quarta-feira, 15 de abril de 2009

Televisão com cheiro?

Amigos.

Recentemente o programa Fantástico (Rede Globo) mostrou um teste feito no Japão para que a televisão transmitisse cheiros. Isso mesmo! Cheiro. Além de você ver e ouvir as cenas da Novela, você vai sentir o cheiro daquele churrasco de determinada cena por exemplo.

Agora imagina essa tecnologia na web?
Imagina como seria o e-commerce (agora vou pegar pesado) da Kopenhagen.
Você acessa o site, entra na loja virtual e escolhe comprar uma caixa de chocolate. Há uma opção para você sentir o cheiro do chocolate. Bom, nem preciso dizer que imagino quantas pessoas não ficaram com água na boca com essa pequena história que contei. É inevitável ler essas palavras e não imaginar a cena.

Agora você planner, imagina o quanto você vai poder explorar esse desejo do consumidor, esse poder do cheiro, da experiência sensorial em seus planejamentos estratégicos digitais. O que não se poderá fazer com essa nova tecnologia.

Segundo a reportagem do Fantástico, quem está por trás desse milagre é o cientista Takamishi Nakamoto que está criando em um laboratório da Escola de Engenharia do Instituto Tecnológico de Tóquio um aparelho que emite imagens, sons e cheiro.

Explicar o funcionamento dessa nova tecnologia é relativamente simples, porém colocar em prática é algo muito mais complicado, entretanto, com o constante avanço da tecnologia não vejo um espaço tão grande entre os testes de laboratório e esses aparelhos sendo vendido nas Casas Bahia.

Sengundo a matéria: Cada substância emite moléculas que carregam o cheiro e cada molécula tem uma determinada vibração, captada pelos sensores. O aparelho transforma essa vibração em linguagem de computador e joga para a internet. Do outro lado, o computador capta essas informações, como faz com a imagem e os sons. Reconhece de que substância é o cheiro e é capaz de reproduzi-lo.

É assim que você vai sentir o aroma da caixa de chocolate da Kopenhagen ao entrar no site da marca.

Assista aqui a matéria do Fantástico

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial