Estudo retrata hábitos de consumo dos brasileiros
Amigos.
O site Meio e Mensagem publicou uma matéria sobre os hábitos de consumo dos brasieliros.
O estudo foi realizado pelo Target Group Index, analisando uma grande parcela da população entre 12 e 64 anos. A matéria está interessante, mas para os planners de plantão, sugiro pesquisar mais sobre essa pesquisa.
A 9ª edição do Target Group Index - estudo do Ibope Mídia realizado a cada seis meses que traz um retrato do comportamento e dos hábitos de consumo da população - analisou diversas categorias de produtos junto a indivíduos na faixa etária entre 12 a 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil, com o intuito de acompanhar as tendências de consumo dos brasileiros.
Os resultados obtidos este ano mostram que as maiores fontes de informação para decisões de compra são, em primeiro lugar, as experiências anteriores e, logo na seqüência, opinião da família e de amigos. Quando perguntados sobre as principais fontes para pesquisas de produtos, os entrevistados apontam internet e jornal como os preferidos dentro das categorias carros e eletrônicos. As revistas aparecem como veículos mais procurados quando o consumidor pretende obter mais informações sobre produtos e serviços que remetem à vida saudável, como exercícios e alimentos, por exemplo. O meio que mais se destaca como fonte de informação para a compra de eletrônicos, produtos para casa e alimentos continua sendo a TV.
Uma das novidades que apareceram na pesquisa foi em relação à influência do ponto-de-venda no momento da compra, que se mostrou eficiente principalmente em relação aos jovens na hora de escolherem um roupa. A 9ª edição também incluiu perguntas sobre eventos marcantes na vida das pessoas, como casamento, nascimento do primeiro filho e ingresso na universidade, entre outras. Identificou-se, tomando como base as classes sociais brasileiras, que para brasileiros de 20 a 54 anos, o plano mais importante para os próximos 12 meses é comprar uma casa, e que entre as pessoas que planejam adquiri-la, 47% pertencem à classe C, 28% às classes AB e 25% DE.
Desenvolvido na Inglaterra, em 1968, o Target Group Index é atualmente realizado em 59 países, e chegou ao Brasil em 1999, fruto de uma parceria entre a americana Kantar Media Research (KMR) e o Ibope Mídia. As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
Abraços
Felipe Morais
O site Meio e Mensagem publicou uma matéria sobre os hábitos de consumo dos brasieliros.
O estudo foi realizado pelo Target Group Index, analisando uma grande parcela da população entre 12 e 64 anos. A matéria está interessante, mas para os planners de plantão, sugiro pesquisar mais sobre essa pesquisa.
A 9ª edição do Target Group Index - estudo do Ibope Mídia realizado a cada seis meses que traz um retrato do comportamento e dos hábitos de consumo da população - analisou diversas categorias de produtos junto a indivíduos na faixa etária entre 12 a 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil, com o intuito de acompanhar as tendências de consumo dos brasileiros.
Os resultados obtidos este ano mostram que as maiores fontes de informação para decisões de compra são, em primeiro lugar, as experiências anteriores e, logo na seqüência, opinião da família e de amigos. Quando perguntados sobre as principais fontes para pesquisas de produtos, os entrevistados apontam internet e jornal como os preferidos dentro das categorias carros e eletrônicos. As revistas aparecem como veículos mais procurados quando o consumidor pretende obter mais informações sobre produtos e serviços que remetem à vida saudável, como exercícios e alimentos, por exemplo. O meio que mais se destaca como fonte de informação para a compra de eletrônicos, produtos para casa e alimentos continua sendo a TV.
Uma das novidades que apareceram na pesquisa foi em relação à influência do ponto-de-venda no momento da compra, que se mostrou eficiente principalmente em relação aos jovens na hora de escolherem um roupa. A 9ª edição também incluiu perguntas sobre eventos marcantes na vida das pessoas, como casamento, nascimento do primeiro filho e ingresso na universidade, entre outras. Identificou-se, tomando como base as classes sociais brasileiras, que para brasileiros de 20 a 54 anos, o plano mais importante para os próximos 12 meses é comprar uma casa, e que entre as pessoas que planejam adquiri-la, 47% pertencem à classe C, 28% às classes AB e 25% DE.
Desenvolvido na Inglaterra, em 1968, o Target Group Index é atualmente realizado em 59 países, e chegou ao Brasil em 1999, fruto de uma parceria entre a americana Kantar Media Research (KMR) e o Ibope Mídia. As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
Abraços
Felipe Morais
Marcadores: Felipe Morais, hábitos de consumo dos brasieliros, Target Group Index
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