Pepsi na web
Amigos.Na última 6a feira, o site de Blue Bus publicou uma matéria sobre um lançamento de um novo produto da Pepsi - nos EUA - que me chamou muito a atenção e quis escrever sobre ele.
Se eu começar a falar que a Pepsi lançou uma nova bebida na Internet, muitos podem ler esse artigo e dizer: "ok, e daí?" afinal, os americanos sabem usar muito bem a web como veículo de comunicação e a Pepsi, uma marca jovem de refrigerantes (meu primeiro impacto ao lembrar da marca) claro que iria usar essa mídia para um lançamento, porém, vou reproduzir aqui o texto do Blue Bus e depois comentar, notem que há algo diferente nessa campanha...
Pepsi lança bebida nos EUA sem a ajuda da midia tradicional
A Pepsi trocou a midia tradicional (TV e impressos) pela internet e açoes alternativas na campanha de lançamento da Tava, uma linha de bebidas sem calorias. Está sendo divulgada atraves do site tava.com, de banners na web, promoçoes, sampling em lojas e de açoes menos comuns, como distribuir a bebida a funcionários de empresas de grande visibilidade, como MTV e Google. Noticia do New York Times destaca que a escolha da companhia de nao seguir a tradiçao é mais interessante pelo fato de que a bebida nao é destinada aos jovens, mas sim aos consumidores de 35 a 49 anos. Segundo a Pepsi, costuma-se pensar que esse grupo nao está online, mas há uma categoria de consumidores nessa faixa etaria que "renasceu" na era digital. "Eles sobreviveram às mudanças e aprenderam a se adaptar" - diz Frank Cooper, vice presidente de refrigerantes da Pepsi-Cola North America. Ainda de acordo com o NYT, planos de midia como esse para o lançamento do Tava, e outros semelhantes de empresas como Coca Cola, Kraft, P&G e Unilever, sao a razao pela qual os investimentos em midia online estao crescendo bem mais rapido do que em qualquer outro meio.
O que eu achei de muito interessante é que a Pepsi lançou o TAVA em uma campanha totalmente focada na web para consumidores de 35 a 49 anos, mostrando assim que a web nã é apenas consumida por jovens, aliás, uma miopia muito comum na comunicação digital.
Claro, que o acesso entre os jovens é maior que o acesso dos adultos, mas deve-se pensar que há 10 anos atrás, quando a web começou a crescer no mundo todo, eles tinham 25 a 39 anos e começaram a consumir. Era novidade, e tudo o que é novidade chama a atenção. Assim, os que acessaram a primeira vez a 10 anos atrás, tomaram conhecimento e tornaram uma rotina.
Se analisarmos friamente, sites de relacionamento, blogs, fotologs, comunidades online, mensageiros, fazem sim mais sucesso entre os jovens, pois se tornou o ponto principal de contato entre eles, entretanto os mais velhos consomem notícias, e-mail, entretenimento, conteúdo em geral.
Acho que vale muito para nós, planejamentos online, analisar essa campanha e começar a repensar as estratégias, analisando que o público mais velho está sim na web, talvez nem tanto no MSN, YouTube ou Orkut... mas em um UOL Notícias, Terra Invertia, MSN Dinheiro...
Abraços
Felipe Morais
Marcadores: blue bus, internet, marketing, mídia online, Pepsi, planejamento, web
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