terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curtir? Compartilhar? Comentar? Seu consumidor é engajado?

Amigos


Tenho visto muita gente analisar o engajamento da marca apenas com o tripé “curtir, compartilhar e comentar” de um post na Fan Page da marca no Facebook. Posso estar aqui falando uma grande bobeira, mas é algo a se discutir, inclusive levo essa discussão para a sala de aula nos cursos de MBA e Pós em que dou aula. Só isso basta?

Para mim, não. Quando analisamos um post com 1000 curtis, 500 compartilhamentos e 90 comentários, em um primeiro momento achamos esse resultado fantástico e pode ser mesmo, mas isso não é engajamento, pode ter certeza. Digamos que esses resultados não sejam efetivamente da sua marca ou produto que está anunciando e sim de algo que por si só chama a atenção do consumidor. Será que o resultado foi bom?

Vamos a um exemplo prático. Uma loja de produtos esportivos abriu uma Fan Page. Após alguns posts descobre que a linha de comunicação ideal para altos números no “tripé” é falar sobre jogadores famosos mundialmente como Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Beckham, Iniesta entre outros. Se o Messi fizer um golaço em um jogo contra o Real Madrid e a Fan Page colocar o link do vídeo do YouTube mostrando esse gol, será meio que óbvio que o resultado será enorme no tripé: Terá vários “curtis”, diversos compartilhamentos e vários comentários. E nesses comentários que vemos o índice de engajamento das pessoas com a marca.

Provavelmente esses comentários serão: “Golaço”, “gênio”, “joga mais que o Neymar”, “queria no meu time” e claro os eternos “engraçadinhos” como “fiz um desse semana passada”, “jogo mais que ele”, “pena que meu pai não investiu no meu futebol”... em que momento a chuteira ou marca foi citada? Será que as pessoas sabem que esse vídeo está na Fan Page de uma loja? Se estão na Fan Page pois essa posta coisas sobre seus jogadores ou time favorito, será que estão lá para comprar produtos ou ver notícias?

Alguém pode falar que “se o usuário quer saber sobre seu time, ele entra em site esportivo...” mas e quando falamos sobre a quantidade de informação hoje disponível que as pessoas tendem a centralizar tudo em poucos canais pois não conseguem ver tudo? Essa Fan Page pode ser um lugar onde ele pode ver notícias e vídeos do futebol mundial ao invés de entrar em 4 ou 5 sites esportivos. Economiza tempo.

De vez enquando, a marca posta uma promoção da sua loja virtual, ela tem 50 mil fãs, mas apenas 4 curtem e não vende nenhum produto desse divulgado como “mega promoção”. E ai, há engajamento das pessoas com a marca? Desculpe, mas para mim o engajamento é zero, pois o que as pessoas buscam nessa Fan Page é diversão e não se relacionar com a marca.

E ai? Ter diversos curtis, compartilhamentos e comentários é uma boa métrica? É engajamento? Sinceramente? Nem sempre...

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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

2 Comentários:

Às 5 de dezembro de 2012 08:48 , Anonymous Letícia Arcanjo disse...

Olá Felipe!

Sempre estou pensando sobre esse assunto. Cuido da fanpage de uma marca com no facebook, mas ainda não conseguimos definir um padrão para publicações. Como somos do ramo da construção civil, começamos a postar fotos de nossos produtos. O que chama a atenção são os ambientes em que produtos estão. A foto bonita chama muita atenção. Por enquanto tem dado certo. O bacana é mesclar a diversão com os produtos. E muitas vezes promoções não são bacanas. Fazer o "institucional" do produto dá mais certo, por que você não está implorando nada. Simplesmente mostrando no que é bom.

 
Às 7 de dezembro de 2012 07:33 , Anonymous Mike Gabriel disse...

Felipe, essa questão é bem pertinente para os profissionais, mas como explicar isso para o cliente? Sobretudo se for um cliente com um pequeno ou médio negócio ou ainda em um mercado ainda pequeno como em Aracaju, onde moro?

Em quase 2 anos como freela em MKT digital esse é o grande gargalo que enfrento.

 

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