terça-feira, 30 de setembro de 2008

80% dos brasileiros com acesso a web. Será?

Amigos.
Será que o mundo da web se tornará do tamanho que estão prevendo?

Na última 6a feira, o Ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Resende deu uma entrevista no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde previu que até 2010 cerca de 80% da população, ou algo estimado em 150 milhões de pessoas terão acesso a web. Estamos falando de um crescimento de 40 milhões em 2008 para 150 milhões em 2010. Quase 400% !!!

“Estimamos que até 2010 teremos 80% da população brasileira acessando regularmente a internet de uma forma ou de outra. Essa é uma meta global”, afirma o ministro.

De acordo com o ministro, o governo tem investido na construção de telecentros em comunidades de baixa renda, ampliação dos laboratórios em escolas públicas e na conexão desse computadores com a rede através do "Programa Banda Larga na Escola", uma parceria entre o governo e empresas de telefonia. O plano nacional de inclusão social e digital ainda prevê mais de R$ 40 bilhões em investimentos até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Só espero que a candidata do PT (A qual me recuso a escrever seu nome) não esteja contando com isso para oferecer Internet de graça aos paulistanos.

O mercado de Internet tem crescido bastante, não apenas no número de usuários, como também no número de empresas investindo na web, porém, os investimentos ainda continuam baixo.
Segundo o projeto Intermeios, no 1o semestre de 2008 o investimento que mais cresceu foi na web, chegando a 383,2 milhões. Esse número já é maior do que o que foi investido em todo o ano de 2006, entretanto é algo muito pequeno se comparado ao volume total investido, que foi de 11,3 bilhões de reais. a Internet em 2008 representa 3,39% do volume, algo acima dos 2% praticado em anos anteriores.

O fato é que a TV ainda detem 58% do investimento. Esse número tem caído, já que em outros anos a TV já representou 70% do bolo, porém, os anunciantes ainda acreditam mais em TV, Jornal e Revista do que na web; prova disso é que os 2 maiores anunciantes da web, Bradesco e Fiat quando fazem seus planejamentos, gastam em média 16 milhões de reais no ano cada um, verba bem baixa perante ao montante investido por esses clientes.

Bom, nós publicitários interativos ainda - infelizmente - temos que aguardar que esse mundo ideal, onde 80% da população tenha acesso fácil a web chegue, assim, poderemos sonhar com verbas maiores do que 16 milhões ou representatividade muito maior que 3,93%; mas para isso acontecer, temos que continuar trabalhando, pesquisando, planejando arduamente e mostrando resultados, afinal, quem paga a conta quer saber quanto está ganhando nisso!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em outubro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Marcadores: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial