Evento SMX Brasil - 1o Dia
Amigos.
Os dias 7 e 8 de agosto de 2008 estão sendo muito importantes para o mercado online.
Graças ao apoio da FTPI, empresa onde trabalho, pude comparecer a esses dias.
Trata-se do evento Search Marketing Expo São Paulo, o SMX, que ocorre em diversas cidades brasileiras durante o ano todo, contanto com palestras e debates de grandes nomes locais e mundiais da web.
No Brasil, teremos a oportunidade de ouvir Sandra Moraes, Diretora comercial do Yahoo! Marcelo Sant´ago Diretor da Mídia Click, Bernardo Hohagen Diretor da Ponto Fox, Thiago Bacchin CEO da Cadastra, Gustavo Reis da Tecnisa, Eric Daniel CEO da Webtraffic, Alexandre Kavinski CEO da I-Cherry, Fábia Juliaz Diretora do Ibope, Gustavo Gasparini do Google, Lúcio Pereira gerente online da Sony, Paulo Henrique da Motorola, Thiago Flores do Magazine Luiza entre outros.
Esses dois dias de evento, meus posts serão mais tarde do que o habitual, uma vez que não estou postando direto do evento, mas vou passar as minhas impressões sobre o evento.
Foi muito interessante recolher números de mercado passados no evento. Como um planner que sou, números são a base do meu trabalho.
Foi discutido a importância da otimização de sites em buscadores, afinal, 74% das pessoas que buscam algum assunto no Google, Yahoo! ou outros buscadores clicam nos resultados naturais; essas mesmas pessoas classificam os buscadores como influenciadores de suas compras. Apenas 5% do tempo do usuário ele passa no buscador - o que representa 31 minutos/mês - os outros 95% estão navegando, por isso, o site deve estar bem atualizado, pois o usuário vai entrar no Google, localizar o produto e navegar. Se a marca não está bem colocada, certamente ela perderá vendas: 97% dos e-consumidores acessam buscadores antes de efetuar uma compra e 86% comparam preços em mecanismos como o Buscapé.
Em pesquisa realizada mostrou que as marcas que aparecem nos primeiros resultados do Google, passam imagem de mais credibilidade e maior interação com a marca - experiência de marca; entretanto ser um dos primeiros na busca natural é sempre complicado pois milhares de sites buscam a mesma posição e além disso, as marcas concorrem com resultados de sites, notícias, fotos, vídeos, blogs, vendas de produtos, além de concorrer com resultados negativos, ou seja, resultados de notícias ruins que envolvam palavras similares aos do site. Não há uma regra para otimização. Há estudo caso a caso.
Uma frase muito importante dita no evento foi: "A home page mais importante do site é a home page dos resultados de busca onde o site de e estar entre os primeiros resultados"
O SEO deve ser trabalhado em 3 mãos: Anunciante, Agência e Empresa especializada - que acompanham diariamente os resultados e relevâncias das palavras que otimizam o site.
O ano de 2008, segundo a E-bit, deve fechar com 13 milhões de e-consumidores, que vão consumir aproximadamente 8,5 bilhões de reais em produtos, crescendo 35% em relação a 2007, sendo os mais vendidos: livros, eletrônicos, informática e cosméticos.
São Paulo representa 40% do volume de vendas na web brasileira.
O perfil do e-consumidor: Mulheres, jovens, classe C, com renda mensal de R$ 3.000,00 em São Paulo, compram entre 10-12 ou 21h-23h durante a semana. Amigos e comunidades online são os principais influenciadores.
A dificuldade nas ações é que as verbas de online dos anunciantes estão atreladas a vendas e nenhum anunciante com loja física venda mais na web do que na loja, por isso, as verbas ainda são pequenas para mídia e as campanhas de otimização tem verba retirada dos banners, o que dificulta ainda mais o processo, porém as agências especializadas como a Mídia Click ou a Cadastra estão apostando em um aquecimento no mercado a partir de 2009.
Otimização de sites, para ser bem feita tem uma fórmula para o sucesso: Ferramentas + Esforço humano. Essa é uma das únicas fórmulas que são determinantes para o sucesso da ação, as outras, como já foi dito é caso a caso.
Esse foi um breve resumo de tudo o que aconteceu no dia 07 de agosto.
Amanhã, vou escrever o que aconteceu no dia 08, segundo e último dia desse evento.
Quer participar do lançamento do meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL em Outubro?
Envie um e-mail para felipemorais2309@gmail.com que eu vou lhe enviar um convite.
Abraços
Felipe Morais
Os dias 7 e 8 de agosto de 2008 estão sendo muito importantes para o mercado online.
Graças ao apoio da FTPI, empresa onde trabalho, pude comparecer a esses dias.
Trata-se do evento Search Marketing Expo São Paulo, o SMX, que ocorre em diversas cidades brasileiras durante o ano todo, contanto com palestras e debates de grandes nomes locais e mundiais da web.
No Brasil, teremos a oportunidade de ouvir Sandra Moraes, Diretora comercial do Yahoo! Marcelo Sant´ago Diretor da Mídia Click, Bernardo Hohagen Diretor da Ponto Fox, Thiago Bacchin CEO da Cadastra, Gustavo Reis da Tecnisa, Eric Daniel CEO da Webtraffic, Alexandre Kavinski CEO da I-Cherry, Fábia Juliaz Diretora do Ibope, Gustavo Gasparini do Google, Lúcio Pereira gerente online da Sony, Paulo Henrique da Motorola, Thiago Flores do Magazine Luiza entre outros.
Esses dois dias de evento, meus posts serão mais tarde do que o habitual, uma vez que não estou postando direto do evento, mas vou passar as minhas impressões sobre o evento.
Foi muito interessante recolher números de mercado passados no evento. Como um planner que sou, números são a base do meu trabalho.
Foi discutido a importância da otimização de sites em buscadores, afinal, 74% das pessoas que buscam algum assunto no Google, Yahoo! ou outros buscadores clicam nos resultados naturais; essas mesmas pessoas classificam os buscadores como influenciadores de suas compras. Apenas 5% do tempo do usuário ele passa no buscador - o que representa 31 minutos/mês - os outros 95% estão navegando, por isso, o site deve estar bem atualizado, pois o usuário vai entrar no Google, localizar o produto e navegar. Se a marca não está bem colocada, certamente ela perderá vendas: 97% dos e-consumidores acessam buscadores antes de efetuar uma compra e 86% comparam preços em mecanismos como o Buscapé.
Em pesquisa realizada mostrou que as marcas que aparecem nos primeiros resultados do Google, passam imagem de mais credibilidade e maior interação com a marca - experiência de marca; entretanto ser um dos primeiros na busca natural é sempre complicado pois milhares de sites buscam a mesma posição e além disso, as marcas concorrem com resultados de sites, notícias, fotos, vídeos, blogs, vendas de produtos, além de concorrer com resultados negativos, ou seja, resultados de notícias ruins que envolvam palavras similares aos do site. Não há uma regra para otimização. Há estudo caso a caso.
Uma frase muito importante dita no evento foi: "A home page mais importante do site é a home page dos resultados de busca onde o site de e estar entre os primeiros resultados"
O SEO deve ser trabalhado em 3 mãos: Anunciante, Agência e Empresa especializada - que acompanham diariamente os resultados e relevâncias das palavras que otimizam o site.
O ano de 2008, segundo a E-bit, deve fechar com 13 milhões de e-consumidores, que vão consumir aproximadamente 8,5 bilhões de reais em produtos, crescendo 35% em relação a 2007, sendo os mais vendidos: livros, eletrônicos, informática e cosméticos.
São Paulo representa 40% do volume de vendas na web brasileira.
O perfil do e-consumidor: Mulheres, jovens, classe C, com renda mensal de R$ 3.000,00 em São Paulo, compram entre 10-12 ou 21h-23h durante a semana. Amigos e comunidades online são os principais influenciadores.
A dificuldade nas ações é que as verbas de online dos anunciantes estão atreladas a vendas e nenhum anunciante com loja física venda mais na web do que na loja, por isso, as verbas ainda são pequenas para mídia e as campanhas de otimização tem verba retirada dos banners, o que dificulta ainda mais o processo, porém as agências especializadas como a Mídia Click ou a Cadastra estão apostando em um aquecimento no mercado a partir de 2009.
Otimização de sites, para ser bem feita tem uma fórmula para o sucesso: Ferramentas + Esforço humano. Essa é uma das únicas fórmulas que são determinantes para o sucesso da ação, as outras, como já foi dito é caso a caso.
Esse foi um breve resumo de tudo o que aconteceu no dia 07 de agosto.
Amanhã, vou escrever o que aconteceu no dia 08, segundo e último dia desse evento.
Quer participar do lançamento do meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL em Outubro?
Envie um e-mail para felipemorais2309@gmail.com que eu vou lhe enviar um convite.
Abraços
Felipe Morais
Marcadores: Cadastra, Felipe Morais, Hotel Unique, Magazine Luiza, Midia Click, midia online, Motorola, Planejamento Estratégico Digital, SMX Brasil, Sony, Tecnisa, Uol, Yahoo
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