quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Evento Marketing 360o - Mundo do Marketing







Amigos.


São 18h30 e acabo de chegar em casa do evento Marketing 360 graus.
Hoje e amanhã (5a feira) vou postar nesse blog um breve resumo desse magnífico evento que finalmente chegou a São Paulo, graças ao portal Mundo do Marketing, o qual sou leitor fiel e as vezes publico alguns artigos. (Para ler alguns artigos meus, acesse meu site pessoal e clique em ARTIGOS lá tem tudo o que já escrevi não apenas para o Mundo do Marketing, como também para o Webinsider, Grupo de Mídia, Apadi, EXPM, ESPM Digital entre outros).

Obrigado Bruno Mello (Editor-executivo do portal) por ter trazido esse evento de grande sucesso no Rio de Janeiro aqui para São Paulo.

O evento começou as 9h da manhã com uma breve apresentação do Bruno, logo depois veio a palestra do Paulo Giovanni (que na minha modesta opinião foi a melhor do dia). Paulo abordou o tema: As novas fronteiras do marketing. Bom, um profissional com 34 anos de estrada, que fundou uma das maiores agências do Brasil, a Giovanni (Agora Giovanni + DraftFCB) que entre outras contas trabalha com a Fiat, Sky, Nivea, Motorola, Pirelli tem muita bagagem para mostrar.
Iniciando sua palestra com a frase: O ser humano tem que se reinventar, Paulo contou a sua experiência de vida. Em dezembro de 2007 ele saiu da agência que fundou a 34 anos atrás e montou 2 novas operações de comunicação que vão além da propaganda tradicional. Um mercado novo, que pouco conhecia mas o qual ele está se aprofundando cada vez mais. Paulo salientou a importância da Experiência de Marca, tema o qual é o forte de uma das suas novas empreeitadas, a Mix Brand Experience. Para o publicitário hoje tudo é mídia. Uma camiseta da nike é mídia. Quem a usa quer passar uma mensagem.

Para ele (aliás, isso é um tema que eu tenho defendido no meu livro que será lançado em janeiro/2009) o novo consumidor está muito mais antenado e com
conhecimento do produto, graças a internet: site da marca, hotsite do produto, comunidades em volta do produto, blogs...
O Brand Experience deve ser uma prática comum e diária das empresas, é mais importante saber o que a marca passou ao consumidor do que apenas saber quanto ela vendeu. Os lucros devem ser a longo prazo através da fidelização de consumidores e não apenas no agora, já!

Outro fator levantado por Giovanni é a RELEVÂNCIA palavra da moda na web. O boca-a-boca está cada vez mais forte e a web potencializou isso. Antes uma pessoa falava para a outra. Hoje uma pessoa fala para o mundo através de um blog (como esse) ou em redes sociais; porém esse conteúdo só será passado a frente se ele for relevante. Obs: Vamos supor que algum publicitário esteja lendo esse post. Ele pode muito bem incluir um link ou o conteúdo inteiro em seu blog ou indicar a amigos. Nem eu nem ninguém terá controle disso (e podem fazer isso, por favor).

Depois de Giovanni, veio Beth Furtado, diretora de Planejamento da QG Propaganda e autora do livro "Desejos Contemporâneos", que aliás foi o tema de sua palestra - muito boa também. Beth abordou no começo a mudança no sistema familiar brasileiro. Há 25 anos atrás, por exemplo, as famílias tradicionais (pai,mãe, filhos, onde o pai era o chefe de família) eram 65% das famílias brasileiras. Hoje são 51%. Esse dado deu margem para que Furtado falasse sobre a constante transformação da sociedade e como devemos ficar atentos a isso (para os Planners isso é importantíssimo!!!) mostrou como as mudanças diárias de estado de espírito podem influenciar em uma compra e quais os desejos dessa nova sociedade. Vale a pena comprar o livro dela (valor aproximado R$ 40,00).

Logo depois Julieta Dejean, Diretora da TNS América Latina entrou para falar sobre o DNA do Shopper. Confesso que fiquei meio confuso nessa palestra sobre
o comportamento de compra nas gôndolas do supermercado.

Danilo Vasconcelos, Head of Planejamento Estratégico da Accentiv Brasil falou sobre Programas de relacionamento na web 2.0. Infelizmente o tempo dele não
foi suficiente para mostrar todos os cases da agência que pertence ao Grupo Accor (Hotéis e Vale Refeição). O interessante foi saber que há previsões para 2009 onde 50% do acesso a web, que PODE chegar a 60 milhões no Brasil, seja feito pela classe CD (Gerentes de marketing: LEIAM ISSO!!!!)

A palestra falou muito sobre a importância dos Data Base Marketing em campanhas de fidelização, aliás, eu acho isso fundamental para qualquer ação. Na FTPI
mesmo estamos implementando um sistema muito interessante. Espero que o PPT da apresentação dele seja repassado, pois havia muito conteúdo fantástico, porém o tempo foi curto para passar ao público.

Na seqüência, Fábio Toledo gerente de marketing da Nextel falou sobre como a marca se reposicionou e ganhou mercado no Brasil desde 2007; depois Gustavo
Araújo gerente de marketing da Sony falou sobre um dos notebooks mais desejados pelo mercado, o Sony Vaio e como esse produto foi inserido no mercado nacional.
Por fim, Jaime Troiano falou com toda a sua experiência sobre Extensões de Marca.

É isso.

Amanhã escreverei sobre o 2o e último dia do evento.

Quer participar do lançamento do meu livro em janeiro? Mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com que terei o maior prazer em enviar um convite.

Abraços
Felipe Morais

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1 Comentários:

Às 22 de outubro de 2008 às 07:51 , Anonymous Anônimo disse...

Eu quem agradelo, Felipe! Abs!!!

 

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