quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Amigos.

O marketing digital há algum tempo era uma tendência; hoje ele é realidade!
As empresas estão apostando - pouco é verdade - nesse novo segmento. Os investimentos estão crescendo de acordo com o crescimento de usuários da Internet no Brasil, bom na verdade o número de usuários cresce mais rápido do que a percepção dos anunciantes sobre o poder dessa nova mídia.

Infelizmente ainda, temos que ouvir aquela frase de: Joga 70% do investimento na TV, 20% em rádio, jornal e revista, 10% em eventos, internet, material de ponto de venda... a web ainda é tratada nas empresas como "coloca uma verba lá só para dizer que estamos na rede..."

A área de planejamento estratégico digital das agências está crescendo, mas pouco, graças a esse pensamento dos clientes!

Mas como sou brasileiro e o brasileiro não desiste nunca, tenho a esperança que em breve, muito breve, essa percepção tende a mudar: Primeiro porque os jovens de hoje que já nasceram conectados são os assistentes, supervisores e em alguns casos os gerentes das grandes marcas; em alguns anos eles serão os diretores - DECISORES - e isso vai influenciar demais o crescimento do investimento em web. Outro fator são os veículos e agências lutando diariamente para que esse investimento aumente.

Recentemente no site Meio e Mensagem, saiu uma matéria que pode ajudar a mudar esse cenário para melhor. A parceria do Google, gigante da web com a WPP maior rede de agências do mundo em prol do marketing digital.

O Grupo WPP aqui no Brasil controla agências como: JWThompson, MatosGrey, Ogilvy, Y&R, Wunderman, IBOPE Media Information, entre outras.

As empresas se uniram para criar um programa de pesquisas acadêmicas que pretende provar a efetividade do marketing online junto as marcas.
Avaliado em US$ 4,6 milhões, o projeto irá financiar trabalhos que mostrem a efetividade do marketing online em mudar o comportamento do consumidor, com apoio de dados do Kantar Group, do WPP, e de estudos de atitudes diante de ferramentas de busca, do Google.

A proposta do programa é provar a sempre citada estatística de que os consumidores gastam 30% de seu tempo online, ao mesmo tempo em que os anunciantes investem apenas 11% de seus orçamentos nesta mídia (e no Brasil, o número é menor ainda, frequentemente citado como sendo de apenas 5%, ao mesmo tempo em que o país é aquele onde o internauta em média passa mais tempo online no mundo).

'As pessoas do online perpetuaram o mito de que tudo é melhor mensurável nesta esfera, mas algumas partes são melhor analisadas no offline', diz o presidente do WPP Digital Mark Read. 'A idéia é aumentar o nosso conhecimento e de nossos clientes, e ajudá-los a mover seus orçamentos para o online mais rapidamente', completa.

E que Deus os ajude!!!

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