segunda-feira, 8 de junho de 2009

Evento: As Grandes Sacadas de Marketing

Amigos.

Após uma semana de muita correria, que deveria ser férias, mas... estou de volta a todo o vapor.
Conforme prometi, hoje estou publicando as minhas impressões do evento organizado pelo meu amigo Lívio Giosa, aliás autor do livro de mesmo nome pela editora Senac. RECOMENDO!

As Grandes Sacadas de Marketing, é um evento anual que todos aqueles que trabalham com marketing, comunicação, interenet, eventos, publicidade e afins, deveriam ir.

Minhas impressões sobre o evento do último dia 4 de junho

Evento: As grandes sacadas do marketing 2009.

Palestra 01: “Como traçar estratégias vencedoras de marketing para o novo mercado” Hiran Castelo Branco, presidente do CNP

O impacto das agências e veículos no âmbito ambiental é pequeno. As agências podem ser sustentáveis através de medidas práticas.

Mostrar responsabilidade ao consumidor, que ele deve se preocupar como jogar fora o que não se usa mais.

Redução no consumo de recursos naturais como papel, energia, água, por exemplo.
As agências precisam formar profissionais comprometidos com a responsabilidade sócio-ambiental

Responsabilidade sócio-ambiental:
Sustentabilidade, conceito que gera credibilidade, respeito, valor.

Combater o excesso do consumo: é preciso parar de “machucar” a natureza
Engajamento do consumidor: Pessoas precisam consumir, mas é preciso mostrar a importância do consumo consciente

Produtos auto-sustentáveis

Segundo o IBOPE, 71% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por produtos em favor do meio ambiente

“Alinhar o interesse da empresa ao da comunidade” Michel Porter
Exemplos: Toyota Pirus – funciona com gasolina e energia elétrica
Flex fuel brasileiro – álcool e gasolina

Empresas devem fomentar a cultura do consumo consciente: Material reciclado

Desenvolvimento de novos produtos baseados na sustentabilidade
Pensar na sustentabilidade como estratégia de marketing: Uso consciente de produtos

Comparativo da sociedade:
Sociedade do SER X Sociedade do TER
SER = “Sou do jeito que sou” Eu uso o que gosto, como quero e o que posso comprar
TER = “Objetivos tem mais valor que o ser humano. Andar de Audi é mais importante do que ônibus. Indivíduo fora da sociedade por não ter produtos de alto valor agregado”.

Jovens estão mais engajados nas questões sócio-ambientais, mais do que adultos e pessoas mais velhas.

GRANDES SACADAS: Volkswagen Caminhões Ricardo Barion – Gerente de Marketing

Campanha institucional: SOB MEDIDA

VWCo (Caminhões e ônubus) iniciou em 1979 quando a VWCo comprou a Chrysler
Empresa nasceu e só existe no Brasil, mas desde 2006 ela vem se tornando global, assim como a VW

Peças são feitas sob medida, se adequando a cada região do Brasil. Cada região tem sua peculiaridade e necessidades

“Sob Medida” = Produtos que o mercado quer. Filosofia da empresa: Atende o cliente como ele quer ser atendido. Conceito “sob medido” era o mote da campanha de produtos e serviços que venceu a eleição de “grandes sacadas”

GRANDES SACADAS: H2O de maçã Ana Paula Krainer – Gerente de Produto
Pepsi trabalha inovação da marca e deseja isso para todos seus produtos

Pepsi twist nasceu de um hábito existente: refrigerante de cola com limão. Nasceu de um insight, uma necessidade do consumidor.

Aposta no consumidor que deseja comprar mais do produto depois de experimentação. Sampling foi feito como primeiro ponto de contato com consumidores em potencial.

Maçã + limão é uma mistura inusitada. A Pepsi avaliou que o consumidor aprova essa inovação.
Toda a campanha de lançamento foi apoiada nos diferenciais e benefícios do produto, como por exemplo um anúncio em revista (Veja) explorando o cheiro da maçã

Produto com apelo a preocupação do consumidor: VIDA SAUDÁVEL

A H2O trabalha com diferentes formas de ponto de contato, com o consumidor, usando diversas mídias, PDVs, atuação da marca entre outros. Criação é diferenciada, explorando vários benefícios da marca/produto.

Bebida é uma compra emocional, que as pessoas compram várias vezes ao dia.

