segunda-feira, 25 de abril de 2011

Usuário ganha mais importância

Amigos.

A frase "o consumidor tem sempre a razão" nunca foi tão importante como nos dias de hoje, ou melhor, nos dias de Redes Sociais. Antes das redes, os consumidores instatisfeitos com as marcas tinham no máximo um espaço no jornal para reclamar. As pessoas viam a reclamação no dia, mas dia seguinte esqueciam, deixando a mensagem se perder.

Hoje não. O consumidor instatisfeito reclama no Twitter, seus seguidores "retuitam" os amigos dos amigos fazem o mesmo e a notícia se espalha em minutos e não fica no ar apenas por um dia, ficam por vários.

Esse novo comportamento, que vem acontecendo há alguns anos fez as marcas pensarem por um outro lado e ver que nem de reclamações vivem as redes, mas de contribuições também. Nem todos ficam reclamando da marca A ou B, mas também indicam a marca C ou D. Redes Sociais é colaboração, é troca de mensagens.

Pensando nisso a Gafisa inovou essa semana ao lançar um projeto bem interessante. Esse projeto não é novo nem para o mercado de web e nem para o imobiliário.

Eu mesmo escrevi aqui sobre uma idéia da Tecnisa similar (leia aqui), mas isso não impede de dizer que a Gafisa pensou não apenas em inovação, mas na necessidade do consumidor.

Segundo o site Adnews, a empresa vai lançar um empreendimento baseado no conceito de colaboração; a diferença do projeto da Tecnisa é que a Gafisa fará toda a ação na sua fan page do Facebook, o que deixa o projeto ainda mais com a "cara" de Rede Social, colaboração entre pessoas, troca de informações.

As pessoas vão opinar em tudo, desde o nome do empreendimento até a campanha publicitária que terá o apoio da agência da marca, a GiovaniDraftfcb. Como sempre digo em aulas, planners trazem o consumidor para dentro do processo criativo. A Giovanni está fazendo isso com muita propriedade. Parabéns a agência.

As melhores idéias, claro, serão usadas no empreendimento. Assim como o Fiat Mio fez, a Gafisa está usando uma nova ferramenta não apenas para construir um apartamento como o usuário quer, mas para uma importante ferramenta de pesquisa para entender o que as pessoas querem, como pensam, como interagem e como se comportam diante a opinião de futuros vizinhos! Excelente isso, entender o consumidor é algo que nós, profissionais de planejamento estratégico digital, temos que fazer diariamente.

A ação começa em Junho desse ano e espero que seja um grande sucesso, pois o mercado nacional precisa de campanhas assim que entendam o que o usuário deseja e lhes oferaça isso. Vamos ouvir mais o consumidor!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. Clique aqui e compre já o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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2 Comentários:

Às 26 de abril de 2011 10:36 , Anonymous Equipe MITI disse...

Oi, já que esse blog é sobre marketing digital, mídias sociais, publicidade, enfim, comunicação em geral, esse desafio pode ser uma boa… a MITI vai participar da ProXXIma, um dos maiores eventos sobre marketing – inclusive o digital – do país, e vai dar um convite ao tweeteiro que vencer o desafio cultural. Acesse nosso Facebook – http://ow.ly/4HlVf – e saiba como participar. Abraços, equipe MITI.

 
Às 27 de abril de 2011 07:22 , Anonymous Dr. Conteúdo disse...

Bacana, Felipe! É a ideia e a prática do crowdsourcing sendo cada vez mais assimilada pelos profissionais e empresas.

Colocar os clientes no jogo, nas decisões de alguma forma, é muito motivante para estes, que criam mais empatia e engajamento com a marca.

Estamos em plena era da inteligência coletiva. Vivamos cada vez mais isso!

Um abraço,
@New_Alexandria / @DrConteudo

 

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