas que refletimos diariamente sobre as marcas com as quais trabalhamos, sobre quem é nosso consumidor, sobre o que está acontecendo no mundo. Tentamos transformar isso em uma estratégia para elevar os negócios das marcas com as quais trabalhamos diariamente.

O título desse artigo é o mesmo de um título de um dos capítulos do livro de Ribeiro, um dos que eu mais gosto, pois vai muito ao encontro não com a minha metodologia de trabalho, mas sim com a minha vida. Planners colocam a sua experiência de vida em suas estratégias. Sempre tendemos a fazer isso, partimos de um princípio para depois, através de pesquisas, analisar o que pode ou não dar certo, mas nossa intuição vai sempre falar mais alto. Tem que falar! Só esteja bem embasado para que essa verdade que você, planner, apoia seja realmente a melhor. “Eu acho” não cabe na propaganda.

Desde pequeno eu sonhava. Sonhei em ser jogador de futebol, sonhei em ter a minha própria agência, sonhei em dar aula em faculdade, sonhei com carros, sonhei em casar com a minha paixão de infância, sonhei em ter um filho, sonhei em viajar, sonhei demais. Realizei muitos, realizarei outros, alguns, não mais. Steve Jobs sonhou em ser grande, Bill Gates também. Pelé sonhou alto, Senna, Jordan, Tiger Woods. Quem sonha pequeno, permanece pequeno. E como sonhar com as marcas? Sonhe em transformá-las em grandes! A Coca-Cola era xarope para tosse, Samuel Klein começou a Casas Bahia revendendo fogão de porta em porta. Sonhe em ser um dia grande!

E como fazer isso? Planeje, pesquise, avalie e sonhe! Não deixe o mercado acabar com seus sonhos. Muitas vezes, você será podado por incompetentes que vão rir dos seus sonhos, mas se você persistir vai conseguir. Eu era um dos piores alunos da classe, tem gente que hoje vai rir ao saber que dou aula em MBA e Pós Graduação, tem gente que vai apoiar. Sonhe que a sua marca ou do seu cliente será grande, pois ela vai ser, desde que o seu planejamento seja feito corretamente.

Não tenha como objetivo curto “ser a maior”. Tenha como objetivo de longo prazo ser a maior, mas tenha objetivos mais rápidos e fáceis de serem alcançados. Não queira conquistar o mundo, queira conquistar o quarteirão, a rua, o bairro, a cidade, o estado, o país e ai sim o mundo. Quem quer primeiro o mundo, não consegue nem o quarteirão, mas não deixe jamais de sonhar.

Ribeiro tem uma frase no seu livro que eu acho fantástica: “o medo de ousar fechou muito mais empresas que a ousadia” e posso ser sincero? No mercado de internet falta muita ousadia! Vemos as marcas apostando no banner no UOL por que gera tráfego e esquecendo que o Facebook gera relacionamento e engajamento. Vemos marcas deixando de lado o e-mail marketing por que uma pessoa uma vez disse que essa ferramenta morreu. Se você atua com e-commerce como eu, o e-mail marketing representa quanto em vendas para você? 

Crianças sonham o dia inteiro e são felizes. Quando crescemos a sociedade cuida para que nossos sonhos sejam eliminados. Jamais você será um Pelé. Ok, mas você tentou? Jamais você terá a capacidade o Julio Ribeiro, certo, mas você correu atrás? Sonhe, crie, imagine e se possível, tire do papel, coloque em prática e transforme o sonho em realidade, mas lembre-se, para isso é preciso de 1% de inspiração (sonho) e 99% de transpiração (mão na massa)

Já está venda o meu curso PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL em parceria com o portal iMasters. Clique aqui e adquira o curso que mais de 500 pessoas já fizeram.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

1 Comentários:

Às 24 de maio de 2012 às 20:16 , Anonymous Felipe Medeiros disse...

1% de inspiração (sonho) e 99% de transpiração (mão na massa)... essa é a frase Felipe, muitas pessoas não sonham, pois acham isso trabalhosos, por medo de fracassar...

esquecem que um dia um menino na fila de empregos com o sonho de ser um grande empresário viu a oportunidade de vender porta carteira e dai em diante montou um imperio.... não por ter as maiores ideias ou inspiração mas por trabalhar arduamente para conquistar seu sonho...

se acreditasse em coincidência diria que esse texto foi uma delas, mas prefiro acreditar em providencias... rsrs

Abraços e vê se diminui o Refri para esse coração aguentar mais um bom tempo....

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial