quinta-feira, 27 de março de 2008

Cadê a cultura nacional?

Amigos.

Tudo o que vemos na vida há 2 lados. Sempre.
Se de um lado existem pessoas apaixonadas e fãs de marcas a outras que não suportam ver nem pintado de ouro certas coisas.
Assim o mundo vai evoluíndo...ou não?

Como planejador, sempre ouvi e aprendi que não podemos ter preconceitos a nada. Devemos ver de tudo um pouco, pois nosso principal trabalho é analisar pessoas, então devemos saber o que essas pessoas assistem, lêem, ouvem... assim podemos entender - aliado a outros fatores - como as pessoas agem e mostrar a nossos clientes como "atingir" essas pessoas.
Bom, basicamente o planejamento faz isso.
Mas engolir Big Brother Brasil não dá!!!

Como pode um programa onde 14 pessoas ficam trancafiadas dentro de uma casa, como se fossem animais em um zôo, onde passam 24h por dia falando mal e fazendo fofoca uns dos outros fazer tanto sucesso?
Ainda colocam um jornalista extremamente competente para apresentar um lixo desses?
E milhares de pessoas deixam de ler um livro, conversar em casa, sair para jantar, dormir mais cedo para assistir esse lixo televisivo!
A minha opinião para isso: O Brasileiro é um povo totalmente sem cultura!!

Infelizmente vivemos em um país sem cultura, sem memória, sem respeito!
As pessoas gostam de saber da vida dos outros, gostam de opiniar!
Se preocupam mais com o casamento do Lázaro Ramos do que com o seus próprios.

Ontem, eu assisti a um programa da ESPN Brasil. Os jornalistas estavam abismados com os jogadores da seleção. O jogo ontem entre Brasil X Suécia era em comemoração aos 50 anos da final de 1958 entre as 2 seleções, onde o Brasil ganhou seu primeiro título mundial e o mundo via um jogador chamado Pelé aparecer. Nenhum jogador sabia NADA sobre esse jogo. Mas aposto que alguns deles sabiam quem tinha sido o vencedor do BBB8.

É impressionante !
Ontem eu ouvi que o Alexandre Pato é um cara famoso porque namora uma atriz da Globo!!! Putz!!!
O cara tem 18 anos, ganhou prêmio de revelação do campeonato Brasileiro em 2005, jogando apenas 2 jogos, ajudou o Internacional de Porto Alegre a ganhar o campeonato mundial fazendo gols, foi para um dos maiores times do mundo, o Milan da Itália, tem feito gols e mais gols, está sendo extremamente elogiado pelo seu futebol, pela sua postura dentro e fora de campo.
Com 18 anos ele já fez mais que muito jogador com 30, já tem uma coleção de títulos invejável, uma carreira brilhante para ser um dos maiores jogadores do mundo em 4,5 anos (tal qual o seu companheiro de time, Kaká)... e é famoso porque namora uma atriz do 10o escalão (sem ofensas, a menina até que é boa, mas está começando na carreira...) da Globo?? Meu Deus!

Mas voltando ao BBB, além de ser um lixo, ainda temos que continuar assistindo esses personagens por anos a fio... imagina o que passa na cabeça de inúmeros atores e atrizes que estudam anos e anos em excelentes faculdades, fazem cursos com profissionais de peso, fazem cursos no exterior e não vão para a novela da 20h porque lá existem ex-BBBs sem o menor talento para lhes roubar o lugar. Claro, a Grazi dá audiência, afinal ela é muito mais atriz que a Fernanda Montenegro, Glória Pires, Marília Pera...

Imaginem, se vocês perderem a vaga em uma grande agência de publicidade porque no seu lugar contrataram um ex-BBB ??
O cara nunca foi a uma faculdade, nunca leu um livro, acha que Philip Kotler é um ator do cinema americano (capaz de jurar que ele faz o papel de um vilão em algum filme do Mel Gibson) e assume o cargo de coordenação de uma agência... pois é, esse sentimento que milhares de bons atores, que estudaram estão sentindo nesse momento.

A Globo não é boba! A 4a maior televisão do mundo não chegou a esse patamar por acaso.
Ela sabe como fazer para ganhar dinheiro. E muito dinheiro.
Aposta na mediocridade da maioria da população brasileira para lucar com isso. Basta pensar que em novembro / dezembro toda a grade de comerciais está vendida, cotas de patrocínio também. O que a Globo lucra na 1a semana do BBB paga todos os custos, prêmios, cachês... as outras 13 semanas são apenas lucros. E grandes lucros (estamos falando em milhões e milhões de reais).

Pior de tudo, é saber que esse é um jogo combinado.
Existe uma pessoa que comanda a atração e faz 14 marionetes obedecerem a ele.
E o público cai nessa!! Não acredito que as votações sejam manipuladas, mesmo porque a Globo não precisa dessa artimanha, mas manipular as pessoas a votarem nessa ou naquela pessoa, a isso não tenha dúvidas! Basta usar táticas de publicidade. Vamos as simples:

Faça uma pesquisa rápida de recal de marca. Simples, peça para qualquer pessoa falar de "bate e pronto" um nome de refrigerante, cerveja, carro, celular...

Você vai encontrar uma feliz coincidência: O resultado vai mostrar os maiores anunciantes de cada segmento. Veja como vai sair Coca-Cola, Skol, Chevrolet, Motorola...

Mas o que isso tem a ver com o BBB8??
Resposta simples: A Globo sai as ruas pesquisando quem o povo mais gosta no BBB, inclusive eles mostram isso na TV.
Isso faz com que as pessoas que estão assistindo sejam influenciadas pelas opiniões dos outros (ninguém quer ter opinião diferente da maioria e ser "ridicularizado" por isso).
A partir disso basta editar 24h de programa em 20 minutos (tempo que é mostrado a grande maioria após a novela) e mostrar que o "eleito da semana" pela pesquisa é bonzinho. Basta editar de uma forma (e a Globo tem profissionais capacitados para isso) que mostre o lado bom de uns e ruim dos outros, sim porque durante o dia todo mundo fala coisas boas e ruins.
Quem dá mais Ibope aparece mais.
Aparece mais, as pessoas o tem mais na memória, pegam mais apego a ele.
Pronto, a manipulação está ai!! De forma simples... tal qual um Diretor de Marketing gasta milhões de reais para ficar na mídia diariamente e as pessoas terem a sua marca na memória, o BBB usa a edição para mostrar mais um ou outro e fazer com que esse vença, pensando nos altos lucros que terá com ele a partir da final.
Depois é só assinar com a Playboy participação nas vendas de TODAS as mulheres que estavam lá e vão para a capa da revista, fazer com que eles sejam agenciados pela Globo... no final a emissora está certa. Errados estão as pessoas que assistem esse lixo!!!

Eu - como perceberam - ODEIO esse programa - mas pelo o pouquíssimo que vi já sabia que o tal do Rafinha ganharia. Simples, o cara sempre aparecia como o bom moço, que mesmo sendo assediado não traia a namorada, amigo de todos, capa de várias revistas e matérias no jornal... nada mais do que uma bela campanha publicitária em cima da marca Rafinha.
Resultado: Ele venceu. Que seja feliz com seu 1 milhão de reais mais os outros milhões que ganhará com eventos, participações nos programas da Globo...

E que venha o BBB9 para deixar mais ainda o povo BURRO!!!
Espero - muita pretensão minhas, mas vale - que nosso Ministro da Cultura leia esse post e veja que ele é um Ministro extreamente talentoso na música, mas que cuida da Cultura de um país SEM CULTURA!!!

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Às 31 de março de 2008 às 11:29 , Anonymous Anônimo disse...

Pois é Felipe, realmente, o BBB, não somente faz plágio a uma das principais obras literárias e cinematográficas da contemporaneidade - 1984 de George Orwell - como também corrobora a velha estratégia não somente da Globo, mas de todos aqueles que exploram a mediocridade humana, não somente no Brasil, dado que o formato do programa foi importado de uma das sociedades que estão cotadas entre as mais avançadas do planeta, a holandesa.
Outro que fez fortuna com isso foi Sílvio Santos, e muitos acreditam na história de um camelô simplório que enriqueceu graças à sua inteligência MENTIRA - a família Abravanel era formada de ricos comerciantes de pratarias no Rio de Janeiro; o jovem Senor vem para SP e realmente começa seu império montando uma banca de comérico informal na Estação da Luz. Mas o que ninguém fala é que ele não montou uma só banca, mas DEZENAS de bancas ao mesmo tempo, ou seja, criou o modelo para as máfias do comérico informal.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial