segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As marcas se abriram para o compartilhamento?

Amigos.

Sabe aquela velha máxima "falem mal, mas falem de mim"? Pois é, cada vez mais as marcas estão vendo que na Internet é isso que tem acontecido. Querendo ou não, as pessoas estão falando das marcas em seus canais da chamada web 2.0, podendo ser um Twitter, o Facebook, Orkut, YouTube ou qualquer que seja a rede que ele pertença, ou melhor, que ele não apenas pertença como também interaja.

Para aqueles que ainda não acreditam no poder das redes, eu sempre dou o exemplo (em aulas e palestras) de uma vez que em uma reunião com um cliente ainda "míope" as redes disse que sua marca não estava inserida no ambiente, então, abri o notebook da apresentação, entrei no Orkut, digitei a marca dele e ele viu que mais de 30 comunidades com a sua marca estavam ali.

Mas nem tudo está perdido e temos visto ações bem interessantes por ai. Nem vou ser redundante em citar a Tecnisa pela centésima vez nesse blog, ou serei obrigado a emitir uma nota fiscal ao Romeo Busarello por propaganda da marca, afinal a Tecnisa é a empresa que mais entende a Internet e como ela é um potencial canal de negócios.

O site da Revista Proxxima (leitura obrigatória para quem trabalha com Internet) publicou uma matéria sobre uma ação da Vivo que muito me chamou a atenção. Após a excelente ação e campanha do Vivo On, que merece aplausos de como a Vivo está ajudando na inclusão digital a Vivo lançou, pela agência Wunderman, outra ação bem interessante.

Em tempo, claro que o Vivo On é uma forma da Vivo ganhar clientes e dinheiro, mas para nós, profissionais de planejamento estratégico digital, vejamos isso como uma forma de mais e mais pessoas aderirem a web móvel, o mercado crescer e nossas idéias serem aprovadas pelos clientes pois já há base para sucesso da ação.

Nessa ação da Vivo, chamada "1000 Coisas e Causas Imperdíveis" a operadora de telefonia convoca mais de 100 blogueiros para montar uma lista coletiva sobre diversos assuntos. Antes que alguém acuse esse blog não foi e nem esse blogueiro, convidados para a ação. Apenas achei interessante esse movimento e estou aqui opinando sobre a iniciativa.

Os temas são os mais variados: informações sobre tecnologia, moda, cultura, esportes, baladas, comida, humor, games. Idéias sobre essas temas serão feitos pelos blogueiros alinhada com a estratégia do Vivo On.

O objetivo da ação é que esses temas sirvam de material para compartilhamento dos usuários para suas redes, ou seja, a Vivo está não apenas chamando blogueiros - pagos, claro - para gerar conteúdo que não seja apenas "compre meu produto" em uma plataforma própria que sirva de informação para seus usuários. Vemos aqui a estratégia de conteúdo como grande estratégia, algo que defendo muito.

Em minhas aulas e palestras, eu sempre defendo que hoje a grande estratégia de marketing digital é a geração de conteúdo. Ninguém segue Twitter parado, ninguém entra em um site desatualizado, ninguém volta a comunidades se ela está ali parada. Ninguém compra um Smartphone porque ele é mais bonito. Compram porque querem entrar na web.

As pessoas vão atrás de conteúdo na web! E a Vivo está oferecendo isso!
Espero que essa ação da Vivo vire Benchmark para o mercado digital!!!!


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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe





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1 Comentários:

Às 12 de outubro de 2010 06:47 , Blogger Viceversano Rondi disse...

Boa Morais, vc acertou em cheio nessa, realmente ninguém quer estar na web apenas para dizer que tem um perfil em cada uma das redes sociais mais visitadas, a procura é cada vez mais massiva em relação a informação, todos querem o máximo possível de conhecimento ( mesmo que ele venha fracionado em pequenas doces) e obviamente as corporações que conseguem gerar o máximo de conteúdo relevante para o seu target vão se ressaltar em meio a infinidade de temas que o usuário é bombardeado todos os dias pela rede.


Abraço e SUCESSO!!!

Rondinele Silva

 

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