A campanha trabalhou muito bem os formadores de opinião, gerando o lado aspiracional do produto. Personalidades dando aval ao produto em revistas de grande circulação. Foi trabalhados eventos também com desenvolvimento de ações pontuais, como rótulo especial no SP Fashion Week por uma designer patrocinada pela marca.

A grande sacada da H20 foi o desenvolvimento do portifólio de produtos da marca.

GRANDES SACADAS: Porto Seguro
Bike Socorro: Bikers para atender o segurado. São quase 15 mil atendimentos em 1 ano com cerca de 25 bikes em São Paulo.

Bikes não poluem e são serviços que melhoram a saúde de profissional. Aposta na qualidade de vida da equipe e isso é repassado ao consumidor

Porto Seguro oferece bicicletas gratuitas em Metrôs, Redes Estapar e pontos da Porto Seguro
Com cartão de crédito, a pessoa faz o cadastro e pode usar a bike. 1ª hora grátis, a partir da 2ª hora, R$ 2,00 por hora

Essa ação gerou uma outra ação de responsabilidade social, pois há 104 jovens carentes que trabalham no cuidado das bikes que serão usadas/emprestadas

O Help Desk é outra tendência levantada pela marca. Cada vez mais as residências possuem
computador pessoal, logo foi criado o HD para auxiliar os segurados em manutenções básicas: pessoas não confiam em qualquer um, por isso ligam para a Porto Seguro pois confiam da marca.

NOVOS VALORES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
JORNAL DCI
Criação da newsletter “De olho na notícia” com mais de 266 mil usuários cadastrados, com envios diários

Disponibilizado o conteúdo do grupo: DCI, Nova BrasilFM, TVb e site Panorama Brasil. A news disponibiliza tópicos, com link direto para o conteúdo do site DCI

Uso para relacionamento com o mercado. Explora a mídia.Convergência de mídias através da grande geração de conteúdo

RÁDIO ELDORADO
Buscam co-branding criteriosos. Avaliam o que o consumidor quer

Rádio Eldorado organiza eventos em grandes lugares de alta rotatividade de pessoas com transmissão ao vivo. A idéia é aumentar a rotatividade das pessoas nos locais mais divulgação do local

CLIENTE S.A
Trabalha com a divulgação de projetos através de eventos, sits e revista

Criação de prêmios para o mercado através da web, o mercado indica e vota nos profissionais. Aposta na WEB 2.0

Criação e disponibilização de conteúdo segmentado

Portal está apostando na tendência do celular e migrando para o Mobile

GRANDES SACADAS: Case GM Gustavo Colossi – Diretor de Marketing
3ª marca de vendas no Brasil
Maior em vendas na América
Quer ser uma marca global
1º mercado que mais vende é nos EUA. Brasil é o 2º para a marca
Mercado automobilístico está em franca expansão; consumidor muito mais exigente. A web é uma das principais responsáveis por essa mudança no consumidor.
EUA vendem 17 milhões de carros por ano. Brasil vende 2,8 milhões. Enorme potencial de vendas, afinal, os EUA vendem 4 vezes mais que o Brasil, mas não tem 4 vezes mais pessoas do que aqui.

O Brasil tem potencial para ser o 3º maior mercado de automóveis do mundo, perdendo para China (1º) e EUA (2º). Hoje o Brasil está em 5º.

Carro é liberdade, é paixão, diversão. Algumas famílias compram carro como 1º bem, antes mesmo de imóveis.

Marcas precisam ser inteligentes, porém o mais importante para as marcas inteligentes é que o consumidor perceba isso.

O que liga as pessoas é o que elas acreditam!

Empresas cada vez mais responsáveis ainda mais para uma empresa como a Chevrolet que tem a fama de poluidora do meio ambiente com seus milhares de carros

Responsabilidade social começa dentro da empresa

Marcas relevantes pensam no que elas oferecem ao consumidor; precisam se REINVENTAR sempre, pois o consumidor está em constante transformação!

O Livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL já está a venda pelo site www.brasport.com.br

Abraços
Felipe Morais




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1 Comentários:

Às 8 de junho de 2009 07:11 , Anonymous Geraldo Franca disse...

Muito legal, alguns tropeços de digitação:

"Carro é liberdade, é paixão, diversão. Algumas famílias compram carro como 1º bem, antes mesmo de automóveis".

Mas tá ótimo.

 

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