segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Inovações

Amigos.

Desde o final do ano passado estou preparando um novo estudo sobre o E-commerce no Brasil. Na verdade, em Setembro de 2009, para uma concorrência, eu fiz um estudo e o publiquei no SlideShare, que para os interessados, basta clicar aqui.

Entretanto estou dando um upgrade nesse estudo, já vinha pesquisando vários temas, até que consegui a edição da Revista da ESPM (Setembro/Outubro) cuja o tema era E-commerce, as matérias são fantásticas e me deu novas idéias para pegar esse material do SlideShare e complementá-lo... diria que esse material que eu publiquei em Setembro representa 40% do que eu quero que ele fique. E espero ter tempo para montar o novo material até o final de Janeiro. Até então a minha fonte básica era o Google, mas agora tem outras bem interessantes.

Bem, em minhas pesquisas consegui alguns cases de inovação que achei interessante repassar a vocês. Pela correria, eu vou colocar o material na íntegra que eu recolhi com a fonte, claro. Esse material é muito mais para "abrir nossas mentes" e ver como as agências e profissionais estão cada vez mais invonando para as marcas... para quem trabalha com planejamento estratégico digital, acredito que esse estudo será de grande valia, aliás, penso até em pedir a colaboração de alguns amigos profissionais de diversas áreas da web antes de publicar o estudo em definitivo!

Estou aqui nesse post, passando uma parte do material que recolhi. Já são 40 páginas de Word. Espero que o material final fique bom, aliás, hoje acordei pensando se isso não pode virar um livro... será?

No curso de marketing digital e inovação, o qual serei um dos palestrantes, vou falar mais sobre inovações em outras áreas, além do e-commerce, mas segue aqui algumas coisas para deixá-los com "água no boca" (ao menos eu fiquei quando li...)

FastCommerce inova
O FastCommerce está inovando suas opções de pagamento. A rede de lojas virtuais criou o “Parcelamento entre Amigos” em parceria com o site www.vakinha.com.br. Ao escolher o objeto na loja virtual, o internauta poderá acionar sua rede de relacionamentos no ícone “vakinha”, no FastCommerce. Lá, ele montará uma conta gratuitamente para então convidar amigos para juntar o valor necessário para a compra.

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/5,12659,fastcommerce-oferece-parcelamento-entre-amigos-.htm


AdeS lança plataforma inovadora que permite internautas enviar mensagens a seus amigos
Utilizando a recomendação boca-a-boca para o re-lançamento da linha AdeS Original, a marca utiliza peças online desenvolvidas pela Ogilvy Interactive de forma inusitada, apresentando os benefícios da nova linha, agora com cálcio no mesmo teor do leite (240mg de cálcio em 200ml).

A grande novidade fica por conta do banner voip, peça que se destaca pela tecnologia que permite a ligação entre 2 celulares pela internet, dando um minuto de ligação grátis para os usuários. A campanha contempla ainda formatos diferenciados como intervenções no Yahoo e no Orkut, ferramenta na TAB do MSN onde o internauta pode customizar banners e enviar para seus amigos.

“O objetivo da campanha é estimular a recomendação de AdeS entre as pessoas. Contamos a novidade de que agora AdeS Original tem cálcio no mesmo teor do leite e convidamos os internautas para multiplicar essa e outras novidades para seus amigos. E para isso, criamos peças inovadoras que permitem gerar esse “boca-a-boca” entre as pessoas, como por exemplo, o banner customizado e o banner que conecta celulares”, afirma a gerente de marketing da marca, Daniela Cachich.

Nas peças digitais, diferentes personagens recomendam uns para os outros a experimentação de AdeS Original, contando a novidade de que AdeS Original agora tem o mesmo teor de cálcio do leite. Além de explorar diferentes ocasiões de consumo do produto: com cereal, com café e como base para deliciosas vitaminas.

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/component/content/article/16-capa/15777-ades-lanca-plataforma-web-inovadora-que-permite-internautas-enviar-mensagens-a-seus-amigos.html

Bom, esses são 2 dos vários casos que eu tenho no material, inclusive um material que eu achei fantástico e que será tema de um artigo em breve, éo S-commerce, o e-commerce baseado em ações em Redes Sociais, como o Facebook, Twitter, YouTube, Orkut, Sonico entre outras.

Infelizmente nem tudo eu já passei a limpo para o meu doc, mas esses 2 cases já começam a mostrar que a web vem com força máxima e 2010 será um grande ano para nós, publicitários interativos!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais - www.pedigital.ning.com. Participe e contribua!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial