terça-feira, 13 de outubro de 2015

O que esperar de um profissional de planejamento?

Amigos.

Semanalmente eu recebo via meus canais digitais, uma pergunta básica: O que esperar de um profissional de planejamento? Olha, sendo bem sincero, essa pergunta tem uma resposta quase tão vaga como a clássica: quanto custa para fazer um e-commerce?

Ser um profissional de planejamento, acima de tudo, exige que você se dedique muito a algo que aprendemos na escola e devemos levar para toda a vida: Estudar! Difícil eu falar isso, nunca fui um aluno exemplar na escola, mas da faculdade para frente, meus pais não podem reclamar! Então, para ser um bom profissional de planejamento estude!

Pegando o gancho acima e lembrando do vídeo que ouvi do Jurandir Craveiro, grande profissional da área, aprenda a escrever. Escrever, segundo ele, ajuda a organizar as ideias. Eu vou um pouco além, escrever é um exercício diário onde ajuda não apenas organizar as ideias, mas nos força a pesquisar, estudar, ler bastante. De novo, a palavra estudar aparece no texto.

Estude e aprenda a escrever. E não digo aprenda a escrever como na escola, aprenda a escrever longos textos e curtos também. Aprenda a desenvolver ideias da forma mais sucinta possível, usando Luiz Buono, outro grande profissional, como referência: "se você não consegue explicar em 2 linhas o seu planejamento, você não tem um bom planejamento". Entendido o recado? O profissional de planejamento precisa ter um poder de síntese enorme. Pois precisamos vender ideias em pouco tempo. E confesso, essa é uma dificuldade enorme que eu tenho. Gosto de escrever muito...

Percebeu que eu usei Jurandir Craveiro e Luiz Buono? E ainda pretendo usar Ken Fujioka e Julio Ribeiro. Sabe por que? Porque planejamento vive referências. Precisamos disso para criar campanhas, como vamos defender um plano se não sabemos se alguém fez algo parecido? Se aquilo deu certo, se tem algum caso para inspirar a ação ou cliente?

Pense estrategicamente. Planejamento é ser estratégico! Vou falar uma coisa que pode chocar, mas é a verdade: o Facebook não é estratégia, é o meio, é o canal, é a plataforma, chame do que quiser, mas não de estratégia. O posto no Facebook não é a estratégia digital. Pense nisso. Existem pelo menos uns 10 livros que falam sobre estratégia que são best sellers e em nenhum deles é citado o Facebook, Twitter ou Blog. A estratégia é um pensamento da marca com seus consumidores, os canais são onde vamos falar com as pessoas.

Cave as oportunidades. Seja curioso. Trabalhe em dupla com a criação. Palavras de Ken Fujioka, presidente do Grupo de Planejamento. Ouvi isso dele, na sua época de JWT. Planejamento estratégico não espera o brief. Ele o cava, por isso, o planejamento precisa ser muito curioso e ir a fundo da história da marca, analisar mercado, concorrência e acima de tudo pessoas. Começar o planejamento pelo tático, pelo site, Facebook ou Mobile, é um erro gigante! 

Começar o planejamento pela ideia é a mesma coisa que você ir assistir a um filme de detetive e nos 5 primeiros minutos do filme, contarem que o mordomo é o assassino. Cadê a história? É isso que você faz quando planeja uma ação que tem objetivo e ação. Não, conte uma história, nós, profissionais de planejamento digital, contamos histórias!!!

Por fim: Se apaixone. Como diz Juio Ribeiro, fundador e ex-CEO da Talent, se apaixone pelo o que você faz, pela marca que você trabalha e principalmente por pessoas. Sim, somos apaixonados por pessoas, pelo o que se passa na cabeça do ser humano. Essa paixão não se reduz ao amor entre homem e mulher, por exemplo, mas se apaixone pelas histórias das quais as pessoas são capazes de produzir e participar. Brand Content, Storytelling, Storydoing são apenas nomes para algo que move a humanidade desde que o homem é homem: nos apaixonamos por histórias, então, conte uma boa e as pessoas vão se apaixonar pela sua marca!

Saiba mais como montar o seu planejamento estratégico digital. Clique aqui e conheça o meu curso

Tem um e-commerce? Quer ampliar as vendas? Clique aqui e saiba como!!

Meu livro Planejamento Estratégico Digital, passou das 1 mil unidades vendidas em 3 meses!!!! Sucesso total! Compre o seu aqui!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
facebook.com/plannerfelipe

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